ENTRETENIMENTO
15/03/2020 02:00 -03

‘Gentefied’, nova série de comédia da Netflix, trata de gentrificação e do sonho americano

Série acompanha uma família mexicano-americana lutando contra o racismo e o aumento dos aluguéis num bairro que está sendo gentrificado.

Gringos gananciosos estão se apropriando do bairro latino de Boyle Heights, em Los Angeles. A nova série da Netflix Gentefied mostra a vida de uma família de mexicanos-americanos que está lutando para sobreviver em uma comunidade que lhes parece cada vez mais estrangeira.

A série é baseada numa série de sucesso do canal Sundance na internet. A versão da Netflix, em duas línguas e que tem como produtora executiva America Ferrera, continua a explorar os temas do original: o conflito entre os padrões de uma geração old-school e um estilo de vida mais moderno e millennial.

Os coautores são Marvin Lemus e Linda Yvette Chávez, ambos americanos filhos de imigrantes e responsáveis pela série original.

“Vamos acabar com todos os estereótipos que conseguirmos, olhando para nossa comunidade com todo o amor e dizer: ‘Nós te enxergamos’”, disse Lemus ao HuffPost. “É por isso que as pessoas estão se conectando de maneira tão profunda e especial com a série.”

“Uma menina marrom de Norwalk via East Los Angeles e um menino marrom de Bakersfield criaram uma série para a Netflix sobre nossa comunidade. Pessoal. Ainda estou tentando entender, e sou a menina marrom.”

O aumento dos aluguéis (e dos preços em geral) ameaça o restaurante da família, o Mama Fina’s Tacos. Enquanto eles se viram para manter vivo o negócio, os millennials protagonistas lutam contra expectativas tradicionais das famílias latinas e também contra o racismo e a discriminação que acompanham a gentrificação.

“Quando lemos as reportagens e a estatísticas, é difícil entender e ter a empatia pelo efeito disso tudo em nossos bairros”, diz Lemus. “Queremos transformar essas estatísticas em nossos vizinhos, nossos parentes, os rostos que a gente conhece.”

Apesar do nome, a série vai além da política da gentrificação. Ela também trata de “família, comunidade, amor e a ruptura causada pela pressão de deixar o bairro. São três primos mexicano-americanos sofrendo para viver o Sonho Americano”.

E fica claro que o Sonho Americano é mais complicado do que parece. Se os personagens tentam se virar para sobreviver em uma comunidade em transformação, será que isso significa que eles estão contribuindo para a gentrificação? Chávez e Lemus não têm a resposta. E é essa a intenção.

“Nem todo mundo está errado e nem todo mundo está certo. Tem muito cinza, e colocamos isso na série”, disse Linda Yvette Chávez ao HuffPost. “No final, se você se perguntar: ‘Não sei para quem torcer’, é exatamente como nós nos sentimos.”

Kevin Estrada/NETFLIX
Karrie Martin, que faz o papel de Ana, e Carlos Santos, o Chris de “Gentefied”.

A série também é uma celebração da latinidade – as vitórias, as complicações, tudo. Você pode até reconhecer algumas estrelas do mundo online, como Julissa Calderón (da série “Pero Like”, do Buzzfeed) e Annie Ginzalez (de “Vida” e “Shameless”). Também há caras novas em Hollywood, com performances memoráveis – como Karrie Martin, no papel de Ana, e Carlos Santos, no de Chris.

A nova série traz representação de latinx em todas as suas formas – LGBTQ, Afro-latinx, primeira geração e mais. A representação diversa e de várias gerações da comunidade latinx de Los Angeles vem da experiência dos criadores de “Gentefied”.

“Só queríamos mostrar para nossas famílias e nossas comunidades nossas experiências quando estávamos crescendo”, diz Chávez. “Foi muito natural.” 

Os cocriadores afirmaram ao HuffPost que a conexão com suas infâncias e experiências de vida aproximam as pessoas da série – tanto as que conhecem a comunidade como as que estão distantes dela. Chávez diz que ouviu de um fã, integrante de uma gangue de mexicanos-americanos: “Sou um marmanjo e não consigo parar de chorar por causa de ‘Gentefied’”.

Agora, Cháves e Lemus estão de dedos cruzados para que possam produzir uma segunda temporada, para que os telespectadores saibam o que aconteceu depois do final dramático.

Assista ao trailer de Gentefied abaixo: