28/10/2019 17:58 -03 | Atualizado 05/11/2019 17:58 -03

Quer mudar o mundo? Seja engenheiro e mãos à obra

Veja como escolher o curso ideal para encaixar perfeitamente com o seu perfil.

Unsplash
Veja como escolher o curso ideal para encaixar perfeitamente com o seu perfil

Quem sonha em mudar o mundo e não sabe por onde começar pode tentar a Engenharia para transformar seus desejos em realidade. Em um primeiro momento, esta pode parecer uma opção estranha para quem é jovem, tem ideais de sobra na mente e disposição para dar e vender em busca de uma sociedade melhor. Mas o fato é que o engenheiro é um dos profissionais mais completos do mercado, capaz de entender e solucionar diversos tipos de problemas através do trabalho.

As áreas de atuação vão da infraestrutura urbana à habitação, passando por saneamento, energia, tecnologia, transporte, programação... Enfim, uma infinidade de setores, que não à toa fazem a Engenharia ter dezenas de segmentos à disposição no mercado.

Aliás, curiosidade é o que move este profissional na arte de procurar e desvendar as novas tecnologias e respostas aos mais diversos tipos de questionamentos.

Atualmente, o Brasil possui mais de 1 milhão de engenheiros com registro ativo no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Ficou assustado? Se a resposta for sim, calma! Mesmo com este grande volume, especialistas não hesitam em afirmar que há espaço de sobra para quem mergulha de cabeça neste desafio.

As chances, em especial, estão em três segmentos fortalecidos nos últimos anos: Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Engenharia de Produção.

Versatilidade

A Engenharia Civil vai muito além de construir prédios, casas, pontes e estradas. Em um mercado bastante competitivo, o profissional versátil consegue se destacar a partir do momento em que consegue aliar os conceitos básicos da área com as últimas exigências do mundo corporativo, como sustentabilidade, inovação e economicidade no desenvolvimento dos projetos e a chance de ser dono do próprio negócio no futuro.

Pode, ainda, dedicar-se à recuperação de diferentes empreendimentos capazes de impactar positivamente na rotina de uma rua, bairro ou cidade, transformando a realidade da sociedade.

Outro atrativo para quem ainda tem dúvidas é o salário, um dos mais robustos entre as principais profissões do País. Nessa área, o piso de seis horas diárias em São Paulo é de seis salários mínimos (R$ 5.988,00).

Conectividade

Já a Engenharia da Computação se mostra como um caminho eficaz para quem pertente “surfar a onda” da Tecnologia da Informação (TI). Aqui, o aluno é capacitado, desde o início do curso Superior, a projetar e viabilizar programas de computadores e aplicativos inovadores.

Ganha, de quebra, conhecimento para se destacar na indústria 4.0. É um mercado em alta, com constante crescimento e a possibilidade de trabalhar com startups, comércio eletrônico, automação industrial e robótica.

Eficiência máxima

Já na Engenharia de Produção, o objetivo é garantir a máxima eficiência dos mais diversos tipos de processos produtivos. Com isso, o profissional é capaz de trazer ótimos ganhos a indústrias e empresas. Aliás, um engenheiro de produção pode se tornar peça vital em momentos de crise, indicando os caminhos da sobrevivência aliada com a eficiência com soluções técnicas embasadas e criativas.

Serviço

Os três cursos de Engenharia são oferecidos pelo Centro Universitário Senac no campus Santo Amaro, em São Paulo, com grades curriculares alinhadas ao que o mercado exige no dia a dia, o que diferencia a instituição e atrai cada vez mais estudantes ávidos por novos caminhos. Sem dúvida, vida universitária é no Centro Universitário Senac.