Comida

Coronavírus cancela 'Feira da Foda' em Portugal, e desperta a 5ª série nos brasileiros

Apesar de ter um nome sugestivo, evento trata-se de uma feira gastronômica com uma história bem curiosa.

O surto do coronavírus na Europa resultou no cancelamento da tradicional Feira da Foda, cuja a 4ª edição aconteceria entre os dias 20 e 22 de março em Moção, em Portugal, na divisa com a Espanha.

“Lamentamos o inconveniente que esta decisão possa causar, mas estamos convictos que o cancelamento será a ação mais sensata e segura, face à situação que se vive em Portugal e no mundo”, anunciou Agostinho Correia, responsável pela organização da feira, em comunicado publicado pela imprensa portuguesa. Até a última terça-feira (10), o país contabilizava mais de 40 casos de coronavírus.

Evento tradicional de Monção foi cancelado por causa do coronavírus e virou motivo de piada de brasileiros.
Evento tradicional de Monção foi cancelado por causa do coronavírus e virou motivo de piada de brasileiros.

O cancelamento da feira, que acontece desde 2017 e reúne milhares de pessoas todos os anos, chegou à terra tupiniquim e obviamente não foi levado à sério pelos brasileiros. Logo o Twitter se transformou em uma grande 5ª série e usuários pediram encarecidamente para que a feira não fosse cancelada.

Apesar do nome sugestivo, a Feira da Foda, na verdade, é uma feira gastronômica que promove o prato típico da região: a Foda à Monção (kkk). A receita tem como base o cordeiro feito em forno à lenha.

No cartaz de divulgação, a organização destacou que a palavra “Foda” resultaria das letras F de Feira, O de Gastronômica, D de Tradição e A de História. Mas isso não passa de uma brincadeira.

O nome peculiar se deve a uma tradição local antiga. Reza a lenda que os habitantes iam à feira da cidade comprar o gado ovino e eram enganados por vendedores, que induziam os animais a beberem bastante água e, assim, pareceriam “gordos” aos olhos dos fregueses. Quando os moradores percebiam o truque exclamavam: “Que grande foda!”.

O termo “foda”, que inclusive tem o mesmo significado que no Brasil, se popularizou na região e as pessoas começaram a chamar o famoso prato de Foda à Monção, feito em ocasiões especiais como Páscoa, Natal e Ano Novo. O prato típico, que inspirou a Feira da Foda, foi elevado no ano passado a uma das 7 maravilhas de Portugal. E você, experimentaria essa iguaria?