21/11/2019 19:06 -03 | Atualizado 04/12/2019 19:06 -03

Os diferenciais de um bom gestor comercial

Profissionais se tornam decisores e buscam qualificação constante.

Unsplash
Profissionais se tornam decisores e buscam qualificação constante

Responsável por dirigir à área comercial de uma organização, esse profissional precisa conhecer e desenvolver diversas habilidades para realizar a função sem sustos. Desafios não faltam nessa área. Mas a certeza de que um trabalho bem feito possibilitou o crescimento de um negócio faz valer a pena todo o esforço nos campos teórico e prático.

O gestor comercial pode acompanha o ritmo de vendas para definir estratégias e investir tempo e recursos em análise de métricas (como atratividade de novos clientes, crescimento mês a mês e campanhas que dão certo). Capacitar a equipe, opinar sobre estratégias comerciais, ficar de olho na concorrência e ver as reações do mercado e da economia como um todo, além de fazer interface com outras áreas de negócios, são também suas atribuições.

Além disso, um bom gestor aprende a lidar com suas equipes de maneira direta e correta, incentivando-as para a obtenção de novos resultados e melhoria do rendimento no dia a dia. Um bom trabalho de ponta a ponta em um ambiente comercial harmonioso minimiza a ocorrência de erros isolados que, dependendo da gravidade, colocam a perder todo o esforço de meses de trabalho duro de outras áreas em uma mesma organização.

Quem cursa Gestão Comercial pode atuar com consultoria de negócios, gestão de e-commerce, gestão de relações comerciais, o bom e velho marketing e na representação comercial. A remuneração variável acaba se tornando um atrativo a quem gosta deste tipo de relacionamento profissional, incluindo o pagamento a mais dependendo da carteira de clientes e das metas alcançadas.

Cenário

Em geral, os gestores comerciais ocupam cargos elevados, pelo fato de estarem à frente de uma área que traz o principal resultado para a organização: a receita de vendas dos produtos e/ou serviços. Por isso, no curso, aprendem que a tecnologia é uma forte aliada.

Um exemplo? As ferramentas CRM (do inglês Customer Relationship Management, a boa gestão de relacionamento com o cliente) ajudam a pessoa a desenvolver ou manter um trabalho 360° de vendas, marketing, atendimento e outras etapas que são vitais ao sucesso de um negócio.

Economicamente falando, a área comercial é uma das mais importantes para o Brasil. Tanto que, do PIB de 2018, 73% do total foi gerado por serviços e comércio. Quem vai em frente e abraça a causa pode atuar em todo tempo de organização, indo desde as micro até as grandes corporações.

Serviço

No Centro Universitário Senac, o curso de Tecnologia em Gestão Comercial é o ideal a quem sonha em aprender a tomar decisões estratégicas para mergulhar de cabeça nos desafios do setor. O aluno tem a chance de aprender toda a teoria na prática, com os projetos integradores, que envolvem ambientes e problemas reais para que tenha condições de enfrentar os desafios que pintarão diante dos olhos a todo momento.

As aulas ocorrem no campus Santo Amaro, localizado em São Paulo. A grade curricular do curso prevê o processo de venda de vários tipos de produtos e serviços, amplo debate sobre trade, posicionamento de mercado, aplicação do CRM e o business plan, que, na prática, viabiliza a criação de estratégias e modelos de negócios que servem de portfólio ou inspiração para o aluno ser dono do próprio nariz quando se jogar no mercado. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.