Tamo Junto

Esta imagem de Harry e Meghan é tudo. E aqui está a história por trás dela

A foto deslumbrante foi capturada por Samir Hussein: "É provavelmente a melhor fotografia da realeza que tirei".
O Duque de Sussex e a Duquesa de Sussex participam do The Endeavor Fund Awards.
O Duque de Sussex e a Duquesa de Sussex participam do The Endeavor Fund Awards.

Esta é a foto que impactou as pessoas - ou, pelo menos, interrompeu a rolagem dos feeds. Segurando um guarda-chuva e olhando nos olhos um do outro, o duque e a duquesa de Sussex participaram de um de seus últimos compromissos reais em Londres nesta semana ostentando um vestido azul royal, é claro, e o maior dos sorrisos.

Harry e Meghan compareceram nos prêmios do Endeavor Fund, que ele criou em 2012 para inspirar e recompensar projetos esportivos e de aventura para veteranos do exército.

É o primeiro evento local ao qual o casal participou desde que anunciou que planejava deixar a realeza e dividir seu tempo entre o Reino Unido e a América do Norte com seu filho Archie.

A família está morando no Canadá há algumas semanas, e a expectativa era alta para o que alguns chamavam de “turnê de despedida” dos Sussex.

Felizmente, o fotógrafo da realeza e entretenimento Samir Hussein, que captura momentos íntimos da família real há 12 anos, estava disponível para fotografar sua chegada - e independentemente do que você pensa da família real ou de qual a sua posição sobre a saída do casal da realiza britânica, eu acho que todos nós podemos concordar que esta é uma bela foto.

Hussein disse ao HuffPost UK que ele foi especialmente para o evento da Irlanda, onde estava fotografando a viagem do duque e da duquesa de Cambridge, para fazer registros do casal - e ele tinha as menores janelas para fazer isso.

Ao chegar ao evento, suas esperanças de um conjunto decente de fotos não eram particularmente altas, ele explica: “Estava chovendo muito forte, o que pode ser muito complicado ao tirar fotos com flash”. Ele também sabia que o casal estaria sob um guarda-chuva, acrescentando mais um obstáculo para conseguir um ângulo certeiro.

“Mal sabia eu que esses elementos se uniriam de maneira espetacular para produzir uma imagem atemporal do casal”, diz ele.

Uma foto histórica.
Uma foto histórica.

Então, como ele capturou a grande foto? Foi tudo no momento certo, Hussein explica.

Ele descobriu que o casal seria deixado perto da entrada da Mansion House e andaria por apenas 10 metros antes de entrar no evento, o que não proporcionava muito espaço para erro.

Hussein se posicionou da melhor maneira possível para capturar o casal de frente - e ele diz que Meghan, Harry e as luzes atrás deles fizeram o resto.

“Quando eles chegaram, a linguagem corporal e o carinho um pelo outro foram surpreendentes.”

- Samir Hussein

“Quando eles chegaram, a linguagem corporal e o carinho um pelo outro foram incríveis”, diz ele. “Eles estavam sorrindo e pareciam animados por serem fotografados juntos após as intermináveis histórias e debates sobre a renúncia da realeza”.

A maneira como a luz atravessou a chuva ao redor do casal acrescenta certa magia à cena - como uma chuva de diamantes ou, como um comentarista simplesmente disse, ‘poeira estelar’.

O fotógrafo explica que, enquanto o casal caminhava em sua direção, ele notou um flash disparando de uma câmera na multidão atrás deles - e foi uma oportunidade boa demais para ser desperdiçada. “Eu sabia que, se essa luz pudesse ser alinhada logo atrás deles, eles poderiam criar uma foto dramática, agindo como uma luz de fundo em uma foto de estúdio”, explica ele.

“Consegui me manobrar e depois tive que trabalhar rapidamente com apenas um ou dois segundos para conseguir a chance, enquanto eles sorriam maravilhosamente um para o outro.”

Hussein não sabia se tinha conseguido capturar a cena até baixar as fotos para o laptop. “Prendi a respiração enquanto ampliava o zoom para verificar se estava nítida - com a chuva caindo e muitos flashes disparando, é fácil acabar com imagens imprestáveis”, diz ele. “Felizmente, deu certo e eu sabia que tinha um registro verdadeiramente especial.”

O fotógrafo diz que a fotografia, que apareceu nas primeiras páginas de vários jornais e foi compartilhada em todo o mundo nas mídias sociais, é “provavelmente a foto mais icônica” de sua carreira.

“É um evento de um em um milhão, quando todos os elementos que você poderia desejar como fotógrafo se reúnem - timing perfeito, ótima iluminação, simbolismo forte e assuntos incríveis tornam essa foto mágica da qual tenho muito orgulho.”

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.