MULHERES
18/02/2020 01:00 -03 | Atualizado 18/02/2020 01:00 -03

Aqui estão as 21 melhores (e mais intensas) fotos de parto e pós-parto de 2020

Coletivo "Birth Photography Image Competition" anuncia imagens vencedoras de seu concurso anual de fotografia. Neste ano, brasileiras estão entre as preferidas.

Jessica Vink da VI-Photography
Neste ano, jurados elegeram a foto acima, batizada de "Um momento de silêncio", da holandesa Jessica Vink, da VI-Photography, como a melhor de 2020.

Elas trabalham com registros da intensidade, do cansaço, da dor e da resiliência feminina durante o parto. Mas não são obstetras ou doulas. São fotógrafas. Elas eternizam, em um segundo, momentos de conexão e força.

Para homenagear este trabalho e desmistificar o que é, de fato, um parto natural, a IAPBP (Associação Internacional de Fotos Profissionais de Nascimento) realiza competição anual, a “Birth Photography Image Competition”.

Um painel de especialistas seleciona três vencedores em cada categoria estabelecida, além de menções honrosas. No concurso de 2020, cerca de 1.200 imagens foram enviadas, de fotógrafos de mais de 6 países. 

Jana Brasil
A fotógrafa brasileira Jana Brasil registrou o nascimento de Noah, que nasceu empelicado -- o que é raro e acontece em cerca de um a cada 80 mil nascimentos.

Ao todo 32 imagens foram selecionadas. Organizadores, em comunicado, disseram que estão entusiasmados com o crescimento do concurso. “Somos muito gratos pelo trabalho árduo de nossos juízes, pois escolher o vencedor deste ano não foi uma tarefa fácil. Agradecemos seu tempo e esforços.”

Neste ano, três brasileiras se destacaram. Entre elas, Jana Brasil, que foi reconhecida na categoria melhor “Detalhe de Nascimento”. Ela registrou o nascimento de Noah, bebê que nasceu empelicado — ou seja, dentro do saco amniótico que não se rompeu — em Vila Velha, no Espírito Santo (foto acima). Outras brasileiras como Daniela Justos e Bárbara Aviz também ganharam.

Abaixo, estão 21 imagens selecionadas pela competição em 2020:

Atenção: Algumas destas imagens podem conter conteúdo sensível.

 
  • Shea Long
    Fotógrafa Shea Long, do Canadá, venceu como melhor imagem na categoria "Trabalho de parto". A foto foi batizada de “Morning Light Creeps In” (A luz da manhã se arrasta, em tradução livre).
  • Paulina Splechta
    A fotógrafa Paulina Splechta batizou a foto acima de "Reactions"(Reações, em tradução livre). Imagem dos Estados Unidos recebeu menção honrosa no concurso.
  • Jessica Vink da VI-Photography
    Neste ano, jurados elegeram a foto acima, batizada de "Um momento de silêncio", da Holandesa Jessica Vink, da VI-Photography, como a melhor de 2020.
  • Jana Brasil
    A fotógrafa brasileira Jana Brasil registrou o nascimento de Noah, que nasceu empelicado -- o que é raro e acontece em cerca de um a cada 80 mil nascimentos.
  • Sarah Maverick
    Sarah Maverick, dos Estados Unidos, capturou o momento e batizou de "The day that you were born" (O dia em que você nasceu, em tradução livre). Imagem recebeu menção honrosa no concurso.
  • Cat Fancote
    A imagem acima, da fotógrafa Cat Fancote, da Australia, ganhou na categoria "Favorita dos diretores". 
  • Bárbara Aviz
    "Overflowing love" (Amor transbordando, em tradução livre), da brasileira Bárbara Aviz.
  • Fotos parto
    Fotos parto
    DANIELA JUSTUS
    'In Between' (No meio do caminho, em tradução livre), da fotógrafa Daniela Justos, do Brasil. 
  • Jana Brasil
    "Milagre da Vida", também da brasileira Jana Brasil, recebeu menção honrosa no concurso.
  • Brittney Hogue
    A imagem acima é o primeiro momento em que a mãe entra em contato com o bebê após uma cesárea. Imagem batizada de 'Fresh' (Fresco, em tradução livre), ganhou menção honrosa.
  • Martha Lerner
    A imagem acima, batizada de "Her Cup Runneth Over...' (Seu copo transborda, em tradução livre), dos Estados Unidos, foi uma das ganhadoras na categoria "pós-parto".
  • Katie Torres
    Foto acima foi eleita como a melhor por todos os membros do juri. Batizada de 'Ring of Fire' (Anel de Fogo, em tradução livre), imagem foi tirada nos Estados Unidos pela fotógrafa Katie Torres.
  • NATALIE WEBER
    Imagem acima foi uma das vencedoras na categoria pós-parto. Batizada de 'Denial' (Negação, em inglês), foto foi tirada nos Estados Unidos pela fotógrafa Natalie Weber.
  • EVELIEN KOOTE
    'Silence' (Silêncio, em inglês), da fotógrafa holandesa Evelien Koote, que ganhou menção honrosa no concurso.
  • CINDY WILLEMS
    Imagem acima recebeu menção honrosa. Batizada de "Breech" (Culatra, em inglês), foi tirada pela fotógrafa holandesa Cindy Willems.
  • Bree Garcia
    “Warrior” (Guerreira, em inglês), da fotógrafa Bree Garcia, dos Estados Unidos, venceu na categoria "Detalhes do parto". 
  • SHEA LONG
    A imagem acima, batizada de 'Colostrum Drunk' (Bêbado de colostro), do Canadá, ganhou uma menção honrosa no concurso.
  • Fotos de parto
    Fotos de parto
    Bree Garcia
    A imagem "Unplanned, Furious and Free" (Não planejado, furioso e livre, em tradução livre), dos Estados Unidos.
  • BELLE VERDIGLIONE
    A foto de Belle Verdiglione, da Australia, recebeu menção honrosa e foi batizada de "We've got you baby" (Nós pegamos você, bebê, em tradução livre). 
  • Alexandria Mooney
    Foto “Unmasking The Many Layers Of Birth” (Desmascarando as muitas camadas de nascimento, em tradução livre), dos Estados Unidos, venceu na categoria "Melhor na entrega".