COMIDA
14/06/2019 11:37 -03

A história por trás da fonte na Itália que despeja vinho a qualquer hora – e de graça

Fontana di Vino, em Abruzzo, funciona todos os dias para todos que passam por lá.

Já dizia a bíblia que o vinho foi criado para a alegria dos homens. E na Itália, isto é levado muito a sério. Em uma pequena cidade do centro da Itália existe uma fonte de vinho que funciona todos os dias, o tempo todo, para qualquer pessoa. E o melhor: é totalmente gratuita.  

A Fontana di Vino (em italiano) foi construída em 2016 na adega Dora Sarchese, na cidade Caldari di Ortona, em Abruzzo, para saciar a sede dos peregrinos que completam a peregrinação religiosa do Caminho de São Tomé. 

O caminho é muito conhecido por italianos e turistas. Milhares de cristãos partem de Roma até Caldari di Ortono, todos os anos, para visitar a catedral onde estariam os restos mortais do discípulo Tomás.  

Reprodução

A ideia de criar uma fonte “eterna” de vinho para aqueles que passam pela cidade partiu da associação Cammino di San Tommaso, das fundadoras Dina Cespa e Luigi Nascisi, inspiradas por uma fonte de vinho no Caminho de Santiago, em Navarra. 

O projeto foi pensado para promover turismo para a região e atrair mais turistas e peregrinos. Segundo a associação, a fonte é uma ótima forma de dar boas vindas aos turistas. E tem como discordar?

Reprodução
Reprodução