ENTRETENIMENTO
04/11/2019 11:59 -03

Tudo que você precisa saber sobre 'His Dark Materials', nova série de fantasia da HBO

Lin-Manuel Miranda, Ruth Wilson e James McAvoy estrelam a série que é apontada como sucessora de "Game of Thrones".

Divulgação
Parceria da BBC com a HBO, a produção custou mais de R$ 200 milhões.                                                           

As noites de segunda estão prestes a ficar muito mais sombrias - e não apenas por conta do fim do horário de verão. His Dark Materials estreia hoje (4), às 23h30, na HBO.

Apontada como sucessora espiritual de Game Of Thrones, a série de fantasia baseada na trilogia Fronteiras do Universo, do escritor britânico Philip Pullman, é uma das grandes apostas da rede para 2019.  

Nem é preciso dizer que estamos ansiosos!

Por isso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber para se preparar para His Dark Materials:

BBC/Bad Wolf/HBO

Os livros de Philip Pullman

His Dark Materials é baseado na trilogia de romances de fantasia de Philip Pullman, que começou em 1995 com a publicação de A Bússola de Ouro, seguida por A Faca Sutil (1997) e A Luneta Âmbar (2000).

Aclamados pela crítica e pelo público, os livros venderam impressionantes 18 milhões de cópias e ganharam vários prêmios, incluindo o Livro do Ano Whitbread de 2001 para A Luneta Âmbar.

A Bússola de Ouro foi anteriormente transformado em filme em 2007, estrelado por Nicole Kidman, Daniel Craig e Dakota Blue Richards. O plano era completar a trilogia, mas a má recepção da crítica, do próprio Pullman e um fraco desempenho nas bilheterias acabaram com o projeto.

A história se passa em muitos mundos paralelos

A série segue uma jovem corajosa chamada Lyra, cuja busca para encontrar sua amiga sequestrada a leva a descobrir uma trama sinistra envolvendo uma organização secreta, forçando-a a proteger segredos perigosos.

BBC/Bad Wolf/HBO
Lin-Manuel Miranda (Lee Soresby) é um dos destaques do elenco estelar.

A órfã Lyra vive uma vida protegida no Faculdade Jordan, em Oxford, tendo sido colocada lá por seu tio, Lord Asriel. No entanto, sua vida é revirada pela chegada da glamourosa e hipnotizante Sra. Coulter, com quem ela embarca em uma perigosa viagem a Londres.

Chegando lá, ela conhece o padre MacPhail, lorde Boreal e a jornalista Adele Starminster em uma festa da sociedade, onde ela aprende sobre a sinistra Junta Geral de Oblação.

Posteriormente, ela é lançada no mundo nômade dos egípcios que moram em barcos que a levam para o norte. Crianças nesse universo estão sendo sequestradas por um grupo desconhecido chamado Gobblers.

BBC/Bad Wolf/HBO
A atriz espanhola Dafne Keen, de 14 anos, é a protagonista Lyra.

Lá, ela conhece o carismático aeronauta e aventureiro Lee Scoresby e, juntos, eles iniciam uma jornada épica por vários mundos paralelos, encontrando seres extraordinários.

O elenco é estelar

O elenco do filme de 2007 era recheado de estrelas, mas na série não fica para trás. Além de Lin-Manuel Miranda, mente criativa por trás de O Retorno de Mary e do maior sucesso da Broadway, Hamilton, como Lee Soresby, His Dark Materials conta com a participação de Ruth Wilson (de The Affair), como Sra. Coulter; e James McAvoy (dos últimos filmes dos X-Men) interpreta o tio de Lyra, Lord Asriel.

BBC/Bad Wolf/HBO
Ruth Wilson como a Sra. Coulter.

Clarke Peters, estrela da lendária série A Escuta, interpreta O Mestre, enquanto Georgia Campbell, de Black Mirror, que ganhou o Bafta de Melhor Atriz em 2015 por seu papel em Murdered By My Boyfriend, é Adele Starminster.

BBC/Bad Wolf/HBO
O Mestre, interpretado por Clarke Peters.

A estrela de Peaky Blinders, Helen McCrory e o ex-Poirot David Suchet estão entre os dubladores, emprestando suas vozes a algumas das criaturas estranhas e maravilhosas que Lyra conhece em sua busca.

Lyra é interpretada pela atriz espanhola de 14 anos Dafne Keen, que já havia aparecido ao lado de Hugh Jackman em Logan, de 2017.

A segunda temporada já está garantida

Coprodução entre a inglesa BBC e a americana HBO, a série já tem confirmada uma segunda temporada com mais oito episódios. As filmagens até já começaram.

O “padre gato” de Fleabag, Andrew Scott, está se juntando ao elenco como o Coronel John Parry.

O trailer mostra quão grande é o orçamento

His Dark Materials é a série britânicas mais caras já feita. Foram gastos 40 milhões de libras (mais de R$ 200 milhões) para ser produzida.

Vendo o trailer você comprova que a BBC e a HBO não economizaram:

Os críticos já estão adorando

Variety

“Apesar das ricas complexidades rdo mundo dos daemons, His Dark Materials, da HBO, parece que poderia ter sido extraído de qualquer outro épico de fantasia por aí.”

Daily Mail

“A trilha sonora é sinfônica, as imagens são panorâmicas, os efeitos mágicos são hipnotizantes. Se você vai apostar 40 milhões de libras, é esse o caminho.”

Daily Telegraph

“Embora His Dark Materials não seja, com base no primeiro episódio, uma extravagância total, é um belo drama, capturando a estranheza e a maravilha infantil dos livros, mas também seu rigor e pegada.”

Entertainment Weekly

“Um conto de fadas de Grimm com temas tão grandes quanto seu orçamento, His Dark Materials, da HBO, é uma adaptação bem pensada e cheia de espírito aventureiro da desafiadora série de livros de Philip Pullman.”

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.