ENTRETENIMENTO
22/02/2020 02:00 -03

Guia de sobrevivência para quem não curte Carnaval

Maratonar séries, assistir a um filminho, ver uma exposição... Dicas para aproveitar a folga de Carnaval sem ziriguidum.

Se para muita gente o Carnaval é o ponto alto ano, para outras, é o momento de fugir de tudo. Blocos, desfiles, bailes... Para quem não suporta marchinhas, sambas enredo e glitter, o que resta é se enfurnar em casa, curtir a agenda cultural de sua cidade (se ela tiver uma) ou fugir para uma praia deserta ou uma casa (bem isolada) no campo.

Mesmo que esse espécime esteja começando a ficar ameaçado de extinção, ainda há muitos deles por aí. E foi pensando neles que resolvemos fazer um guia de sobrevivência para quem não curte Carnaval e não terá uma ilha deserta à sua disposição.

Veja aqui nossas dicas:

Para quem prefere ficar em casa

Deagreez via Getty Images

Quem não quer ficar dependendo da programação da TV aberta ou canais a cabo, os serviços de streaming podem ser uma mão na roda para aguentar a folia passar quietinho no seu canto. Plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e HBO GO lançaram séries e filmes entre janeiro e fevereiro que vão fazer a festa de quem quer ficar longe da festa.

NETFLIX
Logo no primeiro dia de fevereiro, a Netflix lançou o seu primeiro pacote de animações do famoso Studio Ghibli. Nele, há animes clássicos como Meu Amigo Totoro, O Castelo no Céu, O Serviço de Entregas da Kiki e Contos de Terramar. Além desses, há também: Memórias de Ontem, Porco Rosso: O Último Herói Romântico e Eu Posso Ouvir o Oceano.

Entre as séries, tem a última temporada de The Good Place (o final é dos mais surpreendentes!), a segunda parte da despedida da animação adulta BoJack Horseman, o primeira temporada da badalada Lock and Key e o lançamento quinta temporada de Better Call Saul, que estreia no catálogo da plataforma no dia 24 de fevereiro.

AMAZON PRIME VIDEO
No serviço de streaming da gigante Amazon, o grande destaque fica para o lançamento de Hunters, série que marca a estreia de Al Pacino como protagonista de uma série de TV. Na trama, ele interpreta Meyer Offerman, um homem que comanda uma equipe de caçadores de nazistas na Nova York da década de 1970. Jordan Peele (Corra!Nós) é o produtor executivo. 

Para quem curte ficção científica a dica é Picard, série estrelada por Patrick Stewart como Jean-Luc Picard, o capitão da icônica nave USS Enterprise que ficou famoso na antiga Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987 - 1994). 

Entre os filmes, destaques para o celebrado remake de O Rei Leão, além de duas aventuras do Universo Cinemático Marvel que entraram no catálogo em fevereiro: Doutor Estranho e Guardiões da Galáxia.

HBO GO
O forte da HBO sempre foram suas produções originais. Das que entraram no catálogo da plataforma recentemente, fique de olho na divertida e instigante minissérie documental McMillion$, sobre um bizarro golpe em uma famosa promoção da rede Mcdonald’s. Isso sem falar da 10ª temporada de Segura a Onda, comédia nem um pouco politicamente correta de Larry David, um dos criadores da icônica série Seinfeld.

Outras boas pedidas são a nova temporada de Last week tonigh with John Oliver, que mistura humor com notícias; a sombria Outsider, baseada em um livro do mestre do terror Stephen King, e The Movies, uma minissérie que celebra o cinema analisando década por década o melhor da produção de Hollywood. 

Para quem não dispensa um cineminha

Klaus Vedfelt via Getty Images

Ao analisar os filmes que entraram em cartaz na semana passada e a partir desta quinta, destacamos Maria e João - O Conto das Bruxas, terror baseado no tradicional história dos Irmãos Grimm; o drama judicial estrelado por Jamie Foxx e Michael B. Jordan, Luta por Justiça; o novo filme dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, O Jovem Ahmed, prêmio de Melhor direção no Festival de Cannes; o divertido Sonic - O Filme, ótimo para levar as crianças; e O Preço da Verdade - Dark Waters, um filme baseado em fatos reais onde Mark Ruffalo como um advogado que briga por anos na justiça contra a gigante DuPont.

Para quem ainda não conseguiu completar a lista do Oscar, ainda há filmes que concorreram à estatueta de Melhor Filme que estão em cartaz no circuito, caso do grande vencedor, Parasita (que está sendo exibido em 248 salas do País), Jojo Rabbit, 1917Adoráveis Mulheres. Além deles, você pode ver O IrlandêsHistória de um Casamento na Netflix e Era uma vez em... Hollywood na HBO GO. 

Para quem quer sair em São Paulo, mas não quer saber de bloco

Divulgação
Exposição "Japão em Sonhos", na Japan House.

O Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, Centro) acaba de receber a exposição com entrada gratuita Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade. É uma mostra que reúne peças originais de uma das civilizações mais marcantes da história. Há pinturas, esculturas, objetos litúrgicos, sarcófagos e até uma múmia.

No mesmo local também está acontecendo uma mostra gratuita de animação japonesa, com clássicos e cults do gênero. Durante o Carnaval você ainda pode conferir filmes como Ghost in the Shell: o Fantasma do Futuro, Akira (sessão seguida de debate), Pop in Q, Hunter x Hunter: Phanton Rouge, Vidas ao VentoO Lugar Prometido em Nossa Juventude, Padrinhos de Tóquio, 5 Centímetros por Segundo e Paprika.

Já no Cinesesc (R. Augusta, 2075 - Cerqueira César), a folia é para quem gosta de filmes cults, todos exibidos no agora raro formato 35mm. De 22 a 26 serão exibidos, sempre às 20h, filmes como Frida, Jackie Brown, Fargo, Amateur e As Horas

Outra exposição bem interessante acontece na Japan House (Av. Paulista, 52 - Bela Vista). Japão em Sonhos é uma instalação feita com projeções de grande escala e video mapping que pretende ser uma experiência imersiva que faz o  visitante viajar por sonhos recheados de imagens icônicas do Japão.

Para quem quer sair no Rio de Janeiro e passar longe do samba

Divulgação
Fotografia da exposição "O Cérebro (e a Caminhada) de Guido Anselmi".

Últimos dias para visitar a exposição gratuita Alma do Mundo – Leonardo 500 Anos, na Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco, 219 - Centro). A mostra celebra o pintor, escultor e inventor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) com obras raras, livros, vídeos e trabalhos de novos artistas que dialogam com o legado de um dos maiores gênios da história da humanidade.

Já no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio (R. Primeiro de Março, 66 - Centro), o destaque é o humor de Mel Brooks. A retrospectiva Mel Brooks: Banzé No Cinema reúne 29 filmes do diretor, ator, roteirista, compositor e produtor americano de 93 anos. Entre os filmes exibidos, clássicos da comédia como Primavera Para Hitler, Banzé no Oeste, O Jovem Frankenstein, entre outros.

Misturando cinema e fotografia, a exposição O Cérebro (e a Caminhada) de Guido Anselmi, no MAM (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo), faz parte do calendário de comemoração dos 100 anos de nascimento do cineasta italiano Federico Fellini (1920-1993). A mostra traz um conjunto de fotografias das filmagens de 8 ½, um dos filmes mais famosos de Fellini protagonizado por Marcello Mastroianni, que interpreta o cineasta em crise Guido Anselmi.