NOTÍCIAS
14/04/2020 12:22 -03

Governo cria grupo para coordenar recuperação pós-pandemia sem Ministério da Saúde

Apesar de responsável pela aquisição de equipamentos no exterior e montagem de hospitais de campanha, Saúde ficou fora da composição do grupo.

O governo federal criou nesta terça-feira (14) um grupo de trabalho que será encarregado de coordenar ações estruturantes e estratégicas para a recuperação e o crescimento econômico do país em resposta aos impactos relacionados à pandemia de coronavírus, mas deixou o Ministério da Saúde de fora.

O grupo será formado por um membro titular e um suplente de 16 ministérios, incluindo Casa Civil, Economia, Relações Exteriores, Minas e Energia, Infraestrutura e Meio Ambiente, de acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União.

Apesar de estar na linha de frente do enfrentamento à pandemia, inclusive sendo responsável pela aquisição de equipamentos no exterior e a montagem de hospitais de campanha, o Ministério da Saúde ficou fora da composição do grupo. 

Andre Coelho via Getty Images
Coordenado por Luiz Henrique Mandetta, Ministério da Saúde ficou de fora de grupo de trabalho sobre recuperação pós-coronavírus.

O titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta, entrou em rota de colisão com o presidente Jair Bolsonaro ao contrariá-lo em relação à forma de combate à doença, tanto em relação às medidas de isolamento social como sobre o uso do medicamento cloroquina.

Enquanto Bolsonaro defende um afrouxamento do isolamento e propaga o uso amplo da cloroquina como forma de combater a doença, o ministro tem alertado que é necessário manter o isolamento para conter o avanço do vírus e ressalta que a cloroquina, além de ainda não ter eficiência comprovada contra o Covid-19, possui efeitos colaterais sérios.

Procurado, o Palácio do Planalto não respondeu de imediato a um questionamento sobre a ausência de um representante da Saúde no grupo de trabalho.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, o Grupo de Trabalho para a Coordenação de Ações Estruturantes e Estratégicas para Recuperação, Crescimento e Desenvolvimento do País terá duração de até 90 dias a partir desta terça-feira, “devendo ao final desse prazo apresentar ao Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República o Plano de Trabalho contendo proposta de ações estratégicas para recuperação e retomada do crescimento econômico”.