ENTRETENIMENTO
14/06/2020 03:00 -03

Além de 'Destacamento Blood': 8 filmes (e 1 minissérie) sobre a Guerra do Vietnã

Novo filme de Spike Lee traz à tona mais uma vez a maior - e mais traumática - derrota da História dos Estados Unidos.

Com a estreia de Destacamento Blood, novo filme do cineasta Spike Lee lançado na Netflix nesta sexta-feira (12), a Guerra do Vietnã, a maior - e mais traumática - derrota da História dos Estados Unidos, será, certamente muito discutida nos próximos dias.

O conflito, que durou de 1955 a 1975, matou mais de 2 milhões de pessoas (cerca de 58 mil americanos) e deixou marcas profundas na sociedade norte-americana. Diferentemente da Segunda Guerra Mundial, aqui os EUA eram o agressor e foram derrotados pelo exército de um país extremamente pobre e mal-equipado.

A Guerra do Vietnã jogou todo o idealismo da década de 1960 na lata do lixo e serviu como alegoria perfeita à desilusão dos anos 1970. Foi um período amargo para o país que foi fartamente representado no cinema. Alguns filmes que retrataram essa grande barca furada se tornaram grandes clássicos, como Apocalypse Now, por exemplo.

Por isso, aproveitamos o momento para selecionar 8 grandes filmes (e 1 minissérie) sobre a Guerra do Vietnã:

Apocalypse Now (1979)

Divulgação

Sinopse: À beira de um colapso nervoso, o Capitão Willard (Martin Sheen) recebe uma missão secreta de se embrenhar até os confins da saelva no Camboja para encontrar e matar o Coronel Kurtz (Marlon Brando), um comandante das Forças Especiais que enlouqueceu e montou um exército de fanáticos que acreditam que ele é um Deus.
Onde ver: Não disponível em streaming no Brasil.

O Franco Atirador (1978)

Divulgação

Sinopse: Os operários e amigos Michael (Robert De Niro), Nick (Christopher Walken) e Steven (John Savage) se alistam para lutar no Vietnã. Capturado pelos vietcongues, eles vivenciam os horrores da guerra e quando retornam a suas famílias, mostram que nunca mais serão os mesmos.
Onde ver: iTunes e Microsoft Store (para alugar).

Nascido Para Matar (1987)

Divulgação

Sinopse: Dividido em duas partes distintas, o filme mostra o duro treinamento de soldados comandado pelo sádico sargento Hartman (R. Lee Ermey) e a insanidade que eles têm de encarar já no Vietnã como soldados prontos para matar.
Onde ver: HBO GO / Looke, Google Play, iTunes e Microsoft Store (para alugar).

Platoon (1986)

Divulgação

Sinopse: O idealista Chris (Charlie Sheen) acha que servir no Vietnã é um ato patriótico e um legado de sua família, já que seu avô lutou na Segunda Guerra Mundial e seu pai na Guerra da Coreia. Porém, chegando lá, ele descobre que não há absolutamente nada de nobre na guerra.
Onde ver: iTunes (para alugar).

Pecados de Guerra (1989)

Divulgação

Sinopse: Com sede de vingança depois de ter um amigo morto pelos vietvongues, o sargento Meserve (Sean Penn) rapta uma jovem vietnamita para ser estuprada por ele seu esquadrão. Mas o soldado Eriksson (Michael J. Fox) se recusa a participar da barbárie.
Onde ver: Google Play e iTunes (para alugar).

Hamburger Hill (1987)

Divulgação

Sinopse: O filme retrata uma batalha real que aconteceu no Vietnã durante dez dias do mês de maio de 1969: a tomada do HILL 937, que passou a ser apelidada de Hamburger Hill por sua ferocidade. O massacre foi tão grande que os soldados diziam que o local era como um moedor de carne.
Onde ver: Amazon Prime Video / iTunes (para alugar).

Nascido em 4 de Julho (1989)

Divulgação

Sinopse: Biografia  do soldado Ron Kovic (Tom Cruise) um jovem que se alistou para lidar no Vietnã por idealismo e cai na real sobre o quanto o conflito é inútil e absurdo depois que é ferido e volta para casa paraplégico. Já nos EUA ele é recebido com herói, mas logo é confrontado com uma realidade de preconceito com deficientes físicos e total descaso do governo americano aos veteranos.
Onde ver: Netflix e Claro Vídeo / Looke, Google Play e iTunes (para alugar).

Bom Dia, Vietnã (1987)

Divulgação

Sinopse: O locutor de rádio americano Adrian Cronauer (Robin Williams) chega a Saigon, em 1965, para comandar um programa para as tropas que lutam na guerra. Porém, seu estilo extrovertido e controverso - em que trata a guerra como ela é e toca músicas de protesto - logo causam a fúria de seu superior, que tenta sabotar seu programa.
Onde ver: Google Play e iTunes (para alugar).

A Guerra do Vietnã (2017)

Divulgação

Sinopse: Resultado de uma pesquisa de 10 anos, a minissérie documental de Ken Burns e Lynn Novick faz completa análise sobre a Guerra do Vietnã jé feita na tela, contando desde a invasão da Indochina pelos franceses até o que conhecemos como a Guerra do Vietnã por meio de imagens inéditas, áudios secretos dos presidentes John Kennedy, Lyndon Johnson, Richard Nixon e Gerald Ford, e depoimentos de soldados e comandantes de ambos os lados.  
Onde ver: Netflix.