NOTÍCIAS
11/04/2020 20:09 -03

Espanha estabelece regras de volta ao trabalho conforme mortalidade por covid-19 desacelera

A partir de segunda-feira trabalhadores de setores como construção e indústria poderão retomar as atividades, permitindo que milhares de pessoas retornem ao trabalho.

SOPA Images via Getty Images
O número de mortos por coronavírus na Espanha se elevou neste sábado a 16.353, contra 15.843 no dia anterior, segundo dados do Ministério da Saúde.  

O governo da Espanha estabeleceu neste sábado (11) as diretrizes para as pessoas que vão retornar ao trabalho em meio à flexibilização das medidas de confinamento, num dia em que o país registrou o menor número de mortes desde 23 de março.

A maioria dos espanhóis está em isolamento em casa desde meados de março e apenas os serviços de setores considerados estrategicamente importantes têm permissão para operar normalmente.

No entanto, a partir de segunda-feira trabalhadores de setores como construção e indústria poderão retomar as atividades, permitindo que milhares de pessoas retornem ao trabalho.

De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo governo, as empresas devem fornecer o equipamento de proteção adequado e garantir que os funcionários tenham espaço para pelo menos dois metros de distância uns dos outros.

Em meio a preocupações de que seja muito cedo para começar a desmontar as medidas de contenção, o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, tentou minimizar a mudança nas regras.

“Ainda estamos na fase de confinamento... não iniciamos nenhuma redução”, disse ele em entrevista coletiva com o ministro da Saúde, Salvador Illa.

As forças de segurança distribuirão 10 milhões de máscaras nos centros de transporte público nos próximos dias, disse Marlaska, acrescentando que seu uso é recomendado, mas não obrigatório.

O número de mortos por coronavírus na Espanha se elevou neste sábado a 16.353, contra 15.843 no dia anterior, segundo dados do Ministério da Saúde.

Foram registradas 510 mortes por causa da doença, contra 605 notificações no dia anterior.