ENTRETENIMENTO
18/05/2019 00:26 -03

Relembrando todos que morreram no penúltimo episódio de 'Game of Thrones'

Daenerys Targaryen e seu dragão incendiaram Porto Real e não deixaram pedra sobre pedra.

Ilustração: Damon Dahlen/HuffPost; Foto: HBO
No penúltimo episódio de GoT, muita gente morreu.

Seguem spoilers, é claro.

Agora sabemos por que nem todo o mundo morreu na batalha de Winterfell.

O penúltimo episódio de Game of Thrones foi ainda mais mortífero. Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) virou Rainha Louca e usou Drogon para eliminar todo o mundo em Porto Real e redondezas.

E isso aconteceu no Dia das Mães!

Perdemos uma multidão de personagens. E embora alguns talvez tivessem merecido o que aconteceu com eles – Varys (Conleth Hill), o que foi isso? ―, isso não quer dizer que não estejamos chorando sua morte.

Valar morghulis. 

Cersei Lannister (Lena Headey)

Divulgação
Cersei morreu no penúltimo EP.

Causa da morte: Apesar de ter sido uma das maiores vilãs da série, Cersei morre simplesmente esmagada pelos escombros da Fortaleza Vermelha depois do ataque de Dany contra Porto Real. Apropriadamente, seu irmão e amante Jaime está ao seu lado. 

Algumas últimas observações: Dizer o quê? A gente já estava prevendo isso, com certeza, mas perder uma personagem como Cersei nunca é fácil. Ela ficará gravada em nossa memória como uma das personagens mais interessantes e perversas na história da televisão. 

Por um lado, foi triste vê-la morrer no Dia das Mães, ela que amava seus filhos mais que tudo. Por outro lado, ela mereceu morrer.

Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau)

Divulgação
Jaime morre com Cersei.

Causa da morte: Depois de matar Euron (Pilou Asbæk) a facadas, Jaime é gravemente ferido e finalmente morre esmagado com Cersei no Fortaleza Vermelha. 

Algumas últimas observações: Justamente quando você pensava que ele tivesse se redimido melhor que qualquer outro personagem de GoT, Jaime volta para Cersei e abandona Brienne de Tarth (Gwendoline Christie) na batalha de Winterfell. Como ele teve coragem de fazer isso? Ainda bem que ele morreu.

Ah, claro, ele teve coragem porque é “odioso”, como sua irmã gêmea e amante.

Varys (Conleth Hill)

Divulgação
Um dos personagens mais inteligentes de GoT, Varys foi tremendamente subutilizado na temporada final

Causa da morte: Depois que Varys tenta defender o direito de Jon Snow (Kit Harington) de assumir o trono, Dany o acusa de traição e o executa. Ela o queima com um jato de fogo de seu dragão, conforme prometera. 

Algumas últimas observações: Um dos personagens mais inteligentes de GoT, Varys foi tremendamente subutilizado na temporada final (onde estavam todos aqueles passarinhos?). Mas vamos nos lembrar de sua astúcia, de suas manipulações nos bastidores, por anos ainda. Uma verdadeira lenda que sabia do que é capaz uma rainha Targaryen.

Euron Greyjoy (Pilou Asbaeck)

Divulgação

Causa da morte: Jaime o enfrenta num ataque de raiva e ciúmes e o mata  enfiando sua espada no peito de Euron. 

Algumas últimas observações: Adeus, capitão Jack Sparrow. Já vai tarde. 

Só isso. 

 A Companhia Dourada

Divulgação

Causa da morte: Daenerys Targaryen. Nos dez primeiros segundos da batalha.

Algumas últimas observações: Dany e suas forças demoliram a Companhia Dourada em pouquíssimo tempo na batalha de Porto Real. Caras, você deveriam ter levado os elefantes.

O Cão de Caça (Rory McCann)

Divulgação

Causa da morte: Durante o tão aguardado enfrentamento entre os dois irmãos Clegane, Sandor Clegane, vulgo o Cão de Caça, morre ao lado de seu irmão Frankenstein, a Montanha. Depois de alguns golpes na cara, os dois despencam do alto de uma torre e caem num mar de fogo, em um final digno deles. 

Algumas últimas observações: 
Sem dúvida alguma um dos personagens mais amados de GoT, o Cão de Caça nunca deixou de nos provocar risos e/ou nos arrancar lágrimas. Suas cenas com Arya (Maisie Williams) ficarão na história, assim como falas suas tipo “foda-se a água, me traga um vinho!”.

A Montanha (Hafþór Júlíus Björnsson)

Divulgação

Causa da morte: A batalha dos irmãos Clegane.

Algumas últimas observações: Não há muito o que dizer sobre a montanha, ou Gregor Clegane. Ele foi um assassino e estuprador, morto por seu irmão mais jovem por ser uma pessoa terrível. Em dado momento foi convertido num monstro zumbi com cara de bebê. Isso é mais ou menos tudo que se pode dizer sobre ele.

Qyburn (Anton Lesser)

Divulgação

Causa da morte: A Montanha.

Algumas últimas observações: Ah, Qyburn. A Mão da Rainha Cersei, também conhecido como a Boca de Sauron, Qyburn era um gênio perverso que trouxe a Montanha de volta dos mortos. Infelizmente, depois de tentar dar ordens à Montanha, foi morto por ele, a quem dera a vida. Deve haver algo de poético nisso. Moral da história: teria sido melhor não irritar a Montanha.

Quase todo mundo em Porto Real

Divulgação
Restaram escombros no penúltimo EP.

Causa da morte: Daenerys Targaryen.

Algumas últimas observações: Porto Real é a capital de Westeros. Ed Sheeran certa vez o descreveu como “o pior lugar do mundo”. Agora é exatamente isso. 

*Este texto foi publicado originalmente no HuffPost US e traduzido do inglês.