ENTRETENIMENTO
27/05/2020 11:22 -03

11 filmes sobre psicopatas ou serial killers para ver agora no Amazon Prime Video

Misteriosos, ameaçadores, manipuladores... Por que esses personagens nos fascinam tanto?

Psicopatas não são o tipo de pessoa que queremos em nossas vidas. Mesmo assim, sua figura misteriosa, ameaçadora e extremamente manipuladora nos fascina. Tanto que filmes que os retratam - principalmente quando essa condição os leva a se tornar assassinos em série - existem aos montes e são um sucesso de público.

Hanibal Lecter de O Silêncio dos Inocentes (1991), Normam Bates de Psicose (1960) e até serial killers reais, como Ted Bundy, David Berkowitz (o Filho de Sam) e o nunca desmascarado Zodíaco, fazem parte de nosso imaginário. Figuras que causam repulsa e curiosidade na mesma medida.

E foi baseado na estranha atração que esses personagens causam em nós que reunimos 11 filmes sobre psicopatas ou serial killers que você pode assistir agora mesmo no Amazon Prime Video.

Veja aqui a nossa lista:

1 - O Rei da Comédia (1982)

Divulgação

Um dos filmes menos conhecidos de Martin Scorcese, O Rei da Comédia é uma incrível crítica ao culto às celebridades. Projeto pessoal de Robert De Niro, a produção conta a história do assustador e patético Rupert Pumpkin (De Niro), um comediante frustrado que sonha em ser famoso como seu ídolo, o amargurado Jerry Langford (Jerry Lewis). O Rei da Comédia é uma das grandes influências de Coringa (2019) e não foi por acaso que De Niro foi escalado pelo cineasta Todd Phillips para viver o papel do apresentador Murray Franklin em seu filme.

2 - Pecados Antigos, Longas Sombras (2014)

Divulgação

Os filmes policiais espanhóis não são muito difundidos por aqui. Mas Pecados Antigos, Longas Sombras chegou até a ser lançado nos cinemas brasileiros. Infelizmente, passou batido. Quem é fã da primeira temporada da série True Detective vai adorar esse filme que retrata o caso de dois policiais de Madri com personalidades e, principalmente, visões políticas bem distintas. Em plena ditadura franquista, eles investigam um brutal assassinato de uma jovem em uma pequena cidade no interior do sul da Espanha.

3 - Psicopata Americano (2000)

Divulgação

Baseado no ácido livro de Bret Easton Ellis, Psicopata Americano é uma comédia satírica das mais sombrias que eleva à enésima potência o culto à personalidade tão típico da década de 1980. Christian Bale está engraçadíssimo e ameaçador na mesma medida como o yuppie Patrick Bateman, um psicopata que não mede esforços para reforçar sua condição privilegiada, matando sem dar a mínima para as consequências.

4 - Precisamos Falar Sobre Kevin (2011)

Divulgação

Uma interessante alegoria aos sentimentos conflituosos de ser mãe, Precisamos Falar Sobre Kevin foca muito mais nas consequências que os atos do jovem psicopata Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) causa em outras pessoas do que nele mesmo. A figura central do filme baseado no livro de Lionel Shriver é Eva (Tilda Swinton), uma mãe que precisa se equilibrar entre o amor e o temor que tem por seu filho mais velho, que desde muito cedo demonstrou traços de personalidade nada convencionais.

5 - Assassinos por Natureza (1994)

Divulgação

Um dos maiores cults dos anos 1990, Assassinos por Natureza é o primeiro trabalho de Quentin Tarantino como roteirista. Foi com o dinheiro que ganhou com a venda desse roteiro que ele financiou boa parte de Cães de Aluguel (1992), sua estreia como diretor. O filme poderia ser apenas uma típica reinterpretação da história de Bonnie e Clyde, mas Tarantino e, principalmente, o cineasta Oliver Stone, pensaram em algo totalmente diferente. A sequência desenfreada de crimes do casal Mickey (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis) se transforma em uma crítica mordaz ao consumismo, banalização da violência e sensacionalismo.

6 - Killer Joe - Matador de Aluguel (2011)

Divulgação

A versão cinematográfica de Killer Joe não difere quase nada da peça original, escrita por Tracy Letts (sabe aquele tiozinho que faz Henry Ford em Ford vs. Ferrari?), famoso por seus textos afiados e brutais. Ou seja, uma ótima notícia. Ainda melhor por conta da interpretação seminal de Matthew McConaughey como o detetive/matador de aluguel psicopata Joe, que ao ser contratado por um traficante pé de chinelo para que recupere um dinheiro que sua própria mãe roubou, mostra toda a sua crueldade.

7 - As Duas Faces de um Crime (1996)

Divulgação

Ninguém dava muita coisa por As Duas Faces de um Crime quando ele estreou nos cinemas americanos em abril de 1996. Thrillers eram o arroz com feijão daquela década. Mas tudo mudou quando apareceu na tela pela primeira vez o jovem Edward Norton, que depois desse filme se transformou em uma estrela da Hollywood. Aqui ele é Aaron, um garoto de 19 anos acusado de matar um bispo da cidade de Chicago com 78 facadas. Mais pensando em sua autopromoção do que em seu cliente, o ególatra advogado Martin Vail (Richard Gere) assume a defesa de Aaron, mas acaba descobrindo que há coisas muito mais sinistras ligadas a esse caso.

8 - Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992)

Divulgação

Outro bom exemplo de thrillers típicos dos anos 1990, Jennifer 8 anda um tanto esquecido. É uma pena, porque é um filme de serial killer estiloso e bem decente. Andy Garcia (no auge de sua popularidade) é o detetive John Berlin, que, transferido de Los Angeles para uma cidade do interior, começa a investigar um caso de assassinato. A única testemunha do crime é Helena (Uma Thurman), uma violoncelista cega que pode ser a próxima vítima do assassino.

9 - Departamento Q - Guardiões das Causas Perdidas (2013)

Divulgação

Primeiro filme de uma trilogia baseada na série de livros do escritor dinamarquês Jussi Adler-Olsen, Departamento Q - Guardiões das Causas Perdidas tem aquele estilo bem característico da literatura policial escandinava. Um quebra-cabeça de assassinatos que vai sendo montado com muita paciência e precisão. Na trama, O detetives Carl Morck (Nikolaj Lie Kaas) assume um novo departamento de casos não solucionados. Junto com seu novo ajudante, Assad (Fare Fares), ele começa a investigar o caso de um político desaparecido há cinco anos. Os outros dois filmes da trilogia, O Ausente (2014) e Uma Conspiração de Fé (2016), também estão disponíveis no Amazon Prime Video.

10 - O Segredo dos seus Olhos (2009)

Divulgação

Maior sucesso do cineasta argentino Juan José Campanella e Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010, o filme mistura a história de amor platônico entre o oficial de justiça Benjamin Esposito (Ricardo Darín) e sua chefe Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil) com uma investigação de anos do estupro e morte de uma jovem que começou durante a ditadura militar na Argentina, em 1974.

11 - Os Suspeitos (2013)

Divulgação

Um dos melhores (e mais subestimados) filmes do diretor canadense Denis Villeneuve, Os Suspeitos traz algo diferente ao gênero, mostrando que, dependendo da motivação, todos nós podemos deixar aflorar um lado bem sombrio e que o psicopata também pode ser a vítima. Hugh Jackman está excelente como Keller Dover, um homem comum que vive uma vida feliz com sua família até que sua filha desaparece. O policial Loki (Jake Gyllenhaal) logo prende um jovem perturbado chamado Alex (Paul Dano), mas o solta por falta de provas. Desesperado e certo da culpa de Alex, Keller sequestra o rapaz e faz de tudo para que ele confesse o crime.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost