NOTÍCIAS
13/03/2019 15:43 -03 | Atualizado 13/03/2019 20:30 -03

Estudante morto em Suzano tinha ido ao cinema pela 1ª vez na véspera de massacre

Saiba quem são as vítimas dos atiradores de escola em São Paulo.

HuffPost Brasil/Ana Beatriz Rosa
Feridos foram levados ao Hospital Santa Maria, que fica a 1 quarteirão da escola Raul Brasil, em Suzano.

ERRATA - Ao contrário do que o HuffPost publicou, João Vitor Ramos Lemos e Pablo Henrique Rodrigues não morreram. As informações incorretas foram divulgadas pela Polícia Civil de São Paulo e posteriormente corrigidas.

O adolescente Claiton Antonio Ribeiro estava “super feliz” nesta terça-feira. Segundo a amiga e colega de classe Yanne, de 17 anos, um dia antes do massacre, Claiton tinha acabado de realizar o sonho de ir ao cinema pela primeira vez.

O rapaz chegou a mostrar sua foto no cinema para Yanne. “Ele estava super feliz”, relatou a amiga, emocionada, ao HuffPost. “Meu amigo morreu.”

Claiton foi um dos 5 estudantes mortos por outros dois ex-alunos nesta terça-feira. Guilherme Tauci Monteiro, 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25, entraram nesta quarta-feira (13) na Escola Estadual Raul Brasil e saíram atirando em alunos e funcionários. Duas funcionárias da escola também morreram. 

Yanne lembra que Claiton já tinha perdido um irmão e que sua família é de origem simples. “Ele era o melhor da turma, mas era super quieto, não falava muito na aula”, lembra.

Claiton era reconhecido por colegas como um menino estudioso e retraído.

Yanne também estava na escola na hora do massacre e conseguiu escapar apenas com ferimentos leves - ela foi pisoteada por colegas quando se agachou no chão para se proteger dos tiros. 

A jovem foi uma das centenas de adolescentes que viveram momentos de tensão na escola e viu uma colega ser baleada na sua frente.

Segundo a Polícia Militar, 10 pessoas morreram e 10 ficaram feridos. 

Veja abaixo a lista das vítimas mortas pelos agressores:

Marilena Ferreira Vieira Umezo, 59 (coordenadora-pedagógica)

Jorge Antônio Moraes, 51 (dono de uma locadora)

Kaio Lucas da Costa Limeira, 15 (aluno)

Claiton Antônio Ribeiro, 17 (aluno)

Samuel Melquíades Silva de Oliveira, 16 (aluno)

Douglas Murilo Celestino, 16 (aluno)

Caio Oliveira, 15 (aluno)

Eliana Regina de Oliveira Xavier, 38 (funcionária da escola)

A oitava vítima foi atingida fora da escola. Jorge Antônio Moraes, de 51 anos, era dono de uma locadora de carros e tio de Guilherme, um dos atiradores. Segundo uma testemunha, o tio teria desconfiado do sobrinho e tentou impedi-lo de sair com armas de casa. Moraes chegou a passar por cirurgia, mas morreu no hospital.

Os dois atiradores, que eram ex-alunos do colégio, também se mataram. Segundo a polícia, a investigação aponta que Guilherme Taucci Monteiro matou Luiz Henrique de Castro e depois se suicidou.

Galeria de Fotos Massacre em escola de Suzano (SP) deixa 10 mortos Veja Fotos