NOTÍCIAS
26/01/2020 17:30 -03 | Atualizado 27/01/2020 11:47 -03

Kobe Bryant, astro da NBA, morre aos 41 anos em acidente de helicóptero nos EUA

Site TMZ informa que o ex-jogador viajava com três pessoas e que o acidente ocorreu em Calabasas, na Califórnia, nos Estados Unidos.

mpi34/MediaPunch/MediaPunch/IPx
Kobe Bryant, em, 2015, antes de um jogo entre o Washington Wizards e o Los Angeles Lakers durante sua última temporada profissional da NBA.

Kobe Bryant, astro da NBA, morreu na tarde deste domingo (26) em um acidente de helicóptero, na cidade de Calabasas, na Califórnia. As informações foram divulgadas pelo site norte-americano TMZ e, confirmada por outros veículos como o canal de esportes ESPN e a revista Variety.

Inicialmente, foi divulgado pela polícia da cidade que cinco pessoas haviam morrido no acidente, mas, mais tarde, o corpo de bombeiros de Calabasas anunciou que a aeronave carregava no total nove pessoas.

Uma das filhas de Bryant, Gianna, 13, também estava no helicóptero. O departamento de polícia local confirmou que todos os ocupantes da aeronave morreram. Autoridades ainda investigam a causa do acidente.

Segundo o TMZ, Bryant tinha o costume de viajar de helicóptero com a família. O site ainda informa que sua esposa, Vanessa, e suas quatro filhas ― uma delas nascida em junho do ano passado ― não estão entre as vítimas.

John McCoy via Getty Images
LeBron James (à dir.) em momento descontraído com Kobe Bryant, em jogo do Lakers contra contra o Dallas Mavericks no Staples Center em dezembro de 2019.

″É com muita tristeza que descobrimos a morte de Kobe Bryant e outras quatro (pessoas) em um acidente de helicóptero em Calabasas. A aeronave caiu em um campo remoto perto de Las Virgenes por volta das 10:00 desta manhã (horário local). Ninguém no chão ficou ferido”, disse a cidade de Calabasas no Twitter.

Segundo a Reuters, os primeiros socorristas apagaram o incêndio do local do acidente, disse o departamento do xerife da região, publicando uma foto de um caminhão de bombeiros e fumaça emergindo da mata em um barranco.

A Administração Federal de Aviação dos EUA identificou o helicóptero acidentado como um Sikorsky S-76, afirmando em comunicado que a FAA e o National Transportation Safety Board investigariam o acidente.

Por 20 anos, Bryant fez carreira no Los Angeles Lakers, um dos times mais tradicionais do basquete norte-americano. Ele atuou como ala-armador até 2016, quando se aposentou do esporte.  

Bryant é conhecido um dos grandes astros do basquete mundial. Ele foi um All-Star da NBA por 18 vezes que usava camisa de número 24 na competição. Dono de cinco títulos NBA, ele também foi medalha de ouro com a seleção norte-americana de basquete nas Olimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012.

Ontem, sábado (25), Bryant foi superado por LeBron James, astro da atualidade no basquete mundial. Agora ele tem o título de maior pontuador da liga, com 33.655 durante uma única partida. Enquanto Bryant chegou a 33.643.

Em 2018, o ex-jogador ganhou um Oscar por seu curta-metragem Dear Basketball, baseado em um poema que ele escreveu antes de se aposentar.

A NBA divulgou um comunicado sobre a morte do jogador. Nele, o comissário da liga, Adam Silver, afirma que “a família da NBA está devastada com a trágica morte” de Bryant e de sua filha, Gianna.

“Por 20 temporadas, Kobe nos mostrou o que é possível quando talentos memoráveis se unem a uma  devoção absoluta pela vitória. Ele foi um dos mais extraordinários jogadores da história do nosso esporte”, diz o comissário.