NOTÍCIAS
11/03/2020 23:56 -03

Trump suspende viagens da Europa para os EUA para combater o coronavírus

“Este é o esforço mais agressivo e abrangente para enfrentar um vírus estrangeiro na história moderna", disse Donald Trump.

DOUG MILLS via Getty Images

Sob crescente pressão para tomar medidas contra a propagação do coronavírus, o presidente Donald Trump suspendeu nesta quarta-feira (11) as viagens da Europa para os Estados Unidos, com exceção do Reino Unido, por 30 dias a partir de sexta-feira (13).

O presidente, candidato à reeleição em novembro, deu o dramático passo em um discurso sombrio da Sala Oval ao lutar para enfrentar os choques de saúde e econômicos que o vírus causou aos americanos. Ele estava sendo criticado por não levar a ameaça do coronavírus a sério o suficiente.

“Estamos mobilizando todo o poder do governo federal e do setor privado para proteger o povo americano”, disse. “Este é o esforço mais agressivo e abrangente para enfrentar um vírus estrangeiro na história moderna.”

Trump, cuja candidatura à reeleição em 3 de novembro pode depender da sua capacidade de resposta à crise.

Suas restrições de viagem na Europa foram semelhantes às que ele declarou em viagens da China, quando a doença estava se espalhando loucamente por lá. Nos Estados Unidos, a doença já matou pelo menos 37 pessoas e infectou 1.281. 

“A União Européia não tomou as mesmas precauções e restringiu as viagens da China e de outros com alto índice de disseminação do vírus. Como resultado, um grande número de novos grupos nos Estados Unidos foi semeado por viajantes da Europa”, disse.

Como o mercado de ações dos EUA foi afetado novamente pelo vírus na quarta-feira, Trump disse que tomaria medidas de emergência para fornecer alívio financeiro aos trabalhadores que estão doentes, em quarentena ou cuidando de outros por causa da doença.

Ele disse que estava instruindo o Departamento do Tesouro a adiar o pagamento de impostos sem juros ou penalidades para certas empresas e indivíduos afetados.

Trump acrescentou que ele também estava instruindo a Administração de Pequenas Empresas a fornecer capital e liquidez para as empresas afetadas pelo vírus.