ENTRETENIMENTO
12/02/2020 03:00 -03

10 filmes originais antigos da Netflix que você deveria ver de novo

A plataforma esconde ótimas produções próprias, além das que são indicadas ao Oscar.

Netflix
Ahn Sem-hyun em “Okja”.

A Netflix recebeu 24 indicações para o Oscar 2020 deste ano, mais que qualquer outro estúdio. A empresa nunca fez segredo sobre suas ambições em relação à principal premiação do cinema, com campanhas ferrenhas para que Roma levasse o Oscar de Melhor Filme do ano passado (o filme levou três estatuetas, incluindo a de Melhor Diretor) e uma repetição do esforço junto aos eleitores da academia neste ano, com O Irlandês e História de um Casamento.

Com essas campanhas implacáveis, é fácil esquecer dos filmes excelentes que não receberam a mesma atenção do departamento de marketing quando foram lançados. Bong Joon-ho e Noah Baumbach, dois dos cineastas com o maior número de indicações para o Oscar neste ano, têm filmes ótimos na Neftlix.

A lista abaixo recomenda algumas dessas produções originais da plataforma. Vale a pena revisitar.

Okja (2017)


Okja
conta a aventura de uma menina que cria um superporco geneticamente modificado antes que seu criador o leve embora. A menina entra então numa jornada para tentar salvar seu companheiro.

Bong Joon-ho dirigiu e foi um dos autores do roteiro. Seu filme mais recente, “Parasita”, foi o grande vencedor do Oscar 2020, levando, inclusive, o prêmio de Melhor Filme.

Duração: 2 horas

Elenco principal: Ahn Seo-hyun, Lily Collins, Paul Dano, Giancarlo Esposito, Jake Gyllenhaal, Tilda Swinton e Steven Yeun. 

Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe (2017)


Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe
é uma comédia existencial sobre uma família de Nova York. Quando o patriarca fica doente, a família se reúne e começa a cutucar feridas antigas.

Noah Baumbach escreveu o roteiro e dirigiu o filme. Sua obra mais recente, História de um Casamento, recebeu seis indicações da Academia, incluindo Melhor Filme.

Duração: 1 hora e 52 minutos

Elenco principal: Adam Driver, Dustin Hoffman, Elizabeth Marvel, Adam Sandler, Ben Stiller, Emma Thompson e Grace Van Patten 

Beasts of No Nation (2015)


Beasts of No Nation
é um filme de guerra sobre uma criança que se torna soldado rebelde numa guerra de um país africano não-identificado. Depois que o governo mata integrantes de sua família, o menino encontra refúgio com um grupo guerrilheiro.

Cary Joji Fukunaga dirigiu o filme e escreveu o roteiro adaptado. A história original vem de um romance de mesmo nome publicado em 2005. Idris Elba ganhou um prêmio SAG e foi indicado ao Globo de Ouro por sua participação no filme.

Duração: 2 horas e 17 minutos

Elenco principal: Abraham Attah, Idris Elba e Emmanuel Nii Adom Quaye

Aniquilação (2018)


Aniquilação
é uma ficção científica sobre um bióloga (Natalie Portman) que se junta a uma expedição com outras três mulheres a uma região conhecida como Área X, um local onde as leis da natureza não se aplicam.

Dirigido e escrito pelo britânico Alex Garland, que ficou conhecido com outra ótima ficção científica, Ex Machina: Instinto Artificial (2014), o filme é baseado no livro de Jeff VanderMeer e fez mais sucesso com a crítica do que com o público, mas vem se tornando um cult entre os fãs do gênero.

Duração: 1 hora e 55 minutos

Elenco principal: Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Tessa Thompson e Sonoya Mizuno

A Mala e os Errantes (2016)


A Mala e os Errantes
é uma comédia sobre a entrega de uma mala misteriosa. Um jovem casal se mete em confusões e se apaixona durante a missão.

O filme recebeu aprovação de 95% do site Rotten Tomatoes, e os críticos elogiaram a combinação dos gêneros “entrega de mala” e comédia romântica.

Duração: 1 hora e 22 minutos

Elenco principal: Mike Birbiglia, Callum Turner e Grace Van Patten 

Nossas Noites (2017)


Nossas Noites
é um drama romântico sobre dois viúvos vizinhos que decidem começar um relacionamento para fugir da solidão. Complicações do passado impedem que o relacionamento seja simples.

O filme reuniu Jane Fonda e Robert Redford, que estrelaram juntos Descalços no Parque, filme indicado ao Oscar em 1967. Nossas Noites recebeu aprovação de 90% no Rotten Tomatoes.

O filme é baseado num romance de mesmo nome publicado em 2015.

Duração: 1 hora e 43 minutos

Elenco principal: Bruce Dern, Jane Fonda, Judy Greer, Robert Redford e Matthias Schoenaerts 

1922 (2017)


1922
é um filme de terror de época sobre um fazendeiro que decide que não vai vender suas terras, como quer sua esposa. Ele decide forçar o filho a ajudar a matá-la para continuar com a fazenda.

O filme é baseado em um conto de Stephen King de mesmo nome, publicado em 2010. O filme recebeu aprovação de 90% no Rotten Tomatoes e é considerado uma das melhores adaptações de obras de King nos últimos tempos.

Duração: 1 hora e 42 minutos

Elenco principal: Thomas Jane, Neal McDonough, Molly Parker e Dylan Schmidt

First They Killed My Father (2017)


First They Killed My Father
é um drama de época sobre uma menina que tem de virar soldado durante o reinado do Khmer Vermelho no Camboja. Ela e a família são refugiados até o grupo maoísta tomar o poder e os obrigar a fazer trabalhos forçados.

Angelina Jolie dirigiu e foi uma das coautoras do roteiro adaptado. A história original vem de um livro de memórias de mesmo nome, publicado em 2000. O filme recebeu uma indicação de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Globo de Ouro.

Duração: 2 horas e 16 minutos

Elenco principal: Phoeung Kompheak, Srey Moch Sareum e Sveng Socheata 

Tallulah (2016)


Tallulah
é uma comédia dramática sobre uma mulher que rouba um bebê de uma mãe que ela considera irresponsável. Sem condições de criar a menina sozinha, ela procura a ajudar da mãe de um ex-namorado.

O filme recebeu aprovação de 85% do site Rotten Tomatoes e foi uma das primeiras tentativas da Netflix de lançar filmes que fizessem sucesso de crítica.

Duração: 1 hora e 51 minutos

Elenco principal: Allison Janney e Ellen Page

Barry (2016)


Barry
é um drama histórico sobre a vida do jovem Barack Obama. A história se concentra nos anos em que Obama estudou na Universidade Columbia, em Nova York. O filme recebeu aprovação de 80% no Rotten Tomatoes

Duração: 1 hora e 44 minutos

Elenco principal: Anya Taylor e Devon Terrell

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.