COMPORTAMENTO
12/01/2019 01:00 -02

10 sinais de que seu gato ama você

Não, eles não são bichos frios nem interesseiros.

NiseriN via Getty Images
Gatos demonstram que gostam de seus tutores por meio de alguns sinais.

Você provavelmente já ouviu muita gente – principalmente as que nunca tiveram um – afirmar que gatos são bichos “frios”, “interesseiros” e que só se aproximam dos donos quando querem alguma coisa (leia-se comida).

Se você acreditou em tais palavras e, por conta disso, deixou de adotar ou comprar um bichano, perdeu um tempo precioso com um animalzinho carinhoso e que certamente teria feito seus dias muito mais felizes.

Mas ainda dá tempo de corrigir isso. E se ainda restam dúvidas sobre a lealdade e o amor que os gatinhos têm para com os humanos, vamos mostrar abaixo uma série de fatos que comprovam que um bichano é completamente capaz de amar seu dono. E de demonstrar isso em atos.

1 - Ronronar

Essa é a mais conhecida demonstração de carinho. O “motorzinho” que os gatos ligam quando estão perto dos donos, ato também conhecido como ronronar, é uma indicação de que ele está calmo e feliz ao seu lado e que, sem dúvida, te ama.

2 - ‘Massagens’

Quando um gato faz massagem em suas pernas, costas ou barriga, não é para “afofar” o local e preparar sua próxima soneca (sim, eles dormem bastante). O felino quer, na verdade, demonstrar que ama você, pois o ato é uma repetição do que fazia na barriga da mãe para aumentar a produção de leite materno e reforçar o seu vínculo.

3 - O gato dorme ou senta em você

Quem ama, confia, e com os bichanos essa máxima não é diferente. Ao sentar-se no colo de uma pessoa ou dormir em cima dela, o gato não está sendo “folgado” ou apenas procurando por um lugar aconchegante.

Essa é a forma do felino mostrar que confia completamente em você, pois está se entregando completamente aos seus cuidados na hora em que está mais vulnerável.

4 - Cabeçadas de amor

Se o seu gatinho tem o costume de te dar cabeçadas, principalmente pela manhã, não fique bravo com ele. A atitude significa que você é parte importante do universo dele e que um pacto de amizade foi firmado entre vocês. Retribua o ato com muita festinha e carinho.

5 – Gato ‘sombra’

Se o felino te segue por todos os cantos da casa, não é porque está com fome, como muita gente diz. Ele pode estar bem alimentado e até empanturrado que continuará sendo sua “sombra” com a finalidade de te explicar uma única coisa: ele é fiel a você.

Quando ele adiciona tal gesto às esfregadas constantes em suas pernas, basta tomar cuidado para não tropeçar e retribuir o carinho, pois seu pet está apenas demonstrando que te ama incondicionalmente.

6 – Soneca em uma pilha de suas roupas

Dormir em cima daquela camiseta que você esqueceu em cima da cama ou separou para usar um pouco mais tarde não é algo que o gato faz para irritar o dono ou encher a peça de pelos.

Os estudos dizem que conforto não é o principal requisito para um gato na hora de se aconchegar para dormir. O importante é que o local transmita segurança, algo que ele encontra quando sente um cheirinho especial, que o lembre de seu dono.

7 – Rabo contraído com a pontinha ‘tremendo’

Esse é um sinal de amor que, à primeira vista, até assusta, pois parece que o gatinho está prestes a urinar. Na verdade, quando ele ergue o rabo, contrai o órgão e deixa a pontinha tremendo, ele quer te informar que está super feliz e, claro, que espera por carinhos em retribuição.

8 – Barriga para cima

Virar de barriga para cima é uma forma de pedir carinho e, também, de mostrar que ama o dono. Ao fazer isso, o gatinho está te convidando para brincar com ele. Não é, no entanto, como no caso dos cachorros, uma mostra de submissão.

9 - Lambidinhas

O ato de lamber o dono não é muito comum para os gatos, mas acontece. Isso mostra que o seu pet está querendo te deixar limpinho, e usa a mesma forma que adota para banhar a si próprio para deixá-lo confortável. Quer prova de amor maior do que essa?

10 – ‘Presentinho’

O último sinal de que seu felino te ama é também, ironicamente, o mais “nojento”. Não é incomum acordar e ver em sua cama, ou aos seus pés, um passarinho ou rato morto que seu gato pegou e deixou propositalmente ali.

Isso, na verdade, é um “presentinho” para você, uma forma de retribuir tudo de bom que você dá a ele e de mostrar que te considera parte da família.

VEJA MAIS:
Photo gallery GIFs essenciais de gatos See Gallery