COMPORTAMENTO
02/08/2019 18:22 -03

Instituto Serginho 10 se torna exemplo dos benefícios do apoio ao esporte

Com pouco mais de dois meses de existência, o projeto já atende cerca de 300 participantes em Guarulhos, a cidade onde o jogador se lançou no mundo do vôlei.

Divulgação

Bicampeão olímpico, campeão mundial, nacional e único líbero a ser considerado melhor jogador do mundo. Quem olha para a carreira de Sérgio Dutra Santos, o Escadinha, vê um atleta vitorioso e completo. Mas o eterno líbero da seleção masculina de vôlei, que aos 43 anos segue na ativa, ainda tinha um sonho a realizar: retribuir todas as conquistas que o esporte lhe proporcionou.

Com a garra e a coragem que sempre demonstrou representando o Brasil em quadra, Serginho batalhou pelo seu sonho e hoje o Instituto Serginho 10 é uma realidade. Com pouco mais de dois meses de existência, o projeto já atende cerca de 300 participantes em Guarulhos, a cidade onde o jogador se lançou no mundo do vôlei.

“O instituto é mais uma medalha olímpica que eu acabei recebendo. Só que essa medalha é em forma de trabalho, em forma de ajuda, para formar cidadãos através do esporte”, ele conta, orgulhoso.

Montar um projeto tão grande a partir do zero não é fácil, mas Serginho conseguiu graças ao trabalho em equipe. Para construir um ginásio moderno, com equipamentos, arquibancada e toda a estrutura necessária para oferecer um espaço seguro e confortável aos alunos, Serginho contou com o apoio da BV.

“A importância da BV é total. Poderia dizer que, se não fosse por eles, o instituto dificilmente sairia do papel. Fico muito feliz que a BV tenha me dado essa chance”, reconhece.

Para Serginho, a ajuda da BV também colaborou para reduzir as ansiedades do processo. Ele lembra que foram meses de muito estudo, com ajuda de vários profissionais para viabilizar o melhor modelo de implantação do instituto, além dos seis meses necessários para a reforma do local. “O resultado é um espaço muito funcional para as pessoas vivenciarem o vôlei de alto nível, principalmente a molecada”, diz Serginho.

Serginho destaca também que todo o trabalho deste time de estrelas já começou a render frutos, especialmente para os alunos mais jovens. Para ele, uma das maiores conquistas do Instituto Serginho 10 até o momento é a comunidade que está sendo construída dentro do projeto, tendo o vôlei como base.

“O que me deixa feliz é ver que todos os atletas estão treinando. Vejo os pais acompanhando seus filhos, eles sabem qual é o boletim do filho por causa do instituto, sabem que o filho está aprendendo valores no instituto. O vôlei é uma isca para trazer as pessoas para o instituto e formar cidadãos.”

Além dos alunos já inscritos, o instituto segue com turmas abertas para interessados em participar das aulas em diversos horários. E o plano é continuar expandindo ainda mais, uma vez que o local tem capacidade para mais de 1.100 pessoas.

Com a bagagem de quem já conquistou o mundo, Serginho sonha grande. “Daqui para frente queremos ganhar mais força, criar nossas próprias raízes, nos fortalecer e sermos bem estruturados. Guarulhos é a nossa base, mas, de repente, podemos até ganhar o Brasil, seguir para outras grandes cidades”, ele projeta.