21/11/2019 19:10 -03 | Atualizado 21/11/2019 19:10 -03

Gestor: pilar em um mercado cada vez mais competitivo

Função exige qualificação adequada para a conquista dos resultados desejados.

Unsplash
Função exige qualificação adequada para a conquista dos resultados desejados

Em um mercado cada vez mais competitivo e em transformação tecnológica, o gestor passa a ser um profissional ainda mais disputado pelas empresas brasileiras. Afinal, ele é o especialista capacitado tecnicamente para planejar ações de expansão, traçar estratégias de enfrentamento de crise, conciliar desejos e necessidades e harmonizar o ambiente de trabalho para alcançar a satisfação e o sucesso esperados por patrões e empregados. E nada disso vem em um passe de mágica. É preciso muito embasamento teórico para saber o que fazer e como tomar as decisões corretas.

Há corporações que, em pleno ano de 2019, ainda não dão a devida atenção ao cargo de gestor, seja por opção ou extrema necessidade. Invariavelmente, elas acabaram pagando o preço por isso em algum momento. O profissional desse ramo não só atua de forma administrativa, resolvendo os principais “BOs” do dia a dia em estruturas mais enxutas, como lidera sua equipe em busca de resultados positivos, sempre priorizando a construção de um bom ambiente de trabalho. E conciliando essa premissa com as metas de cada companhia.

Oportunidades

Se você gostou da possibilidade de ser alguém estratégico no mundo corporativo, conheça as possibilidades de atuação. Na Gestão Comercial, é possível atuar com consultoria de negócios, gestão de e-commerce, relações comerciais, marketing e representação comercial.

Já na Gestão Financeira, o especialista pode ser analista de investimentos, analista financeiro, controller, gerente de contas e gerente financeiro. Por sua vez, a Gestão de Recursos Humanos permite atuar com saúde, segurança do trabalho, desenvolvimento humano, gestão de RH, recrutamento, seleção, cargos, salários e benefícios. Nada mal, que tal?

Para quem se interessa pela área, mas não abre mão de ser o próprio patrão, uma alternativa cada vez mais atraente é o mercado de consultoria. Nele, o gestor pode fazer seus horários e atender a diversos clientes, oferecendo soluções pontuais em momentos de extrema necessidade e contribuindo com sua experiência para resolver diversos problemas do mundo corporativo. No segmento das pequenas empresas, trata-se de uma possibilidade em franca expansão e há quem esteja construindo um belo portfólio com serviços voltados a esse público.

Características

Independentemente da área de atuação, o fato é que um bom gestor precisa ter algumas características principais. Vamos a elas.

  • Automotivação
  • Proatividade
  • Capacidade de liderança
  • Boa comunicação aliada à assertividade
  • Habilidade para gerenciamento de conflitos
  • Planejamento estratégico
  • Autocontrole
  • Atualização constante para entender as transformações do mercado
  • Maturidade profissional

Serviço

O Centro Universitário Senac oferece no campus Santo Amaro, em São Paulo, os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Comercial, Financeira e de Recursos Humanos. Os três possuem dois anos de atividades, com disciplinas que englobam desde o dia a dia em uma empresa até modelos de negócios que têm dado resultado no mercado, passando pela importância da organização pessoal para crescimento profissional.

Tudo com uma infraestrutura de ponta e o título de tecnólogo a quem se forma, o que permite o ingresso imediato em uma pós-graduação para quem sonha em seguir na carreira acadêmica ou busca mais especializações. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.