Tamo Junto

É normal fazer xixi no meio da noite?

Especialistas explicam o que pode estar causando suas idas ao banheiro que interrompem o sono noturno — e em que casos isso é preocupante.
Se você anda levantando mais de uma vez por noite para fazer xixi, pode ser por uma das razões a seguir.
Se você anda levantando mais de uma vez por noite para fazer xixi, pode ser por uma das razões a seguir.

Se a sua bexiga atua como um despertador no meio da noite, talvez você esteja curioso para saber se isso deveria lhe preocupar.

Parece que você não é o único que tem essa dúvida. “É normal fazer xixi no meio da noite?” é uma das perguntas mais comuns ouvidas pelo urologista Marcelino Rivera, da Indiana University Health.

De modo geral, disse Rivera, se você acorda para ir ao banheiro uma vez durante a noite, isso provavelmente é normal.

A função principal dos rins é filtrar as toxinas do nosso sangue e concentrar essas toxinas na urina. Segundo o urologista, isso é feito continuamente — “durante o dia geralmente urinamos a cada duas a quatro horas, dependendo de quão bem estamos hidratados e quanto líquido consumimos”. Mas à noite o corpo libera hormônios para concentrar mais a urina do que durante o dia.

É por isso que normalmente não acordamos à noite para fazer xixi com tanta frequência no meio do sono.

Mas, se você anda acordando mais que uma vez por noite para fazer xixi, e se isso está perturbando seu sono, talvez seja preciso examinar outras áreas de sua vida enquanto você está acordado.

Veja algumas das razões mais comuns que podem estar causando isso, se elas são consideradas normais ou não e quais são os conselhos de alguns especialistas quanto ao que fazer.

Você anda tomando água demais, especialmente perto da hora de dormir

Beber água antes de dormir vai fazê-lo acordar no meio da noite com vontade de fazer xixi.
Beber água antes de dormir vai fazê-lo acordar no meio da noite com vontade de fazer xixi.

Isso é bastante óbvio. Aquilo que entra precisa sair. Se você anda tomando vários copos de água, está bem hidratado e seus rins estão funcionando corretamente, você provavelmente vai acordar à noite para fazer xixi.

“Se o seu xixi noturno se deve ao seu consumo de água ou outros líquidos, pare de tomar líquidos duas ou três horas antes de se deitar e você acordará menos vezes”, aconselhou Rivera.

Podem ser os seus remédios

Alguns medicamentos provocam um aumento nas idas noturnas ao banheiro, explicou Rivera. Entre eles, medicamentos para controlar a hipertensão, alguns relaxantes musculares e sedativos.

Você ingeriu álcool ou cafeína

Bebidas alcoólicas e com cafeína são diuréticas – ou seja, seu consumo leva o corpo a produzir mais urina. “O consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou cafeinadas pode levar as pessoas a acordar de noite para urinar”, disse a clínica geral Clare Morrison, assessora médica da MedExpress.

Você tem um transtorno do sono

Se você anda acordando várias vezes à noite para fazer xixi, é possível que sofra de apneia obstrutiva do sono, condição que leva uma pessoa a sofrer pausas involuntárias na respiração enquanto está dormindo. De fato, 84% dos pacientes com apneia do sono relatam que levantam frequentemente à noite para urinar.

Segundo a médica Emily Clionsky, pesquisadora da Clionsky Neuro Systems, de Springfield, Massachusetts, isso pode ocorrer com pessoas de qualquer idade e gênero. Não é preciso ser obeso ou roncar à noite para ter apneia do sono.

Alguns sintomas adicionais da apneia incluem acordar com a garganta seca ou dolorida, ter sono agitado, roncar alto, sofrer dores de cabeça matinais ou mudanças de humor. A apneia do sono pode ser tratada com o uso de máscaras para a respiração noturna, terapia de estimulação das vias aéreas superiores, procedimentos cirúrgicos e acessórios orais.

Você está grávida

Gravidez altera frequência de idas ao banheiro para urinar.
Gravidez altera frequência de idas ao banheiro para urinar.

As mulheres grávidas comumente urinam com mais frequência. Isso se deve a um hormônio da gravidez, a gonadotrofina coriônica, que pode aumentar o fluxo de sangue para os rins e para a uretra, que está em expansão. Isso, por sua vez, pressiona a bexiga da gestante.

O envelhecimento pode ser um fator

Com o envelhecimento, a capacidade da bexiga tende a diminuir. Assim, mesmo que você tome o mesmo volume de líquidos que tomava quando era mais jovem, talvez precise ir ao banheiro com mais frequência. Essa pode ser uma causa normal da necessidade de fazer xixi à noite.

A médica Rita Starritt, da Weight Loss MD San Diego, destacou que quando as pessoas envelhecem, tendem a ter sono mais leve, “de modo que a vontade de fazer xixi as leva a acordar mais facilmente”.

Ela explicou: “quando a mulher passa pelo período da menopausa e perimenopausa, ocorrem mudanças no tecido da uretra... Que levam a vontade de urinar a figurar com mais destaque no cérebro”. Outro problema é que ocorrem mais “vazamentos” com a idade, e isso pode levar as pessoas a se sentirem obrigadas a não esperar até a bexiga ficar muito cheia.

Você tem pernas inchadas

Se você tiver um problema de inchaço nas pernas, isso pode contribuir para mais idas noturnas ao banheiro, segundo Rivera.

“Quando a pessoa se deita à noite, todo aquele fluido acumulado nas pernas começa a ser redistribuído pelo fluxo sanguíneo, sendo então filtrado pelos rins e convertido em urina”, ele explicou.

Manter as pernas elevadas por algumas horas antes de se deitar pode ajudar. Mas fique atento para seu inchaço, porque um edema na parte inferior das pernas pode ser sinal de doença cardiovascular.

“Um sistema cardiovascular enfraquecido talvez não consiga bombear o sangue tão bem da parte inferior do corpo até o coração, indo contra a gravidade. Por isso as pernas ficam inchadas e muito líquido fica retido no corpo”, explicou o cirurgião urológico S. Adam Ramin, diretor médico da Urology Cancer Specialistas, de Los Angeles.

Você tem uma infecção urinária ou um problema de próstata

Quando as idas ao banheiro durante o noite são acompanhadas de urgência urinária ou queimação, isso pode ser sintoma de um problema como uma infecção do trato urinário ou uma próstata inchada.

Segundo Ramin, a próstata inchada leva ao espessamento das paredes da bexiga, já que o músculo da parede da bexiga precisa empurrar a obstrução da próstata para poder esvaziar a bexiga. “O espessamento da parede da bexiga leva à redução da capacidade e elasticidade da bexiga, logo à micção diurna e noturna mais frequente”, ele explicou.

Você tem algum outro problema médico

Em alguns casos raros, fazer xixi no meio da noite pode ser sintoma de algo mais sério. Ramin disse que a urgência e frequência urinária maiores podem estar presentes em pacientes com doenças que afetam a função cerebral. Estas podem incluir demência, doença de Parkinson, tumores cerebrais, histórico de acidente vascular cerebral, histórico de radiação cerebral e cirurgia cerebral.

Rivera explicou que outras causas potenciais, porém raras, da micção noturna mais frequente incluem tumores que secretam hormônios. Chirag Shah, cofundador da Push Health, uma plataforma online de serviços de saúde, disse que a urinação noturna frequente também pode ser um indício precoce de diabetes.

Quando você deve se preocupar

Se você está preocupado com seus hábitos urinários noturnos, a sugestão de Morrison é manter um diário em que você possa anotar tudo que bebe e quantas vezes você vai ao banheiro.

“Se você estiver urinando mais que 8 vezes em 24 horas, isso é demais”, ela disse, acrescentando que isso também depende da idade. “Se você tiver entre 65 e 70 anos e estiver acordando para fazer xixi mais que duas vezes por noite, marque uma consulta com o clínico geral.”

Para a especialista em medicina de emergência e integrativa Eudene Harry, se a vontade de fazer xixi frequentemente é acompanhada por sintomas como sede aumentada, perda de peso ou aumento de apetite, você deve procurar um médico.

Se você já tiver mudado sua rotina para combater o problema e ele não melhorar ou se agravar, disse ela, isso também é motivo para buscar ajuda profissional.

E, finalmente, “se sua urina contiver sangue, se você tiver febre, sentir dor ao urinar ou urinar com frequência mas em volume pequeno, todos esses são sinais de que é preciso procurar o médico”.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.