LGBT
27/04/2019 06:00 -03

O que é cis, trans, não-binário e outras definições de gênero

Este glossário apresenta definições para ajudar a respeitar as diferenças, superando mitos e medos.

itakdalee via Getty Images
Conhecer o que é identidade de gênero é o primeiro passo para combater preconceitos.

O que é identidade de gênero? O que significa ser transexual? E não-binário? Essas e outras dúvidas vem à tona quando falamos em diversidade sexual. Neste glossário, o HuffPost Brasil explica estes e outros conceitos que dizem respeito à forma como as pessoas se identificam e expressam seu gênero no mundo.

As definições aqui descritas foram baseadas no artigo “Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos”, da doutora em psicologia social e professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Jaqueline Gomes de Jesus, no ‘Manual de Comunicação LGBTI+’, da Aliança Nacional LGBTI, e no ’Media Reference Guide’ da GLAAD, organização americana de defesa dos direitos LGBT.

Entender a definição básica de alguns destes conceitos é importante para a respeitar as diferenças, superando mitos e medos. Veja as definições a seguir:

O que é gênero?

Conceito formulado nos anos 1970 com influência do movimento feminista, criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social da classificação pessoal e social dos indivíduos como homens ou mulheres. O conceito gênero é considerado uma construção cultural que orienta papéis e expressões das pessoas na sociedade e independe do sexo biológico.

O que é sexo biológico?

Diz respeito às características biológicas que a pessoa tem ao nascer: cromossomos, genitália, composição hormonal, entre outros. Não há gênero no sexo biológico em si; o que existe é uma expectativa social, um papel de gênero atribuído em relação ao corpo e ao genital.

O que é orientação sexual?

Diferente do senso pessoal de pertencer a algum gênero, é a inclinação involuntária de cada pessoa em sentir atração sexual, afetiva e emocional por indivíduos de gênero diferente, de mais de um gênero ou do mesmo gênero. As 3 orientações sexuais preponderantes são: pelo mesmo gênero (homossexualidade), pelo gênero oposto (heterossexualidade) ou pelos dois gêneros (bissexualidade). Há ainda as pessoas assexuais, que não sentem atração sexual por pessoas de qualquer gênero.

ronniechua via Getty Images
Orientação sexual e identidade de gênero são conceitos que se referem a coisas diferentes.

O que é identidade de gênero?

É a percepção que uma pessoa tem de si como sendo do gênero masculino, feminino, ou de alguma combinação que não se enquadra entre esses dois pólos. É uma experiência individual e interna, que independe de sexo biológico e do gênero que foi atribuído no nascimento.

A identidade de gênero pode incluir o senso pessoal do corpo — que pode envolver, por livre escolha, modificação da aparência ou função corporal por meios médicos, cirúrgicos e outros — e outras expressões de gênero, inclusive vestimenta, modo de falar e maneirismos, mas não necessariamente está visível para as demais pessoas. Não tem relação com a orientação sexual.

O que é expressão de gênero?

É como a pessoa manifesta publicamente, por meio do seu nome, da vestimenta, do corte de cabelo, dos comportamentos, da voz ou características corporais e da forma como interage com as demais pessoas. A expressão de gênero nem sempre corresponde ao seu sexo biológico e depende da cultura em que ela está inserida.

O que é papel de gênero?

Modo de agir em determinadas situações conforme o gênero atribuído, ensinado às pessoas desde o nascimento. Construção de diferenças entre homens e mulheres, de cunho social, e não biológico.

O que é cisgênero?

Termo que abrange os indivíduos que se identificam, em todos os aspectos, com o gênero atribuído ao nascer em função do seu sexo biológico.

O que é transgênero?

Conceito que abrange o grupo diversificado de pessoas que não se identificam, em graus diferentes, com comportamentos ou papéis esperados do gênero que lhes foi determinado no nascimento.

HuffPost Brasil
Laerte Coutinho já compartilhou com o HuffPost sua jornada de autoaceitação como mulher trans.

O que é transexual?

Termo genérico que caracteriza as pessoas que não se identificam com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento. Essas pessoas desejam ser reconhecidas pelo gênero com o qual se identificam. Homens e mulheres transexuais podem ou não manifestar o desejo de se submeterem a intervenções médicas e cirúrgicas para realizarem a adequação dos seus atributos físicos de nascença (inclusive genitais) à sua identidade de gênero constituída.

O que é homem trans?

É a pessoa do gênero masculino, mas que foi designada como pertencente ao gênero feminino ao nascer em função do seu sexo biológico.

O que é mulher trans?

É a pessoa do gênero feminino, mas que foi biologicamente designada como pertencente ao gênero masculino ao nascer. No Brasil, podem ou não se identificar com o termo travesti, como forma política de ressignificar uma identidade de gênero feminina que é lida pela sociedade como marginalizada.

O que é travesti?

Uma construção de identidade de gênero feminina e latinoamericana. A travesti foi designada homem ao nascer, mas se reconhece numa identidade feminina. O termo foi por muito tempo utilizado de forma pejorativa, mas tem sido ressignificado pelo movimento LGBT, como forma de reconhecer a importância da mobilização das travestis na luta por direitos igualitários no Brasil.

O que é nome social?

O nome social é aquele utilizado pela mulher ou homem transexual ou pela mulher travesti em seu dia a dia, para identificar-se de acordo com sua identidade de gênero, enquanto ainda não é promovida a alteração formal nos seus documentos civis. É a forma como a pessoa se identifica e deseja ser chamada, independentemente do nome que lhe foi atribuído no registro de nascimento.

O que é intersexual?

Termo usado para descrever pessoas que nascem com anatomia reprodutiva e sexual e/ou um padrão de cromossomos ambíguos, que não podem ser classificados como sendo tipicamente masculinos ou femininos. No passado, o termo “hermafrodita” era utilizado para se referir às pessoas com essa anatomia ambígua.

O que é não-binário?

Pessoa cuja identidade de gênero ou expressão de gênero não está limitada às definições de masculino ou feminino. Algumas podem sentir que seu gênero está “em algum lugar entre homem e mulher” ou que é totalmente diferente dos dois pólos.

O que é agênero?

Pessoa que não se identifica ou não se sente pertencente a nenhum gênero

O que é drag queen ou drag king?

Expressão de gênero artística e temporária. O artista que se veste, de maneira estereotipada, conforme o gênero masculino (drag king) ou feminino (drag queen), para fins artísticos ou de entretenimento. A sua personagem não tem relação com sua identidade de gênero ou orientação sexual.

O que é crossdresser?

O termo se refere tipicamente a homens que usam esporadicamente roupas, maquiagem e acessórios culturalmente associados às mulheres. Essa prática é uma forma de expressão de gênero e não é realizada para fins artísticos.