Perdeu o emprego durante a pandemia?

Como headhunter, desde o início da pandemia, eu senti um incômodo e o dever de encontrar alguma forma de ajudar.
Use essas 4 etapas e estruture seu discurso. E por que não treinar no espelho, com colegas ou com familiares?  
Use essas 4 etapas e estruture seu discurso. E por que não treinar no espelho, com colegas ou com familiares?  

Os efeitos causados pelo novo coronavírus têm sido implacáveis com profissionais de todos os setores da economia. Tenho visto pessoas com ótimo desempenho serem demitidas porque as empresas, diante do cenário desafiador, precisam ajustar o quadro de funcionários.

Como headhunter, desde o início da pandemia, eu senti um incômodo e o dever de encontrar alguma forma de ajudar. Tenho conhecimento do mercado e, embora não consiga garantir a contratação de ninguém, compartilhar esses conhecimentos poderia ser útil e confortante para muitas pessoas.

Comecei a conversar com meus amigos em busca de respostas. Vi que boa parte dos profissionais tem dúvidas, que vão desde como aplicar para uma vaga até como elaborar um currículo. Eles se sentem inseguros, muitas vezes, até para atender ao telefone e estabelecer um diálogo com o recrutador.

Foi aí que me dei conta de que poderia contribuir, ajudando esses profissionais com o conhecimento que venho acumulando em 8 anos de carreira como headhunter.

Assim nasceu o meu Guia de Recolocação Profissional, um e-book com dicas para ajudar as pessoas que perderam seus empregos neste momento tão sensível. São 9 passos com dicas que vão desde formular o currículo, ajustar o perfil do LinkedIn, até como ativar a rede de contatos e se preparar para uma entrevista de emprego.

Especificamente para a entrevista de emprego, minha sugestão é usar o método S.T.A.R., que ajuda a estruturar o discurso para a conversa com o entrevistador. Ele é dividido em 4 etapas:

Situação - Você começa explicando uma situação que exigia que você resolvesse um problema, usasse uma habilidade ou apresentasse uma nova ideia.

Tarefa - Em seguida, você explica a ação que seu trabalho exigiria em tal situação.

Ação - Depois, você descreve a ação tomada. Se for diferente da tarefa necessária, você também deve justificar a escolha pelo caminho distinto.

Resultado - O que aconteceu no final? Como foi a situação depois que você agiu? É melhor ilustrar sucessos com números e detalhes, se puder. Os números ajudam a reforçar o impacto que sua ação teve.

Use essas 4 etapas e estruture seu discurso. E por que não treinar no espelho, com colegas ou com familiares?

Além do método S.T.A.R., trago outras dicas nas 32 páginas do e-book. Clique aqui e confira o conteúdo completo.

Essa é a minha forma de oferecer ajuda aos profissionais que perderam o emprego e precisam se recolocar durante a pandemia.

É fato que essa tarefa não será fácil, mas estar bem informado e seguro durante o processo já é um ótimo começo.

Sucesso a todos!

Este artigo é de autoria de articulista do HuffPost e não representa ideias ou opiniões do veículo. Assine nossa newsletter e acompanhe por e-mail os melhores conteúdos de nosso site.