28/10/2019 18:14 -03 | Atualizado 05/11/2019 17:54 -03

Gastronomia: Carreira em expansão sem prazo de validade

Conheça as características necessárias para se tornar um profissional da área.

Unsplash
Conheça as características necessárias para se tornar um profissional da área

Muito mais do que uma “gourmetização” passageira, o setor de alimentação segue em expansão, gerando renda e oportunidades em todo o Brasil. A última pesquisa de orçamentos familiares divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que, do total de dinheiro destinado à alimentação, o gasto das famílias com refeições fora de casa chegou a 32,8% entre 2017 e 2018. Isso representa um aumento de quase dois pontos percentuais em relação ao ciclo 2008-2009, quando pesquisa semelhante registrou índice de 31,1%. Isso é prova de que há espaço de sobra a profissionais especializados em gastronomia que gostam do que fazem e têm desejo de se destacar.

Mas um alerta se faz necessário desde já: se você é daqueles que passa horas parado em frente à TV ou pendurado no YouTube assistindo a diversos reality shows de gastronomia, não se engane. Afinal, parte da glamourização da profissão fica restrita às telinhas. Pois o serviço exige muito de quem opta pela área, seja física ou psicologicamente.

Em uma cozinha, são horas e horas em pé, lidando com todo tipo de pressão - seja da clientela ou da chefia - e muitas tarefas a serem executadas. O serviço nunca para. Mas quem é mordido pelo mosquitinho da Gastronomia dificilmente consegue deixar a área, tamanha a paixão que ela é capaz de despertar.

Tendências

Atualmente, as tendências são as mais variadas possíveis. A explosão de pratos gourmet é só a ponta de um iceberg cada vez maior. Uma das mais fortes vertentes no momento é a onda verde, seja na elaboração de alimentos saudáveis ou na montagem de uma cadeia logística que minimize o impacto ambiental desde a produção até a distribuição dos alimentos.

Reaproveitamento de alimentos é um outro nicho a ser explorado, provando que muita coisa boa e gostosa pode ser feita a partir de sobras de frutas, verduras e legumes. Esta especialização abre portas a quem sonha em trabalhar nas áreas sociais.

Outro sucesso são os bowls, que ganham cada vez mais espaço, com infinitas variações. Nos últimos tempos, refeições, sobremesas e o que mais for possível ser servido em tigelas conquistaram milhões de consumidores mundo afora e passaram a ter destaque em terras brasileiras. Numa tacada só, atendem tanto quem está em busca de uma refeição rápida quanto quem busca um almoço ou jantar fora do trivial arroz, feijão, bife e batata frita.

Dietas restritivas ou problemas de saúde, como a intolerância à lactose ou glúten, acabaram se tornando um desafio e tanto aos profissionais de Gastronomia. Aliando-se aos especialistas em Nutrição, é possível elaborar cardápios que respeitem as escolhas e necessidades de cada consumidor e não tornem o ato de comer uma tortura. Como? Preparando pratos saborosos, atrativos e nutritivos.

Opções

Quem se forma em Gastronomia pode atuar em restaurantes, bares, lanchonetes, bufês, indústrias, hospitais, clubes sociais, cruzeiros marítimos (onde o pagamento é feito em dólar) e hotéis, apenas para citar as opções mais comuns. Ficou impressionado com a variedade de ambientes de trabalho?

Então, conheça as possibilidades de carreira. Diplomados na área podem exercer as funções de chef de cozinha e gestor de estabelecimentos culinários. Essas atividades, aliás, abrem portas a quem sonha em empreender e possibilitam a realização de intercâmbios a quem deseja trabalhar fora do Brasil.

Serviço

No curso de Tecnologia em Gastronomia, o Centro Universitário Senac fornece tudo o que é necessário para a formação sólida de profissionais. Após dois anos de aulas, o aluno sai capacitado para executar diversas tarefas e criar seus pratos.

Promove encontros de oportunidades, palestras com chefs renomados, aulas com professores de ponta no mercado e participação em eventos como feiras, congressos e concursos, possibilitando o tão necessário networking desde a base acadêmica.

O curso está disponível na capital, no campus Santo Amaro, e no interior, nos campi Águas de São Pedro e Campos do Jordão.