NOTÍCIAS
13/01/2019 02:00 -02

Futebol brasileiro aposta em novos gringos para 2019

Times como Corinthians, Grêmio e Cruzeiro foram às compras no mercado sul-americano.

ASSOCIATED PRESS
Mauro Boselli era estrela do futebol mexicano e agora está no Corinthians.

A temporada de 2019 do futebol brasileiro mal começou, e os sinais de que uma “invasão estrangeira” está acontecendo por aqui são cada vez mais evidentes.

Corinthians, Grêmio, Santos, Cruzeiro e outras forças, sempre apontadas como favoritas ao título do Campeonato Brasileiro, foram às compras no mercado sul-americano e apresentarão novos gringos aos seus torcedores quando a bola começar a rolar para os Estaduais, a partir do dia 19 de janeiro.

Depois de um 2018 apenas mediano, o Corinthians começa a nova temporada disposto a voltar ao topo. Para isso, além de trazer de volta o técnico Fábio Carille, campeão brasileiro de 2017 pelo Alvinegro, foi buscar no México o atacante argentino Mauro Boselli.

O jogador tem todas as características de um camisa 9 goleador, atleta que faltou ao Alvinegro do Parque São Jorge na última temporada e obrigou a equipe a jogar de uma forma a qual não estava acostumada.

Além de Boselli, o Corinthians apresentará ao torcedor Sornoza, camisa 10 que estava no Fluminense e que chega ao Timão com a missão de disputar a vaga de principal armador da equipe com Jadson, que já não apresenta mais o mesmo rendimento de outras temporadas.

No outro alvinegro integrante do grupo de principais times do Estado - o Santos -, a principal novidade gringa estará no banco de reservas e não entrará em campo. Trata-se do técnico argentino Jorge Sampaoli, contratado para substituir Cuca.

Divulgação/Ivan Storti/ Santos FC
Jorge Sampaoli comanda treino do Santos.

Campeão da Copa América comandando a seleção do Chile em 2015, Sampaoli foi o treinador da Argentina na Copa do Mundo da Rússia. Apesar de não ter chegado longe na competição, continua com prestigio alto no mercado, principalmente no sul-americano.

Junto com Sampaoli deverão chegar mais gringos para fortalecer o Santos na temporada. O clube está negociando com o goleiro Martin Campaña, do Independiente, o meio-campista Pablo Perez, do Boca Juniors e o armador Yeferson Soteldo, do Huachipato, este o mais próximo de ser anunciado oficialmente.

ASSOCIATED PRESS
O uruguaio De Arrascaeta sai do Cruzeiro para reforçar o Flamengo.

Futebol no Rio de Janeiro

Na Cidade Maravilhosa também há gringos novos na área. O Fluminense, que perdeu Sornoza para o Corinthians, contratou o atacante colombiano Yony González, vice-campeão da Copa Sul-Americana defendendo o Júnior de Barranquilla.

O Vasco da Gama, por sua vez, foi buscar um paraguaio para reforçar sua lateral direita. Raúl Cáceres, ainda pouco conhecido do futebol brasileiro, mas considerado promissor em sua terra natal.

No Flamengo a novidade já é uma realidade no futebol brasileiro, mas em 2019 estará vestindo uma nova camisa: o uruguaio Giorgian De Arrascaeta, que nos últimos anos brilhou com a camisa do Cruzeiro, é uma das principais contratações do Rubro-Negro da Gávea para tentar não ficar apenas no “cheirinho” neste ano e presentear a maior torcida do Brasil com títulos.

No resto do País

Wikimedia Commons
Marco Ruben vai defender camisa 9 do Athletico Paranaense neste ano.

Sempre candidato aos títulos que disputa, o Cruzeiro, que perdeu De Arrascaeta para o Flamengo, tem como novo gringo o lateral-direito colombiano Luis Orejuela.

Nilson Loyola, lateral-esquerdo titular da seleção peruana, acertou contrato para defender o Goiás, um dos caçulas da Série A do Campeonato Brasileiro em 2019, enquanto o argentino Marco Ruben, sonho antigo do Santos, será o camisa 9 do Athletico Paranaense neste ano.