9 formas de reduzir o desperdício de alimentos, de acordo com a ONU

Atitudes do dia a dia que trazem benefícios para você, o meio ambiente e a economia.

No próximo dia 29 de setembro acontece pela primeira vez o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Para se ter uma ideia da importância sobre falar do assunto, de 8% a 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa do mundo vêm do desperdício de alimentos, de acordo com a ONU.

Quanto menos alimentos perdidos e desperdiçados, maior redução na emissão de gases do efeito estufa, menor pressão sobre os recursos terrestres e hídricos, aumento na produtividade e crescimento da economia do mundo, além de termos mais alimentos disponíveis para os mais vulneráveis.

Para trabalhar com medidas de fato efetivas, um dos marcos da data é o lançamento de uma plataforma chamada Técnica de Medição e Redução de Perda e do Desperdício de Alimentos com informações sobre políticas, alianças, ações e exemplos de modelos de sucesso sobre a redação da perda e desperdício dos alimentos no mundo todo. A plataforma está disponível em inglês, francês e espanhol.

Um dos conteúdos foca em como reduzir o desperdício de alimentos nas nossas casas. Nós falamos sobre isso aqui no HuffPost, mas separamos 9 dicas práticas que podem ajudar e muito no seu dia a dia.

cropped view of woman holding ornamental plate with guacamole, boiled egg and greenery on toast near cherry tomatoes on blue background
cropped view of woman holding ornamental plate with guacamole, boiled egg and greenery on toast near cherry tomatoes on blue background

1 - Foque em pequenas quantidades
Sirva-se apenas de porções pequenas que você efetivamente vai comer. Evite fazer um prato maior que a sua fome ou divida com seus amigos quando for a restaurantes ou pedir delivery em casa.

2 - Reutilize suas sobras
Guarde as sobras de comidas para outras refeições. Se sobrar um pouco de carne na panela, coma outro dia ou crie um prato com o que ficou por ali, por exemplo. O resto de arroz de hoje pode se transformar em um bolinho de arroz depois de amanhã. E assim por diante.

3 - Compre apenas o que você precisa
Antes de sair de casa ou antes de entrar no site do supermercado, faça uma lista de compras com o que você precisa de verdade e não exagere. Claro, todo mundo erra, mas tenha atenção e evite jogar os alimentos fora. O que nos leva ao próximo item.

4 - O que entra primeiro, sai primeiro
Quando fizer novas compras, use os produtos que já estão em sua casa. Na geladeira ou na sua dispensa, deixe sempre os produtos que chegaram primeiro na frente e coloque os mais novos na parte posterior. Este é um passo importante para evitar o desperdício.

5 - Fique sempre de olho na sua geladeira
Cuidado com a temperatura correta da sua geladeira e guarde os alimentos em uma temperatura ao redor de 1 a 5 graus para mantê-los bem refrigerados.

6 - Compre as frutas e legumes feios
Frutas e verduras que não têm formas lindas e perfeitas são tão deliciosas quanto todas as outras. Não deixe de consumi-las.

7 - Fique atento à data de validade
É sempre importante lembrar de consumir os produtos antes da data de validade expirar pois assim você evita problemas de saúde e, ao mesmo tempo, não joga fora aquilo.

8 - Se puder, faça compostagem
Alguns desperdícios podem acontecer e ser inevitáveis. Mas você pode tentar a compostagem em casa, que tal? Saiba mais aqui.

9 - Doe o que sobrar
Tem comida a mais na sua casa? Não deixe ela ir pro lixo. Compartilhe, doe, ajude o próximo.