ENTRETENIMENTO
22/05/2020 13:10 -03

Em meio a pandemia, museu abre exposição de máscaras

"As máscaras são um símbolo do mundo atual”, disse a curadora da mostra no Museu Nacional da República Tcheca.

Em um sinal de que o coronavírus um dia será história, o Museu Nacional da República Tcheca está abrindo uma exposição de máscaras faciais usadas para se proteger contra a infecção da covid-19.

O governo tcheco foi um dos primeiros a tornar obrigatório o uso de máscaras. Com mais de 8.700 casos e 300 mortes até agora, o país foi um dos menos afetados na Europa.

Quando a crise começou, as máscaras fabricadas industrialmente eram escassas, o que levou a um esforço nacional para fazê-las em casa.

“Hoje existe uma quantidade enorme de produtos, é difícil dizer o que deve ser deixado para as gerações futuras. As máscaras são um símbolo do mundo atual”, disse a curadora da mostra, Mira Burianova.

REUTERS
Funcionários do Museu Nacional da República Tcheca preparam exposição de máscaras para prevenção do coronavírus.

A pequena exposição no Museu Nacional da Praça Venceslau, em Praga (capital da República Tcheca) fez uma seleção entre centenas de máscaras enviadas pelo público. Eles incluem motivos folclóricos, desenhos divertidos e a bandeira nacional. Há até algumas confeccionadas por crianças com autismo.

“Trabalho na área da saúde e o que mais me interessou foi que, quando não tínhamos nada no hospital, toda a nação se levantou e costurou máscaras em alguns dias. As pessoas têm que se ajudar ”, contou Ludmila Brazdova, uma enfermeira da cidade de Brno.

A exposição abre nesta segunda (25), no dia em que o governo tcheco vai relaxar sua política do uso de máscaras. As pessoas não precisarão mais usá-las ao ar livre, mas deverão fazê-lo no transporte público e em prédios públicos - incluindo o museu.