ENTRETENIMENTO
06/01/2020 10:57 -03 | Atualizado 06/01/2020 11:09 -03

A advogada da vida real que inspirou Laura Dern em 'História de um Casamento'

No último domingo (5), a atriz consolidou mais uma etapa em sua carreira ao levar o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Globo de Ouro 2020.

Chris Pizzello/Invision/AP

São poucas as mulheres em Hollywood que têm a chance de mostrar que continuam confiantes, versáteis e donas do jogo, mesmo após os 50 anos. Com certeza LauraDern é uma delas.

No último domingo (5), a atriz consolidou mais uma etapa em sua carreira ao levar o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Globo de Ouro 2020 por sua atuação em História de um Casamento.

Dern desbancou nomes como Kathy Bates (O Caso Richard Jewell), Annette Bening (O Relatório), Jennifer Lopez (As Golpistas) e Margot Robbie (O Escândalo) que também disputavam a categoria.

Na produção de Noah Baumbach, ela interpreta a advogada especializada em divórcios Nora Fanshaw. Toda a sua atuação chama atenção, mas uma cena específica merece destaque (spoiler aqui!).

Em um monólogo contundente, a advogada expõe algumas das expectativas sociais e pressões que recaem sobre as mulheres quando elas se tornam mães. O discurso, que dura pouco mais de 1 minuto, trata de alguns dos julgamentos morais que circundam a maternidade, de forma simbólica ou não, e é difícil não empatizar com a sua postura. 

Não é a primeira vez, contudo, que Dern se apresenta dominando os papeis do mundo da advocacia. Parte do público já havia despertado interesse por ela na série Big Little Lies, especialmente durante a segunda temporada, em que Dern vive a também advogada Renata Klein.

De acordo com alguns bastidores do cinema, as personagens de Dern não seriam totalmente ficcionais, principalmente a advogada Nora Fanshaw. Isso porque a atriz teria se inspirado em uma profissional famosa de Hollywood também especializada em divórcios: Laura Wasser, a advogada das estrelas em Los Angeles.

Santiago Felipe via Getty Images
Laura Wasser, a advogada das estrelas em Los Angeles.

A lista de clientes de Wasser, de acordo com aEsquire, é longa e envolve nomes que vão desde Scarlet Johansson, Kim Kardashian, Angelina Jolie, Johnny Depp e Britney Spears. Wasser também representou a própria Dern em seu divórcio após o relacionamento com músico Ben Harper.

Em entrevista ao Vulture, Wasser não confirmou que a personagem de Dern teria sido inspirada em seu próprio desempenho profissional.

“Eu não sei. É muito difícil se ver assim, mas devido à quantidade de pessoas que me ligaram e me mandaram mensagens sobre isso, não posso ignorar completamente que esse pode ser que eu tenha a inspirado”, declarou.

Mas mesmo se a personagem não tiver sido inteiramente inspirada na advogada, pelo menos os cenários dos escritórios de advocacia foram. Segundo Wasser, algumas das cenas que aparecem no filme de Noah Baumbach foram literalmente gravadas no escritório de sua empresa.