Com degustações e aulas, Festival Fartura reúne chefs e produtores de todo o Brasil em SP

Evento que celebra a gastronomia brasileira acontece no Jockey Club nos dias 3 e 4 de agosto.
Salada de feijões com porco moura, canjica branca, caule do espinafre, com mel do quintal da chef paranaense Gabriela Carvalho.
Salada de feijões com porco moura, canjica branca, caule do espinafre, com mel do quintal da chef paranaense Gabriela Carvalho.

Em sua 4ª edição em São Paulo, o Festival Fartura, que acontece no Jockey Clube nos dias 3 e 4 de agosto, é uma experiência gastronômica que traz degustações e aulas com produtores e chefs de todo o Brasil.

No Espaço Chefs e Restaurantes, nomes de peso da gastronomia nacional servem pratos, petiscos e sobremesas. Entre eles: Rodolfo Mayer, do Angatu (Tiradentes, MG) com uma copalombo com gremolata de azeite com castanha de baru e cuscuz de milho de Minas; Checho Gonzales, do Mescla (São Paulo), com uma caldeirada de paio, linguiça defumada, batata, couve, vôngole e mexilhão; Diogo Sabião, do NiÁ (Porto Velho, RO), com um risoto de arroz integral (vermelho ou negro) no tucupi e jambu com pirarucu, entre outros.

Completam a Lista: Marcelo Correa Bastos, do Vista (São Paulo); Matheus Zanchini, do Borgo (São Paulo), Renata Cruz, do Rê Cruz To Go (São Paulo); Greg Caisley, do Patties (São Paulo); Fernando Oliveira, da Pizza d’A Queijaria (São Paulo); Paulo Yoller, do The Bao Bao Baby e Meats (São Paulo); João Diamante, do Diamantes na Cozinha (Rio de Janeiro); Gabriela Carvalho, do Quintana Gastronomia (Curitiba, PR); Yuri Machado, do Ca-já (Recife, PE); Vitor Generoso, do Divina Gula (Maceió, AL); Leo Hamu, do Leo Hamu Produtos Artesanais (Brasília, DF); Henrique Gilberto, do Cozinha Tupis (Belo Horizonte, MG); Sandro Gouveia, do Quitanda do Pastel (Eusébio, CE); Leonardo Macedo e Tito Barcellos, do Nanica (São Paulo, SP); Lucas Corazza, do programa Que Seja Doce (São Paulo, SP); e Tiago Silva, do Boto Sorveteria Artesanal (Santarém, PA).

Produtores

Já na área de Produtos e Produtores, queijos nacionais d`A Queijaria (São Paulo), pimentas do De Cabrón Chillis, (Santa Cruz do Rio Pardo, SP), bottarga (ova seca da tainha) do Bottarga Gold (Itajaí, SC), café, mel e embutidos da Fazenda Yaguara (Taquaritinga do Norte, PE), doces e geleias de frutas nativas do Nordeste do Sabores da Vivenda (Ceará-Mirim, RN), queijo coalho do Laticínios Monte Santo (Teresina, PI), bebidas com jambu do Sinimbu (Belém, PA), cachaça com jambu, vodca com jambu e spray concentrado de jambu, embutidos, cerveja e picles do Porcadeiros (Palmeira, PR), doce de leite de mel e ganache de chocolate com mel de Ana Mantegari (São Paulo, SP), e chocolates da Chocolates de Origem (Ilhéus, BA).

Aulas

Os chefs Helena Rizzo, Ana Lula, João Barreto e Lisiane Arouca.
Os chefs Helena Rizzo, Ana Lula, João Barreto e Lisiane Arouca.

Para quem quer saber mais sobre gastronomia com os chefs convidados, o Fartura oferece três áreas. No Espaço Conhecimento o público aprende as características dos alimentos e histórias de sucesso em aulas com Helena Rizzo, do Maní (São Paulo); François Ozanne, do Alma Bistrot (Aracaju, SE); Hiroya Takano, do Shin Suzuran (Manaus, AM); Gabriela Carvalho, do Quintana Gastronomia (Curitiba, PR); Ian Baiocchi, do Íz Restaurante (Goiânia, GO); Daniel Castelli (RS), do Monã (Canela, RS); e Angelina Kopp Schmidt e Adriele Schmidt (ES), do Sítio Schmidt (Santa Maria de Jetibá, ES).

No Cozinhas ao Vivo, os chefs Lisiane Arouca, do Origem (Salvador, BA); Ana Lula (MA), do Casa de Juja (São Luís, MA); Daniel Barbosa (MS), do Haus Gastronomia (Campo Grande, MS); João Barreto (PB), do Casa de Cumpade (Campina Grande, PB); Marcelo Cotrim (MT), do Cotrim Cozinha Brasileira (Cuiabá, MT); Antônio Costaguta (RS); do El Topador (Porto Alegre, RS); e Denise Rohnelt (RR), do Letras Saborosas (Boa Vista, RR) cozinham ensinando as receitas na hora e, ao fim, todos podem comer.

Já no Espaço Interativo, o público coloca a mão na massa junto com os chefs Ana Luiza Trajano (SP), do Instituto Brasil a Gosto (São Paulo, SP); Ruth de Almeida (TO), do Raízes Gastronômicas (Palmas, TO), Deocleciano Brito (AC) e do bartender Neli Pereira (SP).

Além de São Paulo, o Fartura 2019 ainda acontece em Tiradentes (agosto); Belo Horizonte (setembro); Porto Alegre (outubro), Fortaleza (novembro) e Lisboa (novembro).

Serviço

Festival Fartura – Comidas do Brasil São Paulo

Data: 3 e 4 de agosto
Horários: Sábado, das 12h às 22h; e domingo, das 12h às 20h.
Local: Jockey Club São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado, 1263, Cidade Jardim).
Preço: R$ 25 (inteira) e R$ 12 (meia).
Ingressos: Venda pelo site do Festival Fartura.