ENTRETENIMENTO
29/09/2020 05:00 -03

5 'Clássicos' da 'Sessão das Dez'

Filmes que faziam a diversão da molecada em programa do SBT nos anos 1980.

O Homem Cobra, A Batalha Final, A Gangue dos Dobermans, A Bolha Assassina, O Último Americano Virgem, trilogia Braddock (O Super Comando, O Início da Missão e O Resgate), 1999 - O Sobrevivente do Fim do Mundo, Keruak, O Exterminador de Aço... Se você conhece esses filmes, já sabe que estamos falando da extinta e saudosa Sessão das Dez, do SBT.

Famosa por reprisar os filmes assim que eles terminavam de serem exibidos, a sessão com os filmes que o Silvio Santos ainda não tinha visto, mas achava muito bons, teve sua fase áurea na década de 1980, levando às casas dos brasileiros filmes em sua maioria, digamos..., cult/trash que fizeram a cabeça da molecada naquela época.

Está com saudade de ver alguns deles ou curiosidade mórbida mesmo? Pois cavucando um pouco no YouTube dá para encontrar alguns desses “clássicos”completos, e na versão dublada.

Veja aqui 5 deles:  

A Coisa (The Stuff)


Esse terror de 1985 revirou estômagos ao contar a história de David Rutherford (Michael Moriarty), um espião industrial contratado por uma empresa para descobrir qual é o segredo de um tipo de iogurte chamado A Coisa, que, do nada, se transformou em uma verdadeira febre. O problema é que a sobremesa, na verdade, é um ser alienígena que, assim que é ingerido, passa a controlar a mente dos humanos. Hmmm... Delícia!

A Fortaleza (Fortress)


Filme australiano de 1985 que traumatizou uma geração de crianças, A Fortaleza ficou conhecido como o filme do Papai Noel do inferno. Nele, uma professora e seus alunos de uma pequena escola no interior da Austrália são sequestrados por 3 criminosos mascarados. Eles são levados a uma gruta até que se pague o resgate, mas conseguem escapar e têm de encarar a fúria dos bandidos. Não é exatamente o que a gente espera de uma excursão escolar. 

Alligator: O Jacaré Gigante (Alligator)


Pegando um jacaré na onda de sucesso do clássico de Steven Spielberg Tubarão, de 1975, Alligator: O Jacaré Gigante (1980) é um daqueles filmes ‘exploitation’ que, no final das contas, não são ruins e se provam até bem divertidos. Pelo menos traz uma mensagem boa para a criançada: fique longe do esgoto. A trama, baseada em uma popular lenda urbana, conta a história de uma adolescente que compra um crocodilo bebê durante as férias de sua família na Flórida. Já em Chicago, seu pai se irrita com o animal e o joga pelo vaso sanitário, Com o passar do tempo, o “fofinho” réptil se desenvolve no esgoto da cidade e se transforma em um monstro assassino.

O Falcão Justiceiro (Hawk the Slayer)


Muito antes da clássica trilogia literária O Senhor dos Anéis ganhar uma versão nos cinemas, uma avalanche de filmes de fantasia medieval cheios de clichês mal-ajambrados da saga criada por J.R.R. Tolkien tomavam a mercado de home vídeo de assalto. Um bom exemplo disso, O Falcão Justiceiro é um verdadeiro “clássico” da Sessão das Dez que fazia a cabeça da garotada que sonhava em ser um cavaleiro, ou um elfo, um mago, essas coisas. O filme inglês de 1980 tem como protagonista o cavaleiro Hawk (John Terry) que, com uma espada mágica em punho, busca a ajuda de companheiros para destronar seu irmão mais velho, Voltan (Jack Palance), que matou o próprio pai para se tornar rei.

A Ilha dos Homens-Peixe (L’isola Degli Uomini Pesce)


Claro que não poderia faltar em uma lista de filmes da Sessão das Dez uma daquelas deliciosas picaretagens italianas que o programa exibia sem parar. Um dos principais do gênero era A Ilha dos Homens-Peixe, um versão bem bagaceira do clássico literário A Ilha do Doutor Moreau, de H.G. Wells. Aqui, um grupo de náufragos acaba em uma ilha misteriosa habitada por estranhas criaturas híbridas entre homem e peixe, os... homens-peixe.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost