Comportamento

Avalie a faculdade e faça a escolha certa para sua carreira

Índices oficiais ajudam estudantes na missão de escolher a universidade certa.
Índices oficiais ajudam estudantes na missão de escolher a universidade certa
Índices oficiais ajudam estudantes na missão de escolher a universidade certa

O estudante que pretende ingressar no Ensino Superior no Brasil possui diversas ferramentas para comparar as faculdades e os cursos mais desejados. De olho no desejo da garotada, o Ministério da Educação (MEC) oferece em suas plataformas digitais diversas opções para analisar as notas obtidas por instituições de ensino em avaliações de todo tipo. Elas vão desde a infraestrutura oferecida nos campi ao desempenho dos alunos em testes nacionais.

A partir de agora, confira o passo a passo de como consultar os bancos de dados do MEC, quais os indicadores mais relevantes e como se sentir seguro na hora da escolha que pode mudar os rumos de sua carreira.

IGC

O chamado Índice Geral de Cursos é o que representa a nota da faculdade como um todo. Seu cálculo ocorre a partir da nota obtida nos últimos três Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs), avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) e quantidade de alunos nos cursos oferecidos pela instituição. As médias vão de 1 a 5, sendo a partir de 3 uma nota considerada satisfatória.

CPC

O Conceito Preliminar de Cursos avalia separadamente os cursos de graduação de uma faculdade. Seu índice é fruto de um cálculo a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), avaliação dos professores, da infraestrutura e dos recursos pedagógicos disponíveis. Assim como no caso do IGC, as notas vão de 1 a 5, com médias abaixo de 3 insatisfatórias e 5 sendo o nível mais elevado.

Enade

Este é o exame aplicado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a jovens do primeiro e último ano de um curso. Aqui, o objetivo é testar a qualidade do ensino ofertado pela instituição. Vale lembrar que nem todas as instituições brasileiras fazem questão de aderir ao Enade. Aliás, a prova só acontece quando há alunos ingressantes e concluintes no mesmo curso.

CI

O Conceito Institucional consiste em uma avaliação feita pelas equipes de especialistas do MEC nas universidades para validar ou não o IGC. Leva em conta, além do conteúdo pedagógico apresentado em sala de aula, a gestão da instituição, políticas de pessoal e como se lida com pesquisas e extensões. O CI varia de 1 a 5, assim como os demais casos acima. Quanto mais elevado for o número final, melhor.

IDD

Atenção ao Índice de Desenvolvimento Discente. Ele avalia os alunos do curso em comparação aos estudantes que fizeram o Enade. Isso, de acordo com o Inep, permite a análise da capacidade do curso superior em transferir conhecimentos prático e teórico aos alunos em comparação com o desempenho dos formandos. Adivinha? O IDD também vai de 1 a 5, mantendo o padrão dos conceitos avalizados pelo MEC.

O que fazer?

Em linhas gerais, o que os especialistas em Educação explicam é que, se o objetivo do estudante for comparar apenas instituições de ensino, deve-se priorizar a análise das notas do IGC e CI. Já se a ideia é traçar um paralelo entre dois ou mais cursos de graduação, precisam ser levados em conta o CPC, o IDD e a nota do Enade.

Mas é necessário tomar cuidado com eventuais distorções nos resultados, sendo recomendado que as comparações não eliminem a responsabilidade do aluno visitar o campus em que deseja estudar e conversar com quem já frequenta aulas e até mesmo professores.

O Senac

Em consulta ao e-MEC, que nada mais é que a base de dados dos cursos de Ensino Superior de todo o País, é possível notar que o Centro Universitário Senac possui nota 5 de CI. Além disso, a instituição está com conceito 3 do IGC e seus cursos possuem excelentes notas no CPC.

Entre os destaques, estão: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia de Computação, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Nutrição, todos com nota 4 de CPC.

Se você ficou curioso e quer fazer suas próprias comparações, é simples. Acesse o site emec.mec.gov.br e tenha acesso aos dados do Ministério da Educação. O sistema não parece ser o mais amigável, inicialmente, mas com sua constante utilização é possível dominá-lo e ter acesso às informações sobre Ensino Superior sem problema algum. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.