Joaquin Phoenix comemora estatueta comendo burger vegano com noiva em rua de LA

Casal não compareceu à festa luxuosa pós-Oscar e finalizou a noite da melhor forma: comendo muito.

E a melhor comemoração pós-Oscar vai para... Joaquin Phoenix!

Após receber a estatueta de Melhor Ator na maior premiação do cinema nos Estados Unidos por seu papel em Coringa, o ator Joaquin Phoenix e sua noiva, a atriz Rooney Mara, decidiram saborear um hambúrguer vegano em vez de festejar em baladas privadas ou marcar presença no Governors Ball, evento luxuoso que acontece logo após a premiação.

Sem requinte ― mas com um belo Oscar entre os dois ―, o casal foi comer um hamburgão na calçada da lanchonete Mounty’s Good Burger, em Los Angeles. O momento foi registrado pelo fotógrafo Greg Willians, que compartilhou no Instagram.

Phoenix foi um dos protagonistas do Oscar 2020 e e seu discurso ao ser nomeado o melhor ator do ano foi considerado um dos mais tocantes da noite.

Emocionado, o ator agradeceu a oportunidade de estar lá e receber uma segunda chance em sua carreira. “Eu tenho errado bastante em minha vida, eu tenho sido egoísta e difícil de se trabalhar e estou agradecido que tanta gente deste lugar tenha me dado uma segunda chance”, disse.

O ator, que também apoia causas ambientais e é vegano, pediu mais compaixão e criticou o atual sistema alimentar. “Um dos maiores dons que eu recebi, e como muitos aqui neste recinto, é a oportunidade de dar voz aos que não podem falar. Tenho pensado muito nos maiores problemas que temos enfrentado ultimamente e nós sentimos que existem muitas causas, mas eu vejo muita coisa em comum. Eu acho que quando falamos sobre inequidade de gênero, racismo, direitos LGBT, direitos dos indígenas e direitos dos animais, nós estamos lutando contra injustiça”, disse.

“Estamos lutando com a crença de que uma nação, uma pessoa, um gênero, uma espécie tem o direito de dominar e controlar e explorar os outros.
Acho que estamos muito desconectados com o mundo natural. Nós acreditamos que somos o centro do universo. Nos apossamos das coisas, achamos que é normal inseminar uma vaca, e quando ela dá a luz, nós roubamos seu filhote. E nós pegamos seu leite e colocamos em nosso café e cereal”, completou. “Acho que tememos as mudanças pessoais porque temos que sacrificar algo para algo mudar. Mas nós usamos amor e compaixão em nossos princípios, nós podemos criar sistemas de mudanças que podem beneficiar todos os humanos e o meio ambiente.”

Cardápio vegano

Apesar de Phoenix ter trocado o Governors Ball pelo burger vegano ― e ele está errado? ―, o evento pós-Oscar chamou atenção ao oferecer um cardápio 70% vegano. Pela primeira vez, apenas 30% dos pratos servidos na festa continham peixe, carne bovina e opções vegetarianas.

“A Academia é uma organização de influenciadores ao redor do mundo, e devemos à nossa composição global um compromisso de apoiar o planeta”, afirmou a Academia em nota enviada à imprensa no final de janeiro. “Na última década, a Academia tem se comprometido a reduzir a pegada de carbono. Nós continuamos expandindo nosso plano de sustentabilidade com o objetivo de se tornar carbono neutro.”