COMIDA
02/08/2019 07:23 -03

Com degustações e aulas, Festival Fartura reúne chefs e produtores de todo o Brasil em SP

Evento que celebra a gastronomia brasileira acontece no Jockey Club nos dias 3 e 4 de agosto.

Divulgação
Salada de feijões com porco moura, canjica branca, caule do espinafre, com mel do quintal da chef paranaense Gabriela Carvalho.

Em sua 4ª edição em São Paulo, o Festival Fartura, que acontece no Jockey Clube nos dias 3 e 4 de agosto, é uma experiência gastronômica que traz degustações e aulas com produtores e chefs de todo o Brasil.

No Espaço Chefs e Restaurantes, nomes de peso da gastronomia nacional servem pratos, petiscos e sobremesas. Entre eles: Rodolfo Mayer, do Angatu (Tiradentes, MG) com uma copalombo com gremolata de azeite com castanha de baru e cuscuz de milho de Minas; Checho Gonzales, do Mescla (São Paulo), com uma caldeirada de paio, linguiça defumada, batata, couve, vôngole e mexilhão; Diogo Sabião, do NiÁ (Porto Velho, RO), com um risoto de arroz integral (vermelho ou negro) no tucupi e jambu com pirarucu, entre outros.

Completam a Lista: Marcelo Correa Bastos, do Vista (São Paulo); Matheus Zanchini, do Borgo (São Paulo), Renata Cruz, do Rê Cruz To Go (São Paulo); Greg Caisley, do Patties (São Paulo); Fernando Oliveira, da Pizza d’A Queijaria (São Paulo); Paulo Yoller, do The Bao Bao Baby e Meats (São Paulo);  João Diamante, do Diamantes na Cozinha (Rio de Janeiro); Gabriela Carvalho, do Quintana Gastronomia (Curitiba, PR); Yuri Machado, do Ca-já (Recife, PE); Vitor Generoso, do Divina Gula (Maceió, AL); Leo Hamu, do Leo Hamu Produtos Artesanais (Brasília, DF); Henrique Gilberto, do Cozinha Tupis (Belo Horizonte, MG); Sandro Gouveia, do Quitanda do Pastel (Eusébio, CE);  Leonardo Macedo e Tito Barcellos, do Nanica (São Paulo, SP); Lucas Corazza, do programa Que Seja Doce (São Paulo, SP); e Tiago Silva, do Boto Sorveteria Artesanal (Santarém, PA).

Produtores

Já na área de Produtos e Produtores, queijos nacionais d`A Queijaria (São Paulo), pimentas do De Cabrón Chillis, (Santa Cruz do Rio Pardo, SP), bottarga (ova seca da tainha) do Bottarga Gold (Itajaí, SC), café, mel e embutidos da Fazenda Yaguara (Taquaritinga do Norte, PE), doces e geleias de frutas nativas do Nordeste do Sabores da Vivenda (Ceará-Mirim, RN), queijo coalho do Laticínios Monte Santo (Teresina, PI), bebidas com jambu do Sinimbu (Belém, PA), cachaça com jambu, vodca com jambu e spray concentrado de jambu, embutidos, cerveja e picles do Porcadeiros (Palmeira, PR), doce de leite de mel e ganache de chocolate com mel de Ana Mantegari (São Paulo, SP), e chocolates da Chocolates de Origem (Ilhéus, BA). 

Aulas

Divulgação/Montagem
Os chefs Helena Rizzo, Ana Lula, João Barreto e Lisiane Arouca.

Para quem quer saber mais sobre gastronomia com os chefs convidados, o Fartura oferece três áreas. No Espaço Conhecimento o público aprende as características dos alimentos e histórias de sucesso em aulas com Helena Rizzo, do Maní (São Paulo); François Ozanne, do Alma Bistrot (Aracaju, SE); Hiroya Takano, do Shin Suzuran (Manaus, AM); Gabriela Carvalho, do Quintana Gastronomia (Curitiba, PR); Ian Baiocchi, do Íz Restaurante (Goiânia, GO); Daniel Castelli (RS), do Monã (Canela, RS); e Angelina Kopp Schmidt e Adriele Schmidt (ES), do Sítio Schmidt (Santa Maria de Jetibá, ES).

No Cozinhas ao Vivo, os chefs Lisiane Arouca, do Origem (Salvador, BA); Ana Lula (MA), do Casa de Juja (São Luís, MA); Daniel Barbosa (MS), do Haus Gastronomia (Campo Grande, MS); João Barreto (PB), do Casa de Cumpade (Campina Grande, PB); Marcelo Cotrim (MT), do Cotrim Cozinha Brasileira (Cuiabá, MT); Antônio Costaguta (RS); do El Topador (Porto Alegre, RS); e Denise Rohnelt (RR), do Letras Saborosas (Boa Vista, RR) cozinham ensinando as receitas na hora e, ao fim, todos podem comer.

Já no Espaço Interativo, o público coloca a mão na massa junto com os chefs Ana Luiza Trajano (SP), do Instituto Brasil a Gosto (São Paulo, SP); Ruth de Almeida (TO), do Raízes Gastronômicas (Palmas, TO), Deocleciano Brito (AC) e do bartender Neli Pereira (SP).

Além de São Paulo, o Fartura 2019 ainda acontece em Tiradentes (agosto); Belo Horizonte (setembro); Porto Alegre (outubro), Fortaleza (novembro) e Lisboa (novembro).

Serviço

Festival Fartura – Comidas do Brasil São Paulo

Data: 3 e 4 de agosto 
Horários: Sábado, das 12h às 22h; e domingo, das 12h às 20h.
Local: Jockey Club São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado, 1263, Cidade Jardim).
Preço: R$ 25 (inteira) e R$ 12 (meia).
Ingressos: Venda pelo site do Festival Fartura.