ENTRETENIMENTO
12/06/2020 04:00 -03

Dia dos Namorados: 7 filmes românticos que você (provavelmente) ainda não viu

Não importa se seu mozão está junto ou distante fisicamente de você – ainda dá para curtir um "cineminha" a dois.

É verdade que o Dia dos Namorados em 2020 será muito diferente do que estávamos acostumados. Com todo mundo na quarentena, nada de jantar fora, por exemplo. Ou pegar um cineminha... Bom, só se for em um desses drive-ins que começaram a aparecer por aí.

Mas aquele filminho romântico a dois, mesmo que separados fisicamente, ainda dá para curtir. Pelo menos é o que indica uma pesquisa do aplicativo happn, que mostrou que 53% das pessoas entrevistadas planejam uma reunião virtual com o mozão.

Por isso, selecionamos filmes românticos menos óbvios para casais que, juntos ou distantes, querem manter a chama do romantismo acesa mesmo em tempos de pandemia.

Veja aqui nossa lista:

Questão de Tempo (2013)

Divulgação

Uma das comédias românticas mais deliciosas desta década, Questão de Tempo passou batida pelos cinemas, mas vai ganhando cada vez mais o status de cult. Um tipo de Feitiço do Tempo (1993) com sotaque inglês e um protagonista bem mais simpático, o filme consegue nunca cair no ridículo, mesmo com uma premissa que tinha tudo para ser absolutamente ridícula. Além disso, traz alguns momentos bem bonitos. A cena entre Domhnall Gleeson (Tim) e Bill Nighy, que interpreta seu pai, em que toca ao fundo Into my Arms, de Nick Cave, é linda demais.  

Onde ver: Telecine Play e Globoplay / Looke, Google Play e iTunes (para alugar).

Aconteceu Naquela Noite (1934)

Divulgação

A mãe de todas as comédias românticas, Aconteceu Naquela Noite, do mestre Frank Capra, inventou praticamente todos os clichês do gênero. Tanto que nem parece que estamos falando de um filme de 1934. É um road movie com muito humor e uma dupla de protagonistas, Clark Gable e Claudette Colbert, em perfeita simbiose. Você vai se surpreender em como um filme tão antigo parece tão atual.

Onde ver: Looke e NetMovies / Google Play e iTunes (para alugar).

À Procura do Amor (2013)

Divulgação

Assim como Questão de TempoÀ Procura do Amor não foi muito visto quando passou no cinema. Talvez por apostar em uma história de amor mais madura e atores nada óbvios para uma comédia romântica, como James Gandolfini (que ficou mais conhecido por tipos brutos e violentos como o Toni Soprano da série Família Soprano) e Julia Louis-Dreyfus, a eterna Elaine de Seinfeld, muito mais conhecida apenas como comediante. Mas a dupla é talentosíssima e dá uma sinceridade incrível a seus personagens, pessoas que buscam o amor, mas experientes o bastante para não acreditar mais no amor idealizado.

Onde ver: Telecine Play / Looke, Google Play e iTunes (para alugar).

Um Beijo Roubado (2007)

Divulgação

Uma pena que Amor à Flor da Pele (2000) não pode - pelo menos no momento - ser encontrado em streaming no Brasil. Mas há outro ótimo filme do cineasta chinês Wong Kar-Wai que vale ser visto e que está disponível por aqui: Um Beijo Roubado. Estrelado pela cantora Norah Jones, ele é difícil de se definir. É um tipo de road movie de histórias paralelas de pessoas que sofrem por seus corações partidos. E tudo contado com aquele charme e cores neon tão características do cinema de Kar-Wai.   

Onde ver: Amazon Prime Video, Looke e NetMovies / iTunes (para alugar).

Carol (2015)

Divulgação

Para ser romântico, um filme não precisa ser alegre, e Carol é um ótimo exemplo disso. Aliás, o longa do excelente cineasta Todd Haynes é bem triste, mas que conta a história de amor entre duas mulheres na repressora década de 1950 lindamente. Cate Blanchett arrasa, como sempre, e a mão de Haynes para criar esses dramas ao estilo Douglas Sirk é impressionante. 

Onde ver: Netflix / Looke e Google Play (para alugar).

Antes do Pôr-do-Sol (2004)

Divulgação

O segundo - e melhor - filme da maravilhosa trilogia do diretor Richard Linklater traz o americano Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se reencontrando em Paris muitos anos depois da noite romântica que passaram em Antes do Amanhecer (1995). Mais maduros, os dois conversam sobre tudo pelas ruas da capital francesa, mas a questão que não quer calar é: Eles ainda se amam? Fique ligado na cena em que Celine toca para Jesse uma música que fez para ele. Não há nada mais romântico.

Onde ver: HBO GO / Looke e Google Play (para alugar).

Com amor, Simon (2018)

Divulgação

Com amor, Simon traz uma história de Romeu e Julieta às avessas ao estilo filme de colégio. Tudo com muita leveza e fofura. Um filme que fala sobre aceitação e paixão de maneira sensível e com o humor na pitada certa.

Onde ver: Google Play, iTunes e Microsoft Store (para alugar).