Fazenda Futuro lança linguiça vegana com sabor e textura iguais à linguiça suína

Linguiça do Futuro tem até "pele" de alga.

A startup Fazenda Futuro lançará em abril deste ano uma linguiça vegana com gosto e textura semelhantes à carne suína.

A chamada “Linguiça do Futuro” é feita a partir de proteína de ervilha, soja e de grão de bico e beterraba para a cor rosada. Ela ainda é revestida com uma “pele” de alga que imita a linguiça de origem animal e vem em um formato clássico.

Linguiça do Futuro é o 4º produto à base de plantas da Fazenda Futuro.
Linguiça do Futuro é o 4º produto à base de plantas da Fazenda Futuro.

Além da aparência, a companhia afirma que a nova linguiça vegana tem um gosto muito parecido com o da linguiça suína. Com sabor de pernil com toque de especiarias, o produto é ideal para churrascos e sanduíches, ou para rechear torta, massas, pizza, entre outras receitas.

Assim como outros produtos da Fazenda Futuro, a linguiça é produzida sem transgênicos, corantes, realçadores de sabor ou aromas artificiais. Ela chegará aos supermercados e restaurantes no Brasil e na Europa em abril deste ano.

Questionado sobre o valor nutricional da linguiça vegana, o CEO da Fazenda Futuro, Marcos Leta, afirmou que o produto ainda não possui tabela nutricional e que o foco da empresa é reduzir o consumo de carne animal.

“Primeiro, é olhar a redução de impactos, na saúde e no meio ambiente, que o consumo de produtos sem nada de origem animal tem”, disse ao HuffPost. “Depois, é entender que estamos entregando o mesmo gosto e prazer de comer algo igual a linguiça suína, mas sem glutamato, corantes e aromas artificiais, menos sódio e, claro, sem sacrifício animal”.

Este é o quarto produto lançado pela empresa brasileira, que segue a tendência mundial de recriar alimentos de origem animal, só que à base de plantas. Antes da linguiça veggie, a Fazenda Futuro já lançou o Futuro Burger, carne moída vegetal e a almôndega do Futuro, todas feitas com um blend de vegetais como soja, ervilha e grão de bico.

Os produtos podem ser encontrados em mais de 6 mil pontos de vendas em todo o País, como os supermercados Carrefour, Pão de Açúcar, St. Marche, e em restaurantes como Lanchonete da Cidade, Cabana Burger, Frango Assado, América, entre outros.