ENTRETENIMENTO
25/08/2020 12:14 -03 | Atualizado 25/08/2020 13:01 -03

‘Gostaria de explorar Amazônia com os EUA’, diz Bolsonaro a Al Gore em trecho de documentário

Ex-vice-presidente Al Gore fica perplexo com comentário de Bolsonaro: 'Não entendi o que você quer dizer'. As pessoas compararam a cena com a série The Office.

No último dia 20 de agosto foi lançado nas plataformas de streaming o documentário O Fórum que apresenta os bastidores da última reunião do Fórum Econômico Mundial de Davos, encontro que reúne os líderes e CEOS mais influentes do mundo.

O filme mostra, entre outras coisas, Donald Trump encontrando com diretores das empresas mais ricas do mercado, o Greenpeace tentando chamar atenção para questões climáticas, a menina Greta Thunberg se manifestando pelo meio ambiente, entre outros momentos.

Um trecho de O Fórum foi postado no perfil do professor da FGV e doutor em Ciência Política Guilherme Casarões no Twitter. O vídeo mostra o presidente Jair Bolsonaro ao lado do chanceler Ernesto Araújo conversando com o ex-presidente dos EUA Al Gore.

No primeiro trecho da conversa vemos Al Gore dizendo para Bolsonaro que é amigo de Alfredo Sirkis. No que Bolsonaro diz que foi um grande inimigo de Sirkis no passado. Al Gore então, num tom de brincadeira e um pouco constrangido, diz que não saiba disso e que falou com a pessoa errada. Bolsonaro afirma em seguida que a história dos militares no Brasil foi muito mal contada e que “a verdade sempre aparece”.

Reprodução O2 Play
Vídeo do documentário Davos mostra o presidente Jair Bolsonaro conversando com Al Gore
Reprodução O2 Play
Reprodução O2 Play

Alfredo Sirkis foi ambientalista, político, escritor e jornalista. Ele foi autor de nove livros, ganhou o Prêmio Jabuti de literatura em 1981 pela obra Os Carbonários. Na ditadura brasileira participou de manifestações contra o regime militar, se exilou no exterior, voltou ao Brasil com a Lei da Anistia e foi um dos fundadores do Partido Verde. Sirkis morreu em julho deste ano em um acidente de carro.

Em outro trecho da conversa, Al Gore resolve falar sobre a Amazônia. Ele pede desculpas por abordar o tema em uma conversa informal, diz que “estamos muito preocupados com a Amazônia, é algo que me toca profundamente”. Então Bolsonaro responde que “a Amazônia não pode ser esquecida”, que “temos muitas riqueza” ali e que ele “gostaria muito de explorar essa riqueza junto com os Estados Unidos”.

Reprodução O2 Play
Reprodução O2 Play
Reprodução O2 Play
Reprodução O2 Play

Al Gore fica extremamente perplexo com o que ouve e responde “eu não entendi muito bem o que você quis dizer”. O vídeo não mostra como a conversa terminou.

O tom da conversa e seu conteúdo fez as pessoas compararem a cena com a série The Office. O @ph_quiste editou trechos do trailer do filme e da cena exibida com a trilha sonora de abertura do seriado.

Veja o trecho divulgado por Guilherme Casarões no Twitter, que até agora tem mais de 1,9 milhão de visualizações.

O documentário O Fórum já está disponível nas plataformas de streaming Apple TV, Looke, Google Play, YouTube, NOW e Vivo Play. Veja o trailer abaixo com outros trechos do filme: