NOTÍCIAS
22/08/2019 12:55 -03

Nasa divulga imagem de incêndios na Amazônia

Referência em tecnologia de satélites, a Nasa explicou que a fumaça pode ser vista em vários estados do Brasil, incluindo Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

Montagem/NASA/Twitter

Na última quarta-feira (21), a Nasa (agência espacial americana) publicou uma imagem de satélite em que mostra que os incêndios florestais na Amazônia espalharam fumaça por todo o País. 

“Embora seja estação de queimadas no Brasil, o número de incêndios pode ter batido o recorde”, escreveu a agência em sua conta oficial no Twitter.

Referência em tecnologia espacial, a Nasa explicou que a fumaça pode ser vista em vários estados do Brasil, incluindo Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

A imagem foi coletada usando a tecnologia do VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite), na terça-feira (20). 

A informação da agência, no entanto, foi questionada pelo usuário brasileiro Leonardo Coutinho.

Coutinho, que se apresenta como jornalista em sua biografia no Twitter, escreveu:

“Hey Nasa, are you sure?” (Oi Nasa, você tem certeza?, em tradução literal.) 

De acordo com Coutinho, as imagens compartilhadas pela agência mostrariam “fumaça no território boliviano, predominantemente”. 

Em resposta ao seu questionamento, outros usuários da rede social criticaram aquilo que classificaram como “a audácia do brasileiro”. 

Em outro tuíte, Coutinho explicou melhor a sua dúvida.

“Ai, meu Deus do céu. Lá vou eu ter que desenhar... O que estou dizendo é que o tweet da Nasa é muito complacente com a Bolívia. Mais do que isso. Impreciso em relação o Brasil. Isso não quer dizer que não estão ocorrendo queimadas na porção brasileira da Amazônia”, disse.

Nos últimos dias, levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), feito diariamente por satélite, mostra que apenas entre o domingo (18) e a segunda-feira, apareceram 1.346 novos focos de incêndios no Brasil. Desde a última quinta-feira (15), são 9.507 novos pontos de queimada.