ENTRETENIMENTO
11/07/2019 05:00 -03

Estes são os filmes mais legais citados na 3ª temporada de 'Stranger Things'

Comédia, terror, ficção científica, fantasia... A lista está cheia de clássicos, cults e filmes que você nem sabia que existiam.

HuffPost Brasil
A Morte do Demônio, Cocoon, D.A.R.Y.L. e Gremlins são alguns dos destaques.

Todos sabemos que a cada temporada, Stranger Things despeja um caminhão de citações e referências à cultura pop da década de 1980. Aliás, uma das coisas mais divertidas da série é caçar todos esses easter eggs.

Nada de diferente do que aconteceu na terceira temporada, que estreou na Netflix há exatamente uma semana. Sobretudo com as menções a filmes que amamos.

Por isso, analisamos cada episódio e reunimos as mais legais referências a filmes na terceira temporada de Stranger Things.

Muitos das citações a filmes na terceira temporada de Stranger Things estão ligadas ao cinema do novo shopping de Hawkins, o Starcourt Mall. Logo no primeiro episódio a série mostra Mike, Will, Lucas e Max indo assistir a O Dia dos Mortos.

Outro filme assistido por personagens da série, no caso Dustin, Erica, Robin e Steve é De Volta Para o Futuro, a maior bilheteria de 1985, ano em que se passa a trama. Mas em uma cena em que eles estão saindo do cinema é possível ver outros filmes em cartaz no local. São eles: O Mundo Fantástico de OZ, D.A.R.Y.L., A Coisa, Assassinato por Encomenda e Cocoon, todos lançados em 85.

Veja aqui a lista dos filmes relacionados ao cinema do Starcourt Mall:

O Dia dos Mortos (1985)

Divulgação

Um dos menos lembrados filmes de zumbi de George Romero, O Dia dos Mortos sofreu um pouco por vir depois de dois clássicos do gênero inventado pelo diretor: A Noite dos Mortos-Vivos (1968) e O Despertar dos Mortos (1978). Com uma ambientação mais solar, mesmo que mostre um grupo de militares e cientistas que vivem em um bunker, O Dia dos Mortos mostra que a humanidade está perdendo a batalha contra a infestação de zumbis. Outro fato curioso é que o filme mostra os mortos-vivos por outro prisma. Principalmente na figura de Bub (Sherman Howard), um zumbi usado em experimentos que demonstra ter consciência.

De Volta para o Futuro (1985)

Divulgação

Grande sucesso de 1985, De Volta Para o Futuro dispensa apresentações. O filme acabou dando início a uma das trilogias mais pop da História do cinema, seguido por De Volta para o Futuro 2 e De Volta Para o Futuro 3. Ambos foram filmados ao mesmo tempo, mas foram lançados separadamente, em 1989 e 1990, respectivamente. O mais interessante é que de todas as questões levantadas no filme sobre viagem no tempo, a relação quase incestuosa entre Marty McFly (Michael J. Fox) e a versão jovem de sua mãe, Lorraine Baines (Lea Thompson), é o que chama mais a atenção de Steve e Robin. 

O Mundo Fantástico de OZ (1985)

Divulgação

Após longos 45 anos, o clássico O Mágico de Oz (1939) finalmente havia ganhado uma sequência. Porém, o filme da Disney foi um dos maiores fracassos de 1985. O motivo? O Mundo Fantástico de OZ é praticamente um filme de terror. Dark até os ossos, ele mostra os adultos duvidando de Dorothy (Fairuza Balk) depois que a garotinha volta de sua viagem a OZ. Ela chega até a ser internada em um manicômio e tratada com eletrochoques! Ao retornar a OZ, Dorothy encontra um mundo apocalíptico habitado por criaturas horrendas e uma estrada dos tijolos amarelos totalmente destruída. Aqui, até as versões de seus amigos, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão, são de dar pesadelos. Um filme que traumatizou muitas crianças. 

D.A.R.Y.L. (1985)

Divulgação

O menino Daryl (Barret Oliver) é, certamente, uma das inspirações para a criação de Eleven. D.A.R.Y.L. começa como uma drama juvenil e acaba se transformando em um filme ação com muita espionagem. A trama começa com um menino vagando numa rua sem qualquer lembrança de quem ele é, somente seu nome, Daryl. Uma família o encontra e começa a procurar pistas para ajudá-lo a descobrir sua história. Porém, nessa jornada, eles notam que o garoto parece ter certas habilidades especiais e começam a ser perseguidos por militares que fazem parte de um programa obscuro do governo.

A Coisa (1985)

Divulgação

Um dos grandes clássicos do SBT, A Coisa é um dos melhores títulos de Larry Cohen, papa dos filmes B morto em março de 2019. Crítica ao consumismo desenfreado, a trama conta a história de uma substância que parece uma mistura de iogurte e marshmallow, que é encontrada por trabalhadores de uma mina e acaba virando uma febre. O detetive David Rutherford (Michael Moriarty) é contratado por executivos de uma empresa alimentícia concorrente a descobrir a receita do produto misterioso, mas o que ele descobre é que a Coisa é, na verdade, um ser alienígena que transforma as pessoas em zumbis nojentos para conquistar o planeta Terra. 

Assassinato por Encomenda (1985)

Divulgação

Chevy Chase é conhecido por seus comédias rasgadas, mas em 1985 ele apresentou um personagem bem diferente do que estava acostumado a retratar na TV e no cinema: Irwin “Fletch” Fletcher, um jornalista investigativo de Los Angeles que usa de disfarces para conseguir suas matérias. Um dia, ele se disfarça de mendigo para fazer uma pesquisa de campo sobre tráfico de drogas em uma praia, mas é abordado por um milionário que lhe oferece US$ 50 mil para matar um homem. Fletch passa a pesquisar quem é este homem com a cabeça a prêmio e acaba descobrindo algo bem maior que esperava. Assassinato por Encomenda é uma mistura de film noir com toques de comédia que rendeu uma sequência em 1989, Fletch Vive.

Cocoon (1985)

Divulgação

Mistura de drama da terceira idade com ficção científica, Cocoon foi uma das maiores surpresas de 1985, conseguindo um inesperado 6º lugar entre as maiores bilheterias daquele ano, revitalizando a carreira de atores já esquecidos em Hollywood, como Don Ameche, Hume Cronyn e Jessica Tandy, que ganharia um Oscar de Melhor Atriz em 1990, por Conduzindo Miss Daisy. O filme conta a história de um grupo de velhinhos que escapam do asilo em que vivem para aproveitar a piscina de uma casa vazia nas proximidades. Um dia, rochas estranhas aparecem no fundo da piscina. Eles não ligam e continuam a aproveitar a água. No entanto, depois da chegada desses objetos estranhos eles começam a se sentir mais dispostos, rejuvenescidos.

Inferno Vermelho (1988) 

Divulgação

Alguns filmes não são citados diretamente, mas suas influências ficam claras em alguns personagens. Um deles é o russo Grigori (Andrey Ivchenko), um militar forte e quase imbatível bem ao estilo de Arnold Schwarzenegger. A referência mais óbvia é a de O Exterminador do Futuro (1984), mas ele também lembra muito Ivan Danko, de Inferno Vermelho. Nesse policial com boas doses de comédia, Ivan Danko (Arnold Schwarzenegger) é um implacável policial soviético que é obrigado a trabalhar com o engraçado e displicente policial de Chicago Art Ridzik (James Belushi) quando um perigoso traficante russo foge da União Soviética para os Estados Unidos. 

Gremlins (1984)

Divulgação

Um dos maiores clássicos do cinema adolescente da década de 1990, Gremlins aparece duas vezes na terceira temporada de Stranger Things. Uma delas é quando Dustin mostra uma de suas invenções, o martelo automático para seus amigos. A traquitana lembra muito uma das invenções de Rand Peltzer (Hoyt Axton), o inventor meio abobalhado que dá de aniversário para seu filho Billy Peltzer (Zach Galligan) um estranho e fofinho bichinho chamado Gizmo. Mas o que Billy não sabe é que esse bichinho pode originar criaturas feiosas e maléficas chamadas Gremlins. É um desses bichos que levam o caos à pequena cidade de Kingston Falls na época de Natal que aparece em forma de bicho de pelúcia em uma cena no parque de diversões de Hawkins.  

Amanhecer Violento (1984)

Divulgação

Clássico teen da paranóia da Guerra Fria, Amanhecer Violento é citado duas vezes por Dustin durante a série. O filme, que teve uma esquecível refilmagem em 2012, mostra um grupo de jovens de uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos que enfrentam sozinhos uma invasão soviética. Entre esses jovens, atores que se transformariam em estrelas daquela década, como Patrick Swayze, C. Thomas Howell, Lea Thompson, Charlie Sheen e Jennifer Grey.

O Enigma do Outro Mundo (1982)

Divulgação

Um dos melhores filmes do cultuado diretor John Carpenter (Halloween e Fuga de Nova York), O Enigma de Outro Mundo, que aparece em Stranger Things como um pôster no porão da casa de Mike, é uma refilmagem - bem melhor que o original - O Monstro do Ártico (1951). A produção de 1982 transpira a paranoia anti-comunista típica das obras de ficção científica dos anos 1950 e que voltaram à moda na década de 1980. Porém, a visão cínica de Carpenter dá muito mais molho à história do ser alienígena transmorfo que aterroriza um grupo de cientistas em uma estação na Antártida.

Picardias Estudantis (1992)

Divulgação

Filme que revelou atores como Sean Penn, Jennifer Jason Leigh e Judge Reinhold, Picardias Estudantis é muito mais que uma típica comédia adolescente dos anos 1980, dando muito mais profundidade a personagens estereotipados, como o surfista doidão, a garota que quer ser popular e a menina mais bonita da escola. Além de emular a famosa cena da piscina usando a mãe de Mike, Karen Wheeler (Cara Buono), em Stranger Things o filme é citado mais duas vezes. Uma quando Dustin fala que sua namorada é mais bonita que Phoebe Cates, a atriz da tal cena da piscina, e quando Steve indica seus três filmes preferidos ao procurar emprego na locadora de vídeo local.  

Uma Noite Alucinante/A Morte do Demônio (1981)

Divulgação

Assim como aconteceu com O Enigma do Outro Mundo, Evil Dead, que no Brasil ganhou dois títulos ao longo dos anos, foi representado em um pôster no quarto de Jonathan Byers, irmão mais velho de Will. A Morte do Demônio alavancou a carreira de Sam Raimi como um dos diretores mais significativos do gênero do horror nos últimos 30 anos. Com sua mistura de comédia pastelão com terror, ele inovou o gênero. Mais tarde ele seria pioneiro em filmes de super-heróis, dirigindo a primeira trilogia do Homem-Aranha.   

A História Sem Fim (1984)

Divulgação

Mesmo dividindo as atenções com diversos filmes do gênero fantasia infanto-juvenil da época, como O Cristal Encantado, Labirinto, Willow - Na Terra da Magia e A Princesa Prometida, a produção alemã de 1984 dirigida por Wolfgang Petersen (O Barco - Inferno no Mar) se destacou com seu mundo cheio de imaginação e criaturas fascinantes, como o dragão Falkor, que até hoje muitos pensam se tratar de um cachorro gigante voador.  O filme ganha um citação hilária e emocionante no climax da terceira temporada de Stranger Things, mas não vamos contar mais nada para não estragar a surpresa.

A Fortaleza Escondida (1958)

Divulgação

Dentre os clássicos que Robin enumera como seus três filmes preferidos ao procurar emprego na locadora de vídeo de Hawkins, A Fortaleza Escondida, do diretor japonês Akira Kurosawa, é o mais significativo para as referências de Stranger Things. Isso porque essa aventura sobre uma princesa guerreira que tenta se esconder de um clã inimigo no Japão feudal é citada por George Lucas como uma das grandes inspirações para Star Wars. Desse filme ele tirou a inspiração para criar a Princesa Leia e os robôes C-3PO e R2-D2.

Clube dos Cafajestes (1978)

Divulgação

Já o bobão Steve elegeu como seu filme preferido em sua breve entrevista de emprego na locadora de vídeo o escrachado Clube dos Cafajestes, uma comédia caótica que é a cara de sua grande estrela: John Belushi. O filme inaugurou o subgênero dos filmes de fraternidades, comédias jovens que mostravam o dia a dia de festas universitárias, regadas a milhares de litros de cerveja, pegadinhas sem limite e garotas de biquíni.