COMIDA
18/03/2019 15:52 -03 | Atualizado 18/03/2019 15:57 -03

Espaguete a bolonhesa não existe, diz prefeito de Bolonha

"É fake news", disparou o prefeito da cidade que originou um dos molhos mais famosos do mundo.

Espaguete a bolonhesa é um dos pratos carimbados em quase todas as cantinas italianas no Brasil e no mundo. Menos na Itália ― e menos ainda em Bolonha, cidade de origem do famoso molho. 

Tradicionalmente, o molho bolonhesa (feito com ragu de carne suína ou bovina e molho de tomate, entre outros ingredientes) é servido na lasanha ou nas massas tagliatelle ou tortellini. 

lucagavagna via Getty Images
Tagliatelle a bolonhesa é o clássico da cidade de Bolonha. 

Já o espaguete é geralmente servido com outros molhos, como o pesto e o querido carbonara. Você não vai encontrar um espaguete a bolonhesa em Bolonha ― e os italianos levam esta regra a sério. 

Tanto que o prefeito da cidade medieval fez um desabafo desaforado no Twitter. Ele postou uma foto do prato servido em um restaurante de Londres para “denunciar” a farsa que é mundialmente propagada: espaguete a bolonhesa não existe. 

“Queridos cidadãos, estou coletando fotos de espaguete a bolonhesa ao redor do mundo para dizer que é fake news”, brincou Virginio Merola. “Essa veio de Londres, por favor, me mande fotos de vocês. Obrigado.”

Usuários entraram na brincadeira e postaram fotos de pratos (bizarros) que levam o famoso molho.

“A maior cadeia de comida italiana no Chile. ‘Como na Itália’ diz o anúncio”, escreve um chileno. 

“Obrigado Bolonha pela contribuição gastronômica”, disse outro, exibindo uma foto de tempero em pó sabor “bolonhesa”. 

Os supermercados holandeses elevaram o molho para outros patamares com a criação da pizzaburguer sabor bolonhesa. 

O prefeito de Bolonha está coletando diferentes “invenções” com o molho que leva o nome da cidade para uma exibição no Eataly da cidade, um dos maiores parques gastronômicos já construídos. 

“Espaguete a bolonhesa, na verdade, não existe, mas é famoso em todo o mundo”, explicou Merola em um broadcast italiano. “O que nós queremos é que o mundo saiba que Bolonha inventou tagliatelle, tortelline e lasanha [a bolonhesa]”, finaliza.