ENTRETENIMENTO
17/08/2019 06:00 -03

10 filmes imperdíveis que completam 10 anos em 2019

Uma década passa muito rápido e você pode ter passado batido por alguns desses filmes incríveis. Que tal ver um deles hoje?

Divulgação/Montagem
Lunar, A Órfã, Arraste-me Para o Inferno e A Fita Branca são alguns dos destaques.

Quem diria que uma década passaria tão rápido. Parece que foi ontem que vimos Avatar no cinema! Tanto que o recorde de bilheteria da ficção científica de James Cameron foi batido só agora, em 2019, por Vingadores: Ultimato.

Pensando nisso, por que não ver (ou rever) algum filme desse ano com produções tão variadas e interessantes?

Como Avatar todo mundo viu, pensamos em uma lista mais “diferentona”.

Veja aqui nossas sugestões com 10 filmes imperdíveis que completam 10 anos em 2019:

Bastardos Inglórios

Divulgação

Dos filmes “de época” de Tarantino, Bastardos Inglórios é disparado o melhor. Aqui ele acerta em tudo que errou a mão em Os Oito Odiados. O tom é mais engraçado (a seu estilo, claro) e o vilão, mais interessante. O austríaco Christoph Waltz apareceu para o mundo com o assustador (e hilário) oficial nazista Hans Landa, um dos personagens mais marcantes da filmografia do diretor. Talvez por tentar menos imitar Sergio Leone, Tarantino parece mais leve aqui. Tanto que ignorou até a História matando Hitler da forma que ele deveria morrer e todo mundo adorou. Menos os nazistas, claro.

Onde ver: Netflix, Amazon Prime, Globoplay, Looke, Claro Vídeo, Google Play e iTunes.

Arraste-me para o Inferno

Divulgação

Depois de cinco anos filmando os três primeiros filmes do Homem-Aranha, Sam Raimi voltou ao seu elemento: o terror. Mas daquele jeitão cheio de humor físico com muita gosma e sustos que virou a marca registrada do diretor desde sua estreia em longas, com A Morte do Demônio (1981). Arraste-me Para o Inferno tem uma história bem simples, até banal, mas daí vem a sua força, colocando pessoas comuns, com vidas sem graça, em situações das mais bizarras. Christine Brown (Alison Lohman) é analista de crédito em um banco. Atrás de uma promoção, ela tenta impressionar o chefe negando um empréstimo para senhora (Lorna Raver) de origem cigana bem esquisita. Furiosa com a recusa, a mulher joga uma maldição em Christine, que passa a ser perseguida por espíritos malignos.

Onde ver: Globoplay, Looke, Google Play e iTunes.

Lunar

Divulgação

Filho de David Bowie, Duncan Jones estreou com tudo como cineasta. Lunar é uma mistura de thriller com ficção científica que nem demorou muito para se tornar um cult. Com uma ótima sacada no final, a trama conta a história do solitário astronauta Sam Bell (Sam Rockwell), que está há quase três anos na Lua fazendo o tedioso trabalho de enviar amostras de solo lunar para a Terra. O único ser que divide espaço com ele em sua base é o computador GERTY (Kevin Spacey). Perto de terminar seu contrato, ele sofre um acidente fora da base, e quando retorna para lá, encontra alguém muito estranho em seu lugar. 

Onde ver: Claro Vídeo, Google Play, iTunes e Looke.

A Fita Branca

Divulgação

Poucos filmes conseguem expressar o nascimento do fascismo com tanta precisão. À beira da Primeira Guerra Mundial, em um pequeno vilarejo alemão em 1913, um médico sofre um estranho acidente. Seu cavalo tropeça em um arame que foi colocado de propósito entre duas árvores. Intrigado com o ocorrido, o professor da escola local (Christian Friedel) passa a investigar o caso e chega a uma aterrorizante conclusão. Quem diria que uma história passada no começo do século 20 fosse tão atual ao retratar o clima do mundo na atualidade... O filme do sempre incisivo Michael Haneke ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes daquele ano.

Onde ver: iTunes.

O Profeta

Divulgação

Grand Prix do Festival de Cannes em 2009, o francês O Profeta une crítica social, filme de prisão e até elementos místicos em uma trama que é a mais pura tensão. O jovem de origem árabe Malik El Djebena (Tahar Rahim) é preso. Sem sabermos o motivo, foi condenado a seis anos de prisão. Temendo por sua segurança, ele acaba virando um assistente para o chefe da máfia corsa dentro da cadeia. Mas o preço que precisa pagar para ficar do lado dos corsos - que gozam de regalias na prisão, ao contrário dos árabes - é bem alto. Mas Malik vê mais coisas do que as pessoas imaginam e ele tem um plano.

Onde ver: Microsoft Store, Claro Vídeo, iTunes e Looke. 

Up - Altas Aventuras

Divulgação

A sequência de abertura de Up - Altas Aventuras é uma das mais belas feitas pela Pixar em toda a sua trajetória. Impossível não se emocionar com a história de Carl e sua esposa Ellie. O tom agridoce desse desenho é cativante e leva à luz personagens normalmente ignorados nos cinemas: os idosos. A história dá uma caída quando opta pela aventura pura e simples, mas o velhinho Carl é uma personagem apaixonante demais para que isso afete o todo. Sua casa voando presa a milhares de balões de gás é uma imagem que se tornou icônica.

Onde ver: Netflix, Claro Vídeo, Telecine Play, Google Play, Microsoft Store e iTunes.

Distrito 9

Divulgação

Quando você já viu uma ficção científica passada na África? Pois o diretor sul-africano Neil Blomkamp conseguiu o feito de emplacar no mundo todo um sci-fi produzido (com muita competência e criatividade) em seu país. Aqui, os alienígenas não são invasores, são os oprimidos. Há 20 anos uma gigantesca nave espacial avariada apareceu no céu de Joanesburgo. Sem ter para onde ir, milhões de alienígenas chamados pelos humanos pejorativamente como “camarões” são obrigados a viver em uma área restrita que logo vira uma favela. Porém, o chamado Distrito 9 não acomoda mais tantos alienígenas, e o governo sul-africano quer transferi-los para outra área, criando uma grande tensão entre “camarões” e humanos. Nesse processo, o funcionário do governo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley) vai ao Distrito 9 para despejar alienígenas e é contaminado por um estranho fluido, que vai, aos poucos, transformá-lo em um simbionte entre humano e “camarão”.

Onde ver: Claro Vídeo, Microsoft Store, Google Play e Looke.

A Órfã

Divulgação

Autor de alguns dos maiores guilty pleasures dos últimos anos, como Águas Rasas (2016) e O Passageiro (2018), o espanhol Jaume Collet-Serra é um especialista em surpreender todo mundo com as histórias mais estapafúrdias. Ainda mais com filmes horrorosos como A Casa de Cera (2004) e Gol! 2 (2006). Mas ele virou o jogo com o competente thriller de terror A Órfã. Quem já não teve um pesadelo com a pequena e maligna Esther? Depois de sofrer um aborto, o casal Kate (Vera Farmiga) e John Coleman (Peter Sarsgaard) resolve adotar uma criança. Mesmo já tendo dois, Daniel (Jimmy Bennett) e a surda-muda Maxime (Aryana Engineer). Em um orfanato, eles se impressionam com a doçura e inteligência de Esther (Isabelle Fuhrman) e a levam para casa. Porém, a menina de 9 anos não é tão inocente quanto parece.

Onde ver: Globoplay, iTunes, Google Play e Microsoft Store. 

Zumbilândia

Divulgação

Uma das grandes surpresa de 2009, a comédia macabra Zumbilândia ganhou um culto de seguidores tão fiel que ganhou uma sequência que deve chegar aos cinemas no final de 2019. Depois de um apocalipse zumbi, Columbus (Jesse Eisenberg), um tímido estudante universitário, se alia ao caipira pirado Tallahassee (Woody Harrelson). Ao parar em um supermercado em busca de mantimentos, os dois encontram duas garotas, as irmãs Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin). Mas Little Rock foi mordida por um zumbi, e isso será decisivo para a jornada de Columbus e Tallahassee rumo à Flórida.

Onde ver: HBO Go, Microsoft Store, Google Play, Claro Vídeo, iTunes e Looke.

Inimigos Públicos

Divulgação

Mestre dos mestres do cinema policial americano que nos surpreende desde a década de 1980 com suas tramas densas e estilo visual incomparável, a incursão de Michael Mann ao mundo dos gângsteres dos anos 1930 não foi tão bem recebida como se imaginava. Mas é um filme que precisa revisão, pois há algumas sequências de ação incríveis e um ótimo cast liderado por Johnny Depp, Christian Bale e Marion Cotillard. Inimigo número 1 do FBI, John Dillinger (Johnny Depp), o mais famoso ladrão de bancos dos Estados Unidos, foge da cadeia, mais uma vez. Capturá-lo virou uma uma obsessão do então burocrata J. Edgar Hoover (Billy Crudup), que manda o famoso caçador de criminosos Melvin Purvis (Christian Bale) em seu encalço. Sempre um passo à frente dos policiais, Dillinger acaba abaixando a guarda quando se apaixona por Billie Frechetti (Marion Cotillard).

Onde ver: Amazon Prime, Globoplay, Claro Vídeo, Looke e iTunes.