COMIDA
17/07/2019 02:00 -03

Japonês ganha competição na Itália com melhor pizza napolitana

Hiroki Nishimoto, um pizzaiolo japonês que mora em Toyonaka, levou a medalha de ouro da competição mais importante do torneio: o da verdadeira pizza napolitana.

Paolo Paradiso via Getty Images
Pizza napolitana leva muçarela de búfala.

A pizza é levada a sério na Itália, principalmente em Nápoles, berço da redonda mais famosa do mundo: a margherita. E para celebrar a cultura e tradição em torno das redondas, os italianos organizam uma mega Olimpíada da Pizza.

Este ano, porém, foi o Japão que levou a medalha de ouro da “Vera Pizza Napoletana”, realizada pela Associação da Verdadeira Pizza Napolitana (AVPC).

Hiroki Nishimoto, um pizzaiolo japonês que mora em Toyonaka, levou o primeiro lugar no pódio da competição mais importante do torneio: o da verdadeira pizza napolitana. 

Reprodução/Facebook
Hiroki Nishimoto (dir.) venceu a competição mais importante do dia. 

O segundo lugar foi dado ao italiano Francesco De Simone e, em terceiro, ficou um outro japonês, Akiyo Okabayashi, seguido pelo egípcio Ahmed Zakzouk. Os cinco pizzaiolos restantes dentre o top 10 foram italianos. 

A pizza napolitana é uma especialidade tradicional da cidade de Nápoles e tem duas variantes: a pizza napolitana marinara, feita de tomates italianos, alho, sal e manjericão fresco, e a margherita, com molho marinara, tomates, muçarela de búfala, azeite e manjericão. 

O torneio aconteceu entre 8 e 10 de julho em Nápoles e contou com participantes de diversos países. O Brasil bem que tentou e levou à competição quatro pizzaiolos, mas nenhum chegou ao pódio das cinco categorias: “Verdadeira Pizza Napolitana”, “Pizza Gourmet”, “Pizza Glúten Free”, “Pizza Frita” e “Pizza Mastunicola”

Curiosamente, o Japão não só se destacou na principal categoria da competição, mas também ficou entre os mais bem colocados nas demais, sendo um concorrente de peso para os donos da casa, os italianos.

Isso porque existe uma forte cultura de pizzas napolitanas no Japão ― inclusive não é a primeira vez que um japonês ganha medalhas nesta Olimpíada da Pizza.

As pizzas napolitanas são uma verdadeira febre no Japão, sobretudo em Tóquio. Por lá, é possível encontrar algumas das melhores pizzarias do mundo. 

“Qual o segredo da pizza japonesa?”, perguntou o correspondente da CBS News, Ben Tracy, ao pizzaiolo japonês Tsubasa Tamaki. “Damos à pizza o ‘toque especial’ com o sal”, respondeu Tamaki, que nunca colocou o pé na Itália. 

Tamaki contou ao site que coloca o sal diretamente no forno, onde a massa será assada, para assim valorizar o seu sabor.

O pizzaiolo acrescenta que o toque final do “estilo japonês” é deixar a pizza mais perto do fogo, mais do que como os italianos fazem. O resultado é uma pizza assada com perfeição, desde o recheio até a borda. 

“Eu sou daqueles que deixam sempre a borda da pizza. Mas esta eu não resisti, comi ela inteira, com borda e tudo. É simplesmente muito bom”, resumiu Tracy, após experimentar a pizza de Tamaki.