ENTRETENIMENTO
06/02/2020 11:17 -03

5 Filmes inesquecíveis com Kirk Douglas que você precisa ver

Uma homenagem ao ator, morto na noite desta quarta (5), uma das últimas grandes estrelas da Era de Ouro de Hollywood.


Uma das últimas grandes estrelas da Era de Ouro de Hollywood (período entre as décadas de 1940 e 50), o ator Kirk Douglas morreu na noite desta quarta (5), aos 103 anos.

Famoso por papeis marcantes na pele de homens “durões”e por sua inconfundível “covinha” no queixo, Kirk (pai do também reconhecido ator Michael Douglas) se destacou como um dos poucos profissionais em Hollywood a enfrentar o Macartismo, um período de perseguição a pessoas tachadas de comunistas que segregou diversos roteiristas, atores e diretores de cinema nos Estados Unidos do pós guerra.

Seu filme mais famoso, Spartacus (1960), é um bom exemplo disso. Produzido pelo próprio Kirk Douglas, o filme tem roteiro de Dalton Trumbo, um premiado escritor que entrou na “lista negra” do senador Joseph Raymond McCarthy por conta de ideologias políticas.

“Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da era de ouro dos filmes que viveu bem seus anos dourados, um humanista cujo compromisso com a justiça e as causas em que ele acreditava estabeleceu um padrão para todos nós aspirarmos”, disse seu filho Michael em um comunicado à revista People.

E para homenagear essa verdadeira lenda de Hollywood, fizemos uma lista com cinco filmes inesquecíveis de sua carreira que você encontra em plataformas de streaming no Brasil.

Veja aqui: 

Spartacus (1960)

Divulgação

Sinopse: Nascido escravo e trabalhando em uma mina na Líbia, Spartacus (Kirk Douglas) sonha em ser um homem livre. Até que um treinador de gladiadores o compra e passa a treina-lo para combates no Coliseu romano. Ao vencer uma luta, Spartacus se recusa a matar seu adversário e acaba se transformando no líder de uma revolta de escravos.
Onde ver: Claro Vídeo, Looke e Net Movies.

O Tempo não Apaga (1946)

Divulgação

Sinopse: Apaixonados, os jovens Martha Ivers (Barbara Stanwyck) e Sam Masterson (Van Heflin) faziam planos de se casar mesmo que a família dela fosse contra. Porém, um grave acidente separa os dois. Anos depois, Martha está casada com o advogado alcoólatra Walter O’Neil (Kirk Douglas) quando Sam retorna.
Onde ver: iTunes (para alugar).

20.000 Léguas Submarinas (1954) 

Divulgação

Sinopse: Os oceanos no final da década de 1860 não são mais seguros. Muitos navios são atacados pelo que muita gente achar ser um gigantesco monstro marinho. Um cientista francês, o professor Pierre Aronnax (Paul Lukas) parte para investigar o caso junto com seu assistente Conseil (Peter Lorre) e um baleeiro profissional, Ned Land (Kirk Douglas), que descobrem que o tal “monstro” é, na verdade, um incrível submarino, o Nautilus, comandado pelo lendário Capitão Nemo (James Mason).
Onde ver: Telecine Play.

Glória Feita de Sangue (1957)

Divulgação

Sinopse: No auge da Primeira Guerra Mundial, em 1916, o general francês Mireau (George Meeker) fica revoltado com um grupo de soldados que se recusou a fazer parte de um ataque suicida e ordena sua artilharia a atirar contra os próprios companheiros. Com a recusa da artilharia a obedecer a ordem, Mireau resolve mandar todo o regimento para o tribunal militar, exigindo execução de todos por covardia. Aí entra na história a figura do coronel Dax (Kirk Douglas), que não concorda com os desmandos do alto comando do exército Francês e tenta de todas as formas reverter essa decisão totalmente descabida.
Onde ver: Telecine Play.

Sede de Viver (1956)

Divulgação

Sinopse: Em 1877, o pintor holandês Vincent Van Gogh vive uma vida simples no interior da França, pintando a natureza. Porém, instável emocionalmente, ele sofre para encontrar seu estilo, que é rejeitado por boa parte da elite artística de Paris. Deprimido e miserável, ele recebe a visita de um de seus poucos amigos e admiradores, o também pintor Paul Gauguin (Anthony Quinn). 
Onde ver: Google Play e iTunes (para alugar).