ENTRETENIMENTO
14/02/2020 03:00 -03

Muito além de 'Parasita': 9 ótimos filmes coreanos disponíveis em streaming no Brasil

Vencedor do Oscar 2020 turbinou o interesse pelo cinema sul-coreano, que vem ganhando destaque desde o início dos anos 2000.

Em 2004, a boa recepção a Old Boy, de Park Chan-wook, em Cannes, que lhe rendeu o Grand Prix do festival de cinema, fez com que o mundo passasse a prestar mais atenção aos filmes sul-coreanos. À época, ainda eram muito pouco conhecidos no ocidente.

A partir dali, obras de cineastas como o próprio Park, além de Bong Joon-ho, Kim Ki-duk, Hong-jin Na, entre outros, entraram de vez no radar de grandes festivais, como Berlim, Veneza, Toronto e, claro, Cannes.

A onda impulsionada por Old Boy durou alguns anos, mas, diferente do que acontecia na Coreia do Sul, onde a produção local fechava ano atrás ano no topo da bilheteria, foi perdendo força no ocidente. Se transformou em produtos de nicho, com um secto fiel, mas limitado de fãs.

Isso até o último domingo (9), quando Parasita, de Joon-ho, que já havia conquistado a Palma de Ouro em Cannes, quebrou a última e maior barreira do cinema sul-coreano, ao vencer o principal prêmio do Oscar e se tornar o primeiro ganhador da estatueta de Melhor Filme não falado em inglês.

A força do Oscar no imaginário do grande público voltou a instigar o interesse das pessoas no cinema sul-coreano, que tem muito a oferecer além de Old Boy e Parasita.  

Por isso, selecionamos nove ótimos filmes daquele país que estão disponíveis em serviços de streaming no Brasil.

Veja aqui nossa lista:

Zona de Risco (2000)

Divulgação

Sinopse: Dois soldados norte-coreanos são assassinados na fronteira entre as duas Coreias. O suspeito é um soldado sul-coreano. Uma equipe neutra formada por oficiais suíços e suecos, liderados pela Major Sophie E. Jean (Yeong-ae Lee), é indicada para investigar o crime, que se mostra bem mais complexo do que parecia.
Onde ver: Looke e NetMovies.

O Gosto da Vingança (2005) 

Divulgação

Sinopse: Principal assassino de um chefão da máfia, Sun-woo (Byung-hun Lee) é designado por seu chefe para matar a namorada dele, que estaria tendo um caso com outro homem. Quando conhece sua vítima, Sun-woo passa a duvidar das suspeitas e resolve proteger a moça.
Onde ver: Netflix.

Em Chamas (2018)

Divulgação

Sinopse: Vivendo entre a pequena fazenda de seu pai e bicos na cidade grande, o aspirante a escritor Jong-soo (Yoo Ah-In) acaba reencontrando sem querer uma amiga de infância, Hae-mi (Jeon Jong-seo). Os dois saem juntos e ela pede para ele tomar conta de seu gato enquanto ela faz uma viagem para a África. Pouco antes do embarque, os dois acabam transando na casa dela. Alguns dias depois, ela liga e pede para que ele a busque no aeroporto. Porém, o empolgado Jong-soo fica confuso ao ver Hae-mi junto com Ben (Steven Yeun), um jovem misterioso que ela conheceu em sua viagem. A partir daí inicia-se um triângulo amoroso bem esquisito.
Onde ver: Looke e NetMovies.

A Vilã (2017)

Divulgação

Sinopse: Desde que viu seu pai ser assassinado quando ainda era uma criança, Sook-hee (Ok-bin Kim) passou a treinar para ser uma assassina e um dia vingá-lo. Mas ela acaba sendo capturada e, ainda grávida, é obrigada a trabalhar para uma agência de assassinatos por 10 anos, quando seria, supostamente, libertada.
Onde ver: Amazon Prime Video.

O Hospedeiro (2006)

Divulgação

Sinopse: Hie-bong (Byeon Hie-bong) vive com sua família na beira do rio Han, onde tem uma barraca de comida em um parque. Seu filho mais velho, Kang-du (Song Kang-ho), tem 40 anos, mas sua idade intelectual é bem abaixo disso. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo (Ko Ah-sung), filha de Kang-du, cuja mãe fugiu de casa anos atrás. Um dia, um monstro enorme surge no rio, causando terror nas margens e levando com ele Hyun-seo. As autoridades consideram a menina morta, mas sua família não desiste das buscas.
Onde ver: Netflix.

O Lamento (2016)

Divulgação

Sinopse: Estranhos assassinatos começam a acontecer em um pequeno vilarejo no interior da Coreia do Sul. Os autores são todos moradores locais que, por algum motivo desconhecido, passaram a agir de forma estranha, como se fossem zumbis. Ao investigar o caso, o atrapalhado policial Jong-Goo (Kwak Do-Won) descobre que há algo de sobrenatural acontecendo e que isso está ligado à chegada de um forasteiro japonês ao povoado.
Onde ver: Google Play e iTunes (para alugar).

Invasão Zumbi (2016)

Divulgação

Sinopse: Na companhia de seu filho pequeno, o empresário Seok-woo (Yoo Gong) viaja de trem bala de Seul para Busan, na Coreia do Sul, sem saber que um vírus misterioso que transforma as pessoas em zumbis está levando o país ao caos. Mas eles logo vão descobrir, pois um dos passageiros à bordo está infectado.
Onde ver: Netflix.

A Criada (2016)

Divulgação

Sinopse:  Na ocupação japnosa na Coreia, na década de 1930, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar como criada de uma rica japonesa, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida reclusa por conta de seu autoritário tio. Porém, Sookee é, na verdade, uma vigarista que, junto com um parceiro, quer roubar a fortuna de Hideko e fazer seu tio acreditar que ela está louca e deve ser mandada para um sanatório. Porém, Sookee descobre um segredo da vida de sua vítima e as coisas mudam.
Onde ver: Claro Vídeo.

Um dia Difícil (2014)

Divulgação

 Sinopse: Ao voltar do enterro de sua mãe, o policial Gun-su (Lee Sun-kyun) atropela e mata um homem. Para encobrir seu crime, ele esconde o corpo de sua vítima no caixão de sua mãe. Mas a polícia é acionada para investigar o desaparecimento do homem atropelado por Gun-su, que tenta usar seu posição privilegiada para abafar o caso. No entanto, uma testemunha aparece e passa a chantagear o policial.
Onde ver: Netflix.