ENTRETENIMENTO
13/03/2019 19:42 -03

'Game of Thrones': Esta teoria pode explicar a expressão aflita de Tyrion no trailer

Vamos analisar a fundo esse olhar de Tyrion em "Game of Thrones".

Você certamente já deve ter visto análises do trailer da oitava temporada de Game of Thrones, ter ouvido teorias sobre Starks mortos se levantando do túmulo e já deve estar querendo ver um segundo trailer. Mas antes de continuar há uma pergunta que paira no ar: o que está acontecendo com Tyrion?

Apesar de ser um dos personagens mais populares da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, Tyrion Lannister (Peter Dinklage) é visto no trailer apenas por um segundo, olhando para o alto e com a expressão aflita. Isso nos levou a especular sobre o que ele estaria olhando. Depois de percorrer todas as teorias e possibilidades, há uma à qual voltamos constantemente:

Tyrion pode estar vendo Jon Snow montar um dragão 

HBO
 Você está olhando para o quê, Tyrion?

Tyrion vem olhando fixamente para dragões em materiais de divulgação de Game of Thrones há anos. Ele se maravilhou olhando para um dragão no cartaz da quinta temporada. No trailer da sexta temporada, ele segura uma tocha na cena em que soltou os dragões de Dany (Emilia Clarke). E no trailer da sétima temporada nós o vemos observando dragões na beira do penhasco de Dragonstone. A gente entende, Tyrion, você curte dragões.

Em vista de tudo isso, é justo imaginar que ele também esteja olhando para dragões no trailer da oitava temporada. Mas ele não poderia estar vendo Jon Snow (Kit Harington) agindo como se fosse um exímio piloto de dragões? E, se for isso, o que isso pode significar?

Analisemos as evidências.

A logística confirma

Todo o mundo já espera ver Jon cavalgando um dragão na temporada final (provavelmente seria mais espantoso se o Rei do Norte não o fizesse). O “Binge Mode” do The Ringer adivinhou que esse momento do trailer seria possível quando Jon montasse Rhaegal, um dragão convenientemente batizado em homenagem a seu pai biológico, Rhaegar Targaryen:

HBO
 Como treinar o seu dragão?

O trailer também inclui esta imagem fogosa de Drogon e Rhaegal sobrevoando uma paisagem erma. Com a HBO tendo cortado personagens de trailers no passado – como a Marvel faz o tempo todo ―, o que se desconfie é que essa sequência possa, na realidade, mostrar Daenerys Targaryen e Jon cavalgando dragões lado a lado na temporada final:  

Embora alguns pensem que Tyrion é visto em King’s Landing no trailer, é mais provável que esteja em Winterfell, onde teria que ser testemunha de tudo isso. O redditor Excellent_Aerie explica:

Não, é Winterfell, provavelmente o pátio.

  1. Se você olhar o chão do pátio de Winterfell no clipe em que Sansa cumprimenta Dany, é da mesma cor e não há neve.
  2. Tyrion está usando uma roupa semelhante à da temporada 7 (listras cinzas) e semelhante à que ele usa na foto divulgada da temporada 8 (túnica forrada de pele preta por cima de suas roupas normais), então as imagens devem ser dos mesmos poucos episódios. Tyrion passa os primeiros episódios em Winterfell com a maioria dos personagens remanescentes.
  3. Nas fotos da EW Tyrion está usando um figurino de mais tarde na temporada: detalhes dos Lannister (fechos dourados na frente), toques de dourado, sem túnica forrada de ele. Isto daqui é dos episódios KL mais tarde na temporada, com certeza. Esta roupa daqui não é.
  4. Como eu disse. Tyrion aparentemente passa os três primeiros episódios em Winterfell, e as outras imagens que conseguimos identificar também parecem ser dos três primeiros episódios. Portanto ele deve estar em  Winterfell.

Então todos concordamos que esta imagem de Tyrion é de King’s Landing e não de Winterfell?

A iluminação nesta tomada é diferente da iluminação/filtro azulado na cena em que Sansa cumprimenta Dany, então deve ser uma cena diferente, mas acho que é ali que ele está.

OK, agora que há pelo menos a possibilidade de ele estar olhando para Jon ao alto, outro sinal parece ser sua expressão aflita. 

O olhar de Tyrion remete a sua última cena na sétima temporada

HBO
HBO Será que já vimos esse olhar antes?

Na última vez que vimos Tyrion, ele parecia perturbado, enquanto Dany, Jon e o derrière perfeito (possui a proporção áurea!) do Rei do Norte estavam se conhecendo a portas fechadas. O olhar dele no trailer da oitava temporada remete imediatamente àquele momento, possivelmente indicando que ele está olhando para Dany e Jon outra vez.

Peter Dinklage explicou seu olhar na temporada 7 à Entertainment Weekly, dizendo: “Obviamente Tyrion sente algo forte por Daenerys. Ele a ama, ou pensa que a ama. Ela é maravilhosa. Ele questiona seu sentimento porque não tem um histórico positivo em matéria de se apaixonar. Há ciúmes envolvidos nisso.”

Traduzindo: Tyrion odeia o fato de Jon Snow trocar mensagens diretas com Dany, mas seu “ciúme” provavelmente vai bem além disso.

Jon também anda trocando mensagens diretas com os dragões!

Muito antes de Tyrion conhecer Daenerys, tudo o que ele queria eram dragões. Na temporada seis ele declara o amor que tinha por dragões quando solta as correntes de Viserion e Rhaegal. Nos livros de George Martin, ele chega a sonhar com dragões. Seu amor pelos dragões é tamanho que há uma teoria popular segundo a qual ele seria um Targaryen, sem ninguém saber disso. (A imagem seguinte ao momento com Tyrion no trailer é de um dragão soltando fogo pelas ventas, portanto a teoria continua em pé.)

Encare as coisas sob a ótica de Tyrion: se você visse Jon – o sujeito que está saindo com a mulher que você ama – tendo a experiência mais incrível de sua vida, voando nas costas de um dragão – a experiência com que você sonha desde que era criancinha ―, você também não faria uma cara de aflição?

Claro que sim.

A preocupação de Tyrion pode ser o prenúncio de uma traição muito aventada

Tyrion é um dos personagens mais amados de “Game of Thrones”. Ele é charmoso, é espirituoso. Ainda estamos esperando para ele terminar aquela piada sobre o burro e o favo de mel, que ele vive começando a contar. É estranho que ele não esteja mais presente no trailer, e achamos que deve haver uma razão. Talvez Tyrion esteja preparando alguma coisa nos bastidores que ainda não possa ser revelada, quem sabe?

Se um Tyrion entristecido está realmente olhando para Dany e Jon cavalgando dragões, isso pode alimentar a teoria de que, antes da série terminar, ele vai acabar traindo Dany (e depois Jon).

Vamos voltar à segunda temporada e à aventura superdivertida de Dany na Casa dos Mortos Vivos.

Nos livros, Daenerys está convencida de que Mirri Maz Duur, o mago que deixou Khal Drogo em estado vegetativo e matou seu bebê no útero, foi a primeira traição por sangue. Jorah Mormont pode ter sido a segunda traição, por ouro, já que estava espionando em nome de Varys.

Embora a versão da HBO difira dos livros, essas duas traições foram conservadas. Por isso é possível que a série inclua Tyrion como a traição cometida por amor. (Além dos comentários de Peter Dinklage, os roteiros da sétima temporada também confirmaram o amor de Tyrion por Dany, segundo a Vanity Fair.)

Uma coisa que talvez fundamente esta teoria de fãs sobre a traição de Tyrion é o tête-à-tête que ele tem com Cersei (Lena Headey) na sétima temporada, quando ele lhe diz: “Não quero destruir nossa família. Eu nunca quis isso.”

A potencial traição de Tyrion pode ocorrer por seu amor por Dany ou simplesmente seu amor por sua família. Afinal, Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) vem para o Norte e e ele acabou de travar uma guerra contra Dany na sétima temporada. Pode haver muitas oportunidades.

Será que Tyrion está olhando Jon cavalgando um dragão? Vamos só deixar esta evidência prejudicial aqui:

Discussão encerrada?

Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.