ENTRETENIMENTO
27/01/2020 06:22 -03

9 filmes sobre cinema para quem gostou de 'Era uma vez em... Hollywood'

Um dos favoritos ao Oscar 2020, filme de Tarantino é uma declaração de amor ao cinema, assim como esses outros.

Divulgação
"O Jogador", "Cantando na Chuva", "Boogie Nights - Prazer Sem Limites" e "Ed Wood" são alguns na nossa lista de filmes.

Era uma vez em... Hollywood é um Tarantino diferente. Um dos favoritos na disputa para principal prêmio do Oscar 2020, o filme é uma declaração de amor surpreendentemente sensível ao cinema. Principalmente o produzido na década de 1960.

Ao mesmo tempo em que é a fábrica dos sonhos do cinema mundial, produzindo centenas de filmes a cada ano, Hollywood é, muitas vezes, a personagem principal de produções clássicas e cults, como Era uma vez em... Hollywood.

Pensando nisso, e empolgados com o melhor filme de Quentin Tarantino em anos, selecionamos nove filmes que falam sobre como é fazer um filme.

Veja aqui: 

Crepúsculo dos Deuses (1950)

Divulgação

Sinopse: Fugindo de um agiota, o roteirista Joe Gillis (William Holden) acaba se escondendo em uma mansão na famosa avenida Sunset Blvd. que ele imaginou estar abandonada. Mas ele estava enganado. Lá, ainda vive Norma Desmond (Gloria Swanson), uma estrela esquecida do tempo do cinema mudo. Ela o acolhe como amante e quer que ele escreva o roteiro de um filme grandioso que marcará seu retorno ao estrelato.
Onde ver: Telecine Play.

O Jogador (1992)

Divulgação

Sinopse: Executivo de um estúdio de Hollywood, Griffin Mill (Tim Robbins) passa por uma fase péssima, em que suas produções acumulam seguidos fracassos de bilheteria. E é nesse momento complicado que ele passa a receber ameaças anônimas. Em um estado extremamente paranóico, ele assassina um roteirista que acha ser o autor das ameaças e tenta encobrir seu crime.
Onde ver: Looke e NetMovies.

Ed Wood (1994)

Divulgação

Sinopse: Cinebiografia do exótico Ed Wood (Johnny Depp), considerado por muitos o autor do pior filme da história do cinema: Plano 9 do Espaço Sideral (1960). O filme foca exatamente na época em que Wood se preparava para filmar Plano 9, quando buscava o elenco para seu filme e acabou conhecendo o ator húngaro Bela Lugosi (Martin Landau), que já tinha sido famoso na pele do Conde Drácula, mas que estava velho, decadente e sucumbindo ao vício em heroína.
Onde ver: Telecine Play.

Os Picaretas (1999)

Divulgação

Sinopse: O produtor de filmes B Bobby Bowfinger (Steve Martin) precisa convencer o maior astro do cinema, Kit Ramsey (Eddie Murphy) a participar de seu filme para que ele seja financiado. Mas Ramsey se recusa a falar com ele. Com isso, Bowfinger resolve filmar seu longa de ficção científica sem ele saber e conta com a ajuda de um sósia do ator, o ingênuo Jiff Ramsey.
Onde ver: Claro Vídeo, Google Play e iTunes (para alugar).

8½ (1963)

Divulgação

Sinopse: Em crise existencial e criativa, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia sobre o que será seu próximo filme, que está prestes a rodar. Pressionado por seu produtor, pela esposa, pelos amigos e até por sua amante, ele se isola em um spa e reavalia sua vida, se perdendo entre passado e presente, realidade e sonho.
Onde ver: Telecine Play, Looke e NetMovies.

Cantando na Chuva (1952)

Divulgação

Sinopse: Os astros do cinema mudo Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) veem sua fama sumir depois da chegada do cinema falado. Mas eles não vão desistir tão fácil, e resolvem produzir um filme sonoro estrelado por eles, mesmo que este seja um mundo totalmente novo para a dupla.
Onde ver: Google Play, Microsoft Store e iTunes (para alugar).

Boogie Nights - Prazer Sem Limites (1997)

Divulgação

Sinopse: O ingênuo Eddie Adams (Mark Wahlberg) é um garoto de 17 anos como muitos por aí. A não ser por um nem tão pequeno detalhe. Ele é extremamente “bem dotado”. Descoberto pelo diretor Jack Horner (Burt Reynolds), Eddie se transforma em Dirk Diggler, uma estrela do cinema pornô nos anos 1970. Mas a década de 1980 chega trazendo o vídeo, algo que afeta profundamente a indústria do cinema pornô e a carreira de Eddie, além dos anos de muitas festas regadas a toneladas de cocaína, que começam a cobrar seu preço.
Onde ver: Google Play e iTunes (para alugar).

O Nome do Jogo (1995)

Divulgação

Sinopse: O gângster novaiorquino Chili Palmer (John Travolta) é obrigado a ir a Los Angeles para cobrar uma dívida de um diretor de filmes B, Harry Zimm (Gene Hackman). Mas Chili é um apaixonado por cinema e acaba se empolgando com Hollywood e resolve produzir um filme de Zimm.
Onde ver: iTunes (para alugar).

Trovão Tropical (2008)

Divulgação

Sinopse: Em uma fase descendente de sua carreira, Tugg Speedman (Ben Stiller), uma estrela de filmes de ação, é contratado para um filme passado durante a Guerra do Vietnã. Acompanhado de seus colegas Kirk Lazarus (Robert Downey Jr.) e Jeff Portnoy (Jack Black), ele viaja ao oriente para filmar uma produção baseada nas memórias de um soldado americano durante a guerra, mas eles acabam entrando em um conflito real na floresta e têm de encarar seus personagens de uma maneira mais “real”.
Onde ver: Telecine Play.