ENTRETENIMENTO
21/07/2019 03:00 -03

O diretor de 'Homem-Aranha: Longe de Casa' explica cena chocante após os créditos

Jon Watts fala da reviravolta final de Mysterio e aquela aparição surpresa.

Atenção! O texto abaixo obviamente contém spoilers de “Homem-Aranha: Longe de Casa”.

É a cena que vem depois dos créditos que chacoalhou o Universo Cinemático Marvel, com uma aparição chocante e o Homem-Aranha envolvido numa teia de mentiras.

Em “Homem-Aranha: Longe de Casa”, o nosso aracnídeo favorito (Tom Holland) salva Londres de Mysterio (Jake Gyllenhaal), que na verdade é um ex-funcionário de Tony Stark que cria monstros interdimensionais usando tecnologia de drones. Não é a viagem mais relaxante para o Homem-Aranha, mas no fim das contas ele salva a cidade e até mesmo arruma uma namorada, MJ (Zendaya). Tudo parece estar certo... até depois dos créditos.

Quando a cena extra começa, é apenas mais um dia na vida do Homem-Aranha, que está passeando por Manhattan com MJ. Mas, depois de deixá-la perto do Madison Square Garden, uma notícia urgente aparece num telão: “Temos revelações sobre o ataque da semana passada em Londres”, diz o apresentador, introduzindo um vídeo de Mysterio momentos antes de sua morte.

Nas imagens, que foram alteradas pela equipe de Mysterio (outros ex-funcionários insatisfeitos de Stark), o Homem-Aranha é apontado como culpado do assassinato de Mysterio e dos ataques com drones. Então Mysterio revela a identidade de secreta do Homem-Aranha: Peter Parker.

“Que car—“, diz o super-herói, e a tela fica preta. O Universo Cinemático Marvel parece ter mudado para sempre.

JoJo Whilden/Sony
MJ (Zendaya) com o Homem-Aranha (Tom Holland).

“Tem um paralelo interessante com o Homem de Ferro. No final do primeiro filme, Tony Stark decide revelar sua identidade ao público, e isso é parte da transformação do personagem”, diz ao HuffPost Jon Watts, diretor de “Longe de Casa”. “Este filme constantemente pergunta – quem será o próximo Homem de Ferro? ... e ao mesmo tempo lida com temas como falsidade e mentira.”

Então, diz Watts, se encaixa na história o fato de a identidade do Homem Aranha ser revelada, mas não por decisão sua.

“Nada dá certo para Peter Parker. Ele tem muito azar, então achamos que seria o melhor jeito de terminar [o filme] e abrir uma nova avenida de possibilidades.”

Existe um outro detalhe importante. O vídeo manipulado é exibido pelo “site de notícias controverso” TheDailyBugle.net, e J.K. Simmons faz o chefe do site, J. Jonah Jameson. Simmons também interpretou Jameson na trilogia dirigida por Sam Raimi – considerada uma das melhores escalações de filmes baseados em quadrinhos

“Fazia sentido no contexto da história que a identidade de Peter seria revelada e que alguém ainda acreditaria que Mysterio era um herói. Pensamos: ’Deveria ser o Daily Bugle, e, se for o Daily Bugle, tem de ser ele”, disse Watts sobre Simmons. “O papel é tão icônico que não conseguia imaginar outro ator.”

Simmons aparentemente ficou surpreso quando lhe ofereceram o papel.

“Quando explicaram o contexto e como tudo se encaixava, ele ficou muito empolgado. Mas definitivamente foi surreal para ele”, diz Watts. Foi uma das últimas coisas que filmamos, porque queríamos guardar segredo. Ele simplesmente entrou no personagem, foi incrível.”

Então será que os filmes de Raimi estão de algum modo ligados ao Universo Cinemático Marvel?

A resposta, por enquanto, é não. Vamos explicar..

Apesar de Simmons fazer J. Jonah Jameson no UCM e também nos filmes de Raimi, eles não parecem ser o mesmo personagem. Sim, eles têm o mesmo nome e são interpretados pelo mesmo ator, mas o Jameson dos filmes de Raimi (a trilogia acabou em 2007) e o do Universo Cinemático Marvel (iniciado em 2008) provavelmente são duas pessoas diferentes.

Nos filmes de Raimi, por exemplo, Jameson é um editor de jornal irascível, que comanda o Daily Bugle como um tabloide tradicional de Nova York – exatamente como nos quadrinhos. Em contraste, no Universo Cinemático Marvel, James, embora ainda sempre nervoso, se dedica a espalhar conspirações de internet, mentiras e falsidades.

Falando sobre eventuais comparações com polemistas dos dias de hoje, Watts diz que Simmons está basicamente fazendo o mesmo personagem – nossa perspectiva é que mudou.

“É estranho que essa performance exagerada que foi tão icônica nos filmes de Raimi agora tenha um paralelo no mundo real”, diz Watts. “Mas [Simmons] não está fazendo nada diferente. O mundo é que mudou.”

Com a volta de Simmons, o HuffPost perguntou a Watts se existem chances de Tobey Maguire aparecer em filmes futuros, talvez fazendo uma ponta como entregador de pizza – um pedido dos fãs (https://www.change.org/p/put-tobey-maguire-in-spider-man-far-from-home-as-pizza-delivery-guy).

“Sim, quero dizer, trouxemos J.K. Simmons de volta, então na Marvel eles estão dispostos a tudo.”

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.