NOTÍCIAS
17/03/2020 18:11 -03

União Europeia decide fechar fronteiras por 30 dias

Viagens de estrangeiros para os 27 países do bloco europeu estão proibidas.

Alexander Spatari via Getty Images
Torre Eiffel, um dos cartões-postais da França, país da UE que tem as fronteiras fechadas.

Líderes da União Europeia (UE) concordaram nesta terça-feira (17) em fechar as fronteiras da Europa por 30 dias para impedir a propagação do coronavírus. Eles também decidiram estabelecer vias rápidas nas divisas de seus países para manter a circulação de mercadorias. A informação é dos próprios líderes do bloco após uma videoconferência.

Ao menos 27 países são impactados pelo fechamento das fronteiras da UE: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou em entrevista coletiva que caberia aos países europeus implementar o fechamento de suas fronteiras para cidadãos de países terceiros.

“O inimigo é o vírus, e agora temos que fazer o possível para proteger nosso povo e proteger nossas economias”, disse ela.

“Estamos prontos para fazer tudo o que for necessário. Não hesitaremos em tomar medidas adicionais conforme a situação evoluir.”

Nesta segunda, o braço executivo da União Europeia propôs proibir a estrangeiros viagens aos países do bloco por 30 dias, a fim de combater a propagação do coronavírus.

“Quanto menos viagens, mais podemos conter o vírus. Portanto, proponho aos chefes de Estado e de governo que introduzam restrições temporárias a viagens não essenciais à União Europeia”, disse ontem Ursula von der Leyen.

Eleições nos EUA
As últimas pesquisas, notícias e análises sobre a disputa presidencial em 2020, pela equipe do HuffPost