ENTRETENIMENTO
14/04/2019 09:00 -03

As 10 melhores teorias sobre a última temporada de 'Game of Thrones'

Dany é a grande vilã? Os Stark viram zumbis? Melissandre salva Westeros… O que nos aguarda a partir deste domingo (14)?

Divulgação/Montagem
Daenerys, Jon Snow, Cersei e o Rei da Noite. Os pretendentes ao Trono de Ferro podem ser muitos, mas apenas um deles reinará em Westeros.

Com o inverno, que está (quase) chegando, aparecem as mais diversas teorias sobre o que vai acontecer na oitava e última temporada de Game of Thrones. E algumas delas - que pipocam nas mais diversas listas de discussão nerd - são bem surpreendentes!

A revista americana Esquire fez um apanhado dessas teorias, das mais malucas às mais prováveis, para que tenhamos um gostinho do que poderemos encontrar nos próximos 6 episódios da série.

Selecionamos as 10 melhores delas aqui:

*Atenção, quem ainda não terminou a 7ª temporada encontrará alguns spoilers. 

  • 1 - Daenerys vai se transformar na grande vilã
    1 - Daenerys vai se transformar na grande vilã
    Divulgação
    A loucura está no gene dos Targaryen. O pai de Dany, Aerys Targaryen, era conhecido como o Rei Louco. Na 7ª temporada, os conselheiros mais próximos da Mãe de Dragões, como Tyrion, seguraram a onda dos impulsos homicidas dela várias vezes. Nem sempre com sucesso, como no caso dos Tarly, que foram queimados vivos por não se render. Esta teoria aponta que Daenerys pode se transformar na maior vilã da série, o que seria bem interessante, pois Cersei e o Rei da Noite são vilões mais óbvios. E nós sabemos que Game of Thrones adora soluções nada óbvias em sua história.
  • 2 - Jon e Dany vão trair um ao outro
    2 - Jon e Dany vão trair um ao outro
    Tanto Daenerys quanto Jon possuem direitos muito sólidos ao Trono de Ferro, e o fato de que estejam dormindo juntos mesmo sendo tia e sobrinho (coisa que eles ainda não sabem) não vai ajudar em nada na situação. Tudo bem que as atenções, pelo menos por enquanto, estarão voltadas ao combate do exército de zumbis do Rei da Noite, mas e quando o assunto for o trono de Westeros? Será treta na certa. Nos livros, quando Dany vai à Casa dos Imortais, ela recebe uma profecia que diz: "Três fogueiras tem de acender... Uma pela vida, uma pela morte e uma pelo amor. Três montarias tem de montar, uma para o sexo, uma para o terror e uma para o amor. Três traições conhecerá… Uma vez por sangue, uma por ouro e outra por amor". Seria Jon o autor dessa terceira traição? Pelo menos é isso que questiona esta teoria.
  • 3 - O Rei da Noite transformará os Starks mortos em Caminhantes Brancos
    3 - O Rei da Noite transformará os Starks mortos em Caminhantes Brancos
    Divulgação
    A Muralha não é mais um obstáculo para o exército das mortos, e imaginá-los chegando a Winterfell não é nenhum absurdo. Pelo menos é o que supõe esta teoria. Ou seja, o Rei da Noite teria toda a linhagem dos Stark enterrados nas criptas da capital do Norte a seu dispor. Imagine ver as versões zumbis de Robb, Ned, Catelyn e Rickon?a
  • 4 - Sam é Azor Ahai
    4 - Sam é Azor Ahai
    Divulgação
    Em Crônicas de Gelo e Fogo, a série de livros de George R. R. Martin em que Game of Thrones foi inspirado, Azor Ahai é uma figura lendária "que lutou contra a escuridão com uma espada de fogo". Segundo a profecia indicada nos livros, "quando a estrela vermelha sangra e a escuridão se acumula, Azor Ahai nascerá de novo em meio à fumaça e ao sal para acordar os dragões da pedra". Como descreve uma teoria, Sam poderia ser o filho de Rhaegar e Elia Martell (sua primeira esposa, cujo casamento foi anulado). A criança teria sido entregue para que uma das famílias mais fiéis aos Targaryen cuidassem dele, os Tarlys. Por isso ele seria tão diferente de seu pai e irmão. E foi Sam quem descobriu que Vidro de Dragão matava os Caminhantes Brancos.
  • 5 - Melisandre vai voltar com um exército e salvará o dia
    5 - Melisandre vai voltar com um exército e salvará o dia
    Divulgação
    Logo após informar Varys que estava de partida para Volantis, Melisandre disse: "Eu voltarei, querida Aranha, uma última vez. Eu tenho que morrer neste país estranho, assim como você". A Sacerdotisa Vermelha de R'hllor, o Senhor da Luz, fez muita besteira em nome de sua religião ao longo das temporadas de Game of Thrones, mas está com sua fé abalada e busca por redenção. Como indicado nesta teoria, Volantis é protegida por um enorme exército de seguidores de R'hllor e nada mais útil contra um exército de gelo que um de fogo.
  • 6 - Tyrion se alia a Cersei e trai Daenerys
    6 - Tyrion se alia a Cersei e trai Daenerys
    Divulgação
    Lembra da profecia dos livros sobre Dany sofrer uma traição por amor? E se o traidor não fosse Jon, mas Tyrion, que, finalmente, faria as pazes com sua irmã Cersei? Os dois tiveram uma importante conversa na 7ª temporada, mas o conteúdo dela não foi mostrado. Estariam os dois fechando uma improvável aliança baseada no amor fraternal? Há muita gente que acredita nesta teoria.
  • 7 - Arya mata Cersei
    7 - Arya mata Cersei
    Divulgação
    Cersei está no topo da famosa lista negra de Arya Stark. Ao passar das temporadas ela está riscando os nomes de seus inimigos um a um e logo chegará a Cersei. Mas como? Em uma entrevista ao TVGuide em 2011, a atriz Maisie Williams disse que mesmo sendo destra, foi treinada para usar a mão esquerda para usar uma espada. Isso seria um indicativo de que os criadores da série já teriam decidido que Arya mataria Cersei se disfarçando de Jamie, que teve sua mão direita cortada e passou a ter de usar sua espada com a mão esquerda.
  • 8 - Bran é o Rei da Noite
    8 - Bran é o Rei da Noite
    Divulgação
    Já descobrimos que os Filhos da Floresta criaram os Caminhantes Brancos há milhares de anos para se protegerem numa guerra contra os Primeiros Homens. Mas os zumbis fugiram do controle, e a Muralha teve de ser construída para afastar essa grande ameaça aos humanos. Em uma de suas visões do passado, Bran testemunhou a criação dos Caminhantes Brancos e provou que ele tem a habilidade de manipular o tempo. Ou seja, ele pode tentar reverter o processo que criou o Rei da Noite e pode acabar, acidentalmente, tornar-se o próprio Rei da Noite. Em entrevista à Esquire, o ator Isaac Hempstead Wright, que interpreta Bran, disse: "Eu pessoalmente acho que a teoria do Rei da Noite é um pouco exagerada, mas eu teria dito a mesma coisa sobre a teoria de Hodor. Em Game of Thrones tudo é possível".
  • 9 - Os Clegane vão, finalmente, resolver suas diferenças na porrada
    9 - Os Clegane vão, finalmente, resolver suas diferenças na porrada
    Divulgação
    Muitos fãs acreditavam que a treta entre os irmãos Gregor (A Montanha) e Sandor (O Cão de Caça) Clegane seria resolvida na 7ª temporada, mas isso não aconteceu. Porém, Sandor, o ex-guarda costas do odioso Joffrey, já deu o recado quando reencontrou Gregor na reunião entre Cersei, Jon e Dany: "O que eles fizeram com você? Não importa. Não é assim que termina para você, irmão. Você sabe quem está vindo te pegar. Você sempre soube". Está bem claro que vai rolar sangue! Uma briga que todo fã de Game of Thrones que se preze está esperando há anos.
  • 10 - Jaime vai matar Cersei
    10 - Jaime vai matar Cersei
    Divulgação
    A relação entre os irmãos (e amantes) Cersei e Jamie nunca esteve tão abalada quanto foi mostrado no final da 7ª temporada. Ele ficou revoltado com a falta de palavra da rainha - que havia prometido lutar ao lado de Daenerys e Jon contra o exército do Rei da Noite - e a deixou falando sozinha. Agora que estão em lados opostos da guerra, Jaime pode ser forçado a enfrentar e até matar sua própria irmã. Como esta teoria aponta, quando era pequena, Cersei topou com uma bruxa que lhe fez algumas profecias. Nos livros, uma delas era: "o valonqar enrolará as mãos em sua pálida garganta branca e a estrangulará até roubar sua vida”. Em Alto Valiriano, língua ainda falada em Essos (continente à oeste de Westeros), valonqar quer dizer “irmão mais novo”. O que poderia indicar Tyrion como seu algoz, mas mesmo sendo gêmeo de Cersei, Jamie é minutos mais novo que sua irmã.