ENTRETENIMENTO
23/03/2020 17:51 -03 | Atualizado 23/03/2020 17:57 -03

Flip 2020 é adiada para novembro devido ao surto do novo coronavírus no Brasil

Festa Literária Internacional de Paraty, tradicional no País, aconteceria entre julho e agosto deste ano.

Devido à “duração bastante incerta” da epidemia de coronavírus no Brasil, a tradicional Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece todos os anos entre os meses de julho e agosto, em 2020, será realizada em novembro.

“O agravamento da pandemia global do coronavírus e a necessidade de distanciamento social, com duração ainda bastante incerta, levaram a Flip a tomar as medidas cabíveis para preservar a saúde e a segurança de todos”, diz comunicado enviado à imprensa nesta segunda-feira (23).

Apesar da confirmação do adiamento do evento, ainda não há data definida. Em comunicado, a organização do evento afirmou que está trabalhando para manter a estrutura da festa e agradeceu “o apoio vital do nosso público, das instituições, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores”.

Bettmann via Getty Images
Elizabeth Bishop, poeta norte-americana que teve destaque nos anos 1950.

Neste ano, a homenageada é a poeta norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979). Esta é a primeira vez na história do evento que um nome da literatura internacional é destacado - e gerou polêmicas assim que foi anunciado.

Artistas, escritores e o público em geral nas redes sociais, na época em que o nome foi anunciado, fizeram questão de lembrar o apoio de Bishop ao golpe militar de 1964 no Brasil e comentários negativos e preconceituosos dela sobre o Brasil. A curadora do evento,Fernanda Diamant, também foi criticada.

A organização do evento chegou a anunciar que faria uma reavaliação da escolha, porém, a decisão pela manutenção de Bishop como homenageada no evento foi mantida - a confirmação foi divulgada no início de março.

Leia o comunicado completo:

A Festa Literária Internacional de Paraty – Flip sente em anunciar o adiamento da edição 2020.

 

O agravamento da pandemia global do coronavírus e a necessidade de distanciamento social, com duração ainda bastante incerta, levaram a Flip a tomar as medidas cabíveis para preservar a saúde e a segurança de todos.

 

Conscientes do impacto no cenário cultural brasileiro e na economia local, estamos trabalhando remotamente para manter a estrutura, a missão e os ideais da Flip em dia para a sua realização em novembro de 2020.

 

Agradecemos o vital apoio do nosso público, das instituições, patrocinadores, apoiadores, parceiros e colaboradores. Que o espírito coletivo e o senso de comunidade que sempre marcaram a Flip nos ajude a todos a atravessar estes tempos desafiadores.