COMIDA
13/09/2019 15:34 -03

iFood já faz testes para fazer entregas usando drones

Campinas (SP) foi a cidade escolhida para um projeto piloto que pode revolucionar o mercado de food delivery.

Já pensou receber seu almoço pela janela do prédio da sua firma? O que parece algo saído de um episódio de Black Mirror pode ser algo bem real em breve. O iFood já iniciou testes para se tornar a primeira plataforma de food delivery da América Latina a fazer entrega por drone. 

“Hoje realizamos mais de 19 milhões de pedidos mensalmente e inovação está no nosso DNA. Estamos sempre buscando como melhorar a experiência dos nossos clientes”, disse Carlos Moyses, CEO do iFood.

Parceria com a Speedbird Aero (SMX), empresa que desenvolve e opera drones, o projeto piloto deve operar de duas formas. Em uma delas, o drone fará a coleta de pedidos no shopping Iguatemi Campinas e os levará até o iFood Hub, um centro de expedição alocado dentro do empreendimento, fazendo a primeira perna do trajeto. A partir daí as entregas seguem por modais como moto, bike ou bicicleta elétrica.

Divulgação

No outro modelo haverá uma rota entre o iFood Hub e um condomínio residencial. Nesse caso, os clientes podem retirar no droneport, estrutura de onde decolam e aterrissam os drones, ou ainda ter a rota concluída por um entregador.   

Roberto Gandolfo, diretor de Logística do iFood, explica que o drone ainda não fará entregas na janela dos clientes. Mas, mesmo assim, o processo ganha muito em rapidez: “Em um shopping, por exemplo, os entregadores podem levar até 12 minutos para retirar o pedido no restaurante e, com o uso do drone, esse tempo varia entre 30 segundos e 1 minuto.”